Conta todas, vovô
Jorge Vidal

O sucesso da classe Star em Porto Alegre

Em 1980, seguindo o exemplo de Hugo Berta, fundador da classe no Sul do Brasil, foi criada no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, uma flotilha de barcos monotipo da classe Star. O movimento foi se fortalecendo, barcos foram comprados em outros centros, e assim se criou uma excelente flotilha. Organizavam-se regatas e deu-se início à participação nas provas do Calendário Oficial da Federação. Em janeiro de 1982, já estávamos sediando o Campeonato Brasileiro da Classe Star.
Como presidente da Federação de Vela e Motor do Rio Grande do Sul, tive o prazer de apoiar a classe em tudo o que era necessário, inclusive transportando, gratuitamente, pela minha empresa – Transvér, alguns barcos que participaram de regatas fora do Rio Grande do Sul. A flotilha começou com nove barcos. Foi um sucesso.
Pelo pioneirismo que representaram, é importante que se nomeiem os velejadores envolvidos, verdadeira nata dos bons velejadores do Rio Grande do Sul, seja pelo trabalho deles, seja pelos resultados obtidos em regatas: Almiro Barichello, Astélio Bloise dos Santos, Boris Ostergren, Ernestinho Neugebauer, Márcio Pinto Ribeiro, Tiani Hausen, Marco Aurélio Cavalli, Ronaldo Cavalli, Gastão Altmayer, Luis Pejuonovic, Jorginho Hennig, Hans Marxen, Léo Penter, Juan Angel Morretti, Renato Gonzaga, Niels Raup, Roberto Bortolaso, Diego Quevedo, Ditmar Hirtenkauf, Guinter Gehrs, Jorginho Papaléo Vidal e Alfredo Papaléo Vidal, estes dois últimos os vencedores do Troféu Hugo Berta, em outubro de 1981.
Atualmente, existe no Veleiros do Sul uma flotilha da classe Soling, outro sucesso. Podemos afirmar, até, que hoje os melhores velejadores estão aqui em Porto Alegre, pois obtivemos, recentemente, um Campeonato Brasileiro e um Campeonato Sul-Americano de Soling
.

-o-