A Terra gira, e o Guaíba flui
Resposta ao comentário da pré-vestibulanda anônima*
Danilo Chagas Ribeiro

Galileu Galilei, nascido em 1564, percebeu que a terra gira em torno do sol. Não era portanto o centro do mundo, como a Igreja Católica defendia. Sustentar sua convicção poderia significar ser preso ou condenado à morte por heresia.

Quando um cardeal amigo de Galileu tornou-se o Papa Urbano VIII, em 1623, Galileu recebeu autorização para continuar seus estudos como uma mera hipótese matemática. Mas em 1633, com quase 70 anos, Galileu foi condenado à prisão por heresia, e obrigado a renegar suas conclusões de que a Terra não é o centro do Universo, nem imóvel. Conta a história que logo depois de Galileu negar sua teoria, disse baixinho: mas que gira, gira!

400 anos de resistência
As obras de Copérnico, Kepler e Galileu foram retiradas do Índice de Livros Proibidos somente em 1822. Em 1980 o Papa João Paulo II ordenou um re-exame do processo contra Galileu, o que eliminou os últimos vestígios de resistência da Igreja Católica à revolução.
Levou assim uns 400 anos para a Igreja aceitar completamente a constatação de Galileu.

Poder x saber
O poder de uma instituição não legitima a informação prestada. Livros também apresentam inverdades, e a internet muitíssimo mais. Via de regra, a autoria do conhecimento é uma farsa. A conquista do saber não implica apenas em assimilar, mas também em refletir.

Galileu e o Guaíba
A desproporção do vulto entre o assunto defendido por Galileu e a questão do Guaíba ser um rio ou lago, é astronômica. Não menos abissal é a diferença entre a competência de Galileu e a nossa. Não tem como comparar. Mas a postura de quem ouve algo dito como verdade, e dá-se o direito de questionar, vale para tudo na vida. É trabalhosa e pode trazer algumas perdas, mas vale a pena. Por isso exclusivamente, associo a disposição de Galileu à discussão do tema que defendemos.

É preciso, antes de mais nada, ter fé na gente mesmo para poder acreditar que nossa mente não existe apenas para seguir. Não é porque foi determinado que o Rio Guaíba é um lago, que temos que concordar.

Vestibular
Em declarações oficiais, declare o que consta nos "ofícios", mas guarde para si e defenda o que lhe parecer mais verdadeiro. Em outras palavras, se quiser passar no vestibular, responda o que esperam que seja dito, mas n
ão acredite no que V. não pode aceitar como verdadeiro, nem mesmo nisso!

Jamais imaginei que este website criado para desengavetar fotos com motivo náutico viesse a se tornar fonte de consulta para pré-vestibulandos, e lamento se propiciei confusão àqueles que leram apenas o título do artigo publicado. Que fique claro: oficialmente, de uns tempos pra cá, o rio Guaíba é considerado um lago. Mas continua fluindo.

Sucesso no Vestibular!

Danilo.

"Não podemos controlar os ventos, mas podemos orientar as velas."

_________
(*) Comentário enviado ao popa.com.br a respeito do artigo "Guaíba: rio, e não lago".

"Em primeiro lugar o que o Senhor chama de "lagoa dos patos" é uma laguna, se o Sr. não pesquisou antes de publicar o seu anuncio deveria, pois está dando informações erradas a respeito de nossa geografia, deveria pensar também que existem pré-vestibulandos que consultam o seu site,como é o meu caso, há muito tempo se sabe que a água das logoas é salobra, isto é, salgada. Por se comunicarem diretamente com o oceano algumas delas têm o nome de lagunas, esse sendo o caso da laguna dos Patos. Infelismente tenho que lhe comunicar que o "seu rio Guaíba" é sim um lago, espero que arrume seu comunicado. Obrigada desde já."

 

Índice do tema "Guaíba: rio, e não lago"