05 Jan 2006
Um grupo de velejadores do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, costumava reunir-se junto aos trapiches nos finais de tarde, para conversar e tomar chimarrão.
Com o tempo, obtiveram do clube bancos e tomadas de energia elétrica. Colocaram uma placa demarcando o espaço: "Banco das Cracas".
Reserva ad eternum
Faltava, porém, um espaço para quando o clima não permitisse utilizar os bancos.
Com a colaboração da comodoria e de algumas Cracas, foi disponibilizado um espaço, ainda sem denominação oficial, mas informalmente chamado de "Churrasqueira das Cracas".
É um ambiente muito aprazível, bem no estilo das instalações do Jangadeiros. Como retribuição à iniciativa das Cracas, o clube concedeu-lhes reserva de espaço nas quartas-feiras, ad eternum.
O local também está propiciando o descobrimento de navegadores com habilidades culinárias, até então desconhecidas da maioria. Cada encontro é motivo de uma nova surpresa e agradável satisfação de viver.
Eminência parda
Nesta quarta-feira, dia 4, o grupo fez mais uma reunião festiva com a presença das esposas. O grupo informal, composto por veteranos da vela e por outros mais novos, é formador de opinião e gera temas para discussão no Conselho. É hoje a eminência parda do Janga.
A iniciativa do Banco das Cracas demonstra o poder que tem um grupo de indivíduos motivados e voltados à causa comum, em um clube, ou onde for.
|