A Batalha do Rio da Prata 18 Jan 2004 A Alemanha nunca se constitui numa potência naval, apesar de ter possuído excelentes navios e tripulações. Punida com o Tratado de Versalhes após a I Guerra Mundial, viu-se obrigada a estratagemas para construir uma nova e modesta marinha de guerra. Assim, surgiram os "couraçados-de-bolso": como tinham a limitação de 15.000 ton para a construção de novas belonaves, produziram este tipo de navio, com 16.000 ton (1.000 ton ficou no "chute..."). Os couraçados-de-bolso, em alto-mar receberam instruções de atacar nos locais mais inesperados a fim de manter as esquadras aliadas dispersas, principalmente a Home Fleet, facilitando o desenvolvimento de outras ações navais contra a Inglaterra. Neste contexto, o Graf Spee ficou com o sul do Equador como zona de operações, ficando o Deutschland com o Atlântico Norte. A 30 de setembro de 1939, o Graf Spee começou a sua caçada, afundando o cargueiro Clement, na altura de Pernambuco. Enquanto os aliados formaram cinco grupos de caça para esquadrinhar o Atlântico, o Graf Spee capturou o Newton Beech, afundou o Huntsman, o Trevasnion e o petroleiro África Shell, na costa de Lourenço Marques.
Após o último encontro com o seu reabastecedor, o Altmark, o Graf Spee seguiu para o Rio da Prata., onde fez a sua última prêsa, o Streonshalh. A marinha inglesa sabia que o Graf Spee não resistiria à tentação do grande número de navios mercantes que demandavam do centro comercial do Rio da Prata e deslocou 3 cruzadores no seu encalço: o Ajax, o Achilles e o Exeter, ficando ainda o Cumberland como reserva nas Malvinas (Falklands), complementando um conserto. A 13 de novembro, o Graf Spee foi avistado pelos cruzadores ingleses e imediatamente atacado. A maior agilidade dos cruzadores, cercando o couraçado, não permitia ao Graf Spee concentrar a sua artilharia contra o Exeter e eliminá-lo. Mesmo assim, este ardeu como uma fogueira, retirando-se para as Malvinas. O Ajax também foi seriamente avariado, mas o Graf Spee, em vez de persegui-lo, optou por retirar-se para oeste, em direção ao Rio da Prata.
O couraçado-de-bolso, com diversas avarias e pouca munição, fundeou no porto neutro de Montevidéu, enquanto os cruzadores tomaram posições de patrulha ao largo da barra, com o Cumberland juntando-se a eles. Começou aí uma batalha diplomática, com o Graf Spee tendo 72 horas para fazer-se ao mar novamente. Neste ínterim, a BBC começou a tecer imensa teia de propaganda, descrevendo a poderosa frota de navios que se dirigia a todo o vapor para o Prata a fim de aniquilar o Spee. Langsdorff, o comandante do Graf Spee, começava a crer que tinham fundamento estas notícias e que, mesmo passando pelos cruzadores, não poderia fugir às grandes belonaves que estariam cobrindo a sua rota para a Alemanha. No fim de tarde de 17 de dezembro, cerca de 750 mil pessoas assistiram ao couraçado-de-bolso sair lentamente para alto-mar. Langsdorff, que já havia desembarcado 700 tripulantes, dirigiu a sua nave para fora do canal principal, ordenou o desembarque de sua tripulação de demolição e fez continência quando, às 20:54 h, exatamente ao por do Sol, explosões sucessivas e violentas romperam o fundo do casco do Graf Spee, afundando-o no lodo que margeia o canal da baía. Em Buenos Aires, três dias depois, o capitão alemão envolveu-se na bandeira da Marinha Imperial Alemã, sob a qual lutara na Primeira Guerra Mundial, e suicidou-se com um tiro.
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