O jornalista Edmundo Soares era sempre o escalado pelo Dr. Breno Caldas
para dar cobertura aos assuntos da vela nos veículos da Caldas Júnior. Ele e o fotógrafo José Abraam (Espanhol) estavam sempre na raia, dando cobertura às regatas e documentando tudo por fotografias. Participavam também das competições de longo curso, como: Porto Alegre / Rio Grande, Montevidéu / Rio Grande e Buenos Aires / Rio. Ou embarcavam em algum navio da Marinha de Guerra ou contratavam um avião, mas estavam sempre lá, documentando tudo. A vela no Rio Grande do Sul era realmente bem divulgada, graças a essas pessoas.
Mas Edmundo Fróes Soares não foi só isso. Na verdade, foi ele um dos esportistas que mais influiu para o crescimento do esporte da vela no Rio Grande do Sul, não só pela promoção que lhe deu e pelos eventos que comandou, mas também pela competência com que se houve nos diversos cargos que ocupou: presidente da Federação, comodoro do Clube dos Jangadeiros, presidente da SOAMAR, entre outros. Edmundo era um verdadeiro trator nas coisas do iatismo. Outra marca deixada por ele foi a de mestre-de-cerimônias, função para a qual era sempre solicitado por ocasião dos eventos náuticos, graças a outra qualidade que ostentava, a de excelente orador.
Quando, recentemente, foi sugerido o seu nome para a futura Marina Municipal de Porto Alegre, encaminhei um depoimento ao Vereador Pedro Américo Leal, que transcrevo a seguir, como o testemunho de quem com ele conviveu durante muitos anos:
“Edmundo Fróes Soares (em memória)
Conheci EDMUNDO SOARES em 1969, quando iniciei minhas atividades veleiras em Porto Alegre. EDMUNDO SOARES foi sempre uma pessoa dedicadíssima ao esporte da vela, não só no seu clube, o Jangadeiros, como junto a todos os demais clubes náuticos do Rio Grande do Sul.
Conhecedor profundo dos segredos do iatismo, muito inteligente e com poder de aglutinar pessoas e encontrar sempre soluções justas e corretas, servia a todos nesse esporte.
Como comodoro do Clube dos Jangadeiros e em outras funções no clube de seu coração, sempre foi de uma dedicação ímpar. A realidade da ilha dos Jangadeiros deve muito às iniciativas tomadas por EDMUNDO junto às autoridades municipais e portuárias.
Como presidente da Federação de Vela do Rio Grande do Sul, foi um incentivador do iatismo no Estado, organizando e realizando inúmeras regatas por todo estado e pelo Brasil, motivando, inclusive, toda a juventude, de todos os clubes, a participarem do esporte.
Como presidente da SOAMAR, congregou todos os Amigos da Marinha em torno das entidades esportivas e autoridades navais.
Como jornalista, dedicou grande parcela de sua vida à divulgação do esporte da vela em jornais, rádios e TVs, para que pudessem ficar conhecendo melhor o iatismo e se informar sobre os resultados das competições.
Enfim, EDMUNDO SOARES, além de um amigo de todos nós, velejadores, também sempre foi uma palavra de estímulo e entusiasmo para que pudéssemos prosseguir nas realizações do esporte que tanto amamos.
Atenciosamente,
JORGE VIDAL
Ex-comodoro do Veleiros do Sul.
Ex-presidente da Federação de Vela do Rio Grande do Sul.
Ex-comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Veleiros do Sul.
Atual conselheiro fiscal e conselheiro vitalício do Veleiros do Sul. Amigo da Marinha e Velejador.” |