Conta todas, vovô
Jorge Vidal

Magana, um barco de cinema...

O comandante Geraldo Knippling é uma das pessoas mais capazes, eficientes e perfeccionistas que já conheci. Somos amigos há mais de 45 anos, quando fomos colegas na VARIG, ele comandante e piloto-chefe, e eu, seu tripulante.
Foi um dos melhores pilotos de avião do mundo. Comprova-o seu pouso, em emergência, na água com um Constelation nas Antilhas, em San Domingos, uma das manobras mais perfeitas já realizadas na aviação mundial: pousou no mar sem quebrar a fuzelagem do avião.

Pois bem, o Geraldo e sua mulher, Regina, participavam de todos os Encontros da Vela de São Lourenço do Sul, com a sua lancha Baterflay, e, de tanto conviver com o pessoal da vela, encomendou lá mesmo seu veleiro. E mais uma vez o ditado não falhou: “Vive entre os velejadores e serás um deles...” Foi quando nasceu o Magana, desenho de Robert e construção de Antoninho Moreira, sendo de madeira laminada, com quilha retrátil.

Com esse veleiro, ele e a Regina cobriram totalmente todos os locais navegáveis da Lagoa dos Patos e do estuário do Guaíba. Escreveu quatro livros, Descobrindo o Guaíba, Velejando na Lagoa dos Patos, O Guaíba e a Lagoa dos Patos e Falando de Avião. Os três primeiros são verdadeiros atlas dos acidentes navegáveis do Guaíba e da Lagoa, apresentando inúmeros detalhes e posições no GPS. O outro retrata sua história na VARIG e na aviação mundial, um verdadeiro raio-X da aviação brasileira e da sua importância, assim como da nossa VARIG.

Respeito e admiro Geraldo Knippling como ser humano, piloto e velejador. Haver voado e velejado com ele representa para mim uma realização pessoal. Obrigado, meu Comandante!
Com seu veleiro Magana, participou recentemente de diversas cenas do filme Mar Doce tomadas na Lagoa dos Patos, sob a direção de Werner Schünemann e participação de Carlos Alberto Riccelli, marido da Bruna Lombardi. Antes já fizera outros documentários na Lagoa dos Patos, para a TV.

É comum você encontrar o Magana, com o Geraldo e a Regina a bordo, por alguma enseada do Guaíba ou da Lagoa. Eles andam sempre por lá, no inverno e no verão, faça frio ou faça calor.