Ilha da Pólvora
Lembranças da visita em 1.937

Cmte Augusto Chagas Gaudério

A Ilha da Pólvora, junto ao porto de Porto Alegre, tem muita história. Em meados do século passado a ilha era sub-dividida, e a parte sul era chamada de Ilha do Paiva.

Meu tio Patrício Prestes Sá (1898 - 1978), o gaúcho a cavalo da foto, foi preso político na Ilha da Pólvora ( não confundir com a Ilha das Pedras Brancas ) lá por 1937, quando Getúlio Vargas andava fazendo uma limpa nos possíveis contrários à sua política.


Digitalização por Augusto Chagas

A foto foi tirada em 1923, na época da Revolução que durou 11 meses. Eram os Maragatos que apoiavam Assis Brasil contra os Chimangos que apoiavam a continuidade da ditadura de Borges de Medeiros no governo do estado.

Íamos de "gazolina" visitá-lo nos fins de semana. Fazíamos um piquenique que para nós, gurizada, era uma festa. Ele às vezes nos visitava em Porto Alegre. Não se entendia muito bem como alguém que estava preso podia sair, mas, como diz a canção, o sargento era especial e bom desportista.


Marcha da Ilha do Paiva
Letra de Chiapini Filho

Coro

Detentos erguei ao alto
Vossa bela Moral
Bem limpa como o asfalto
De uma grande capital.

Nessa ilha de sonho e saudades
Terra que a ninguém seduz
Que esse lampião que nos dá claridade
Sempre nos de boa luz.

Berço da bisca e da escova inglesa
Que entra n’alma da gente
Onde a manteiga que chega na mesa
Se evapora de repente.

Terra em que a linda Bahia nortista
Uniu-se ao sul por um laço especial
Pois o sargento que é um bom desportista
Nos ensinou o vôlei-bal.


Os dois prédios, atualmente restaurados, serviam um como casa da guarda e o outro como casa da pólvora. Usaram como alicerce destas construções pedra de grez o que as deixou impróprias para guardar pólvora pois absorvia muita umidade. Este prédio foi muito pouco usado, principalmente também porque nesta época já tinham começado a usar como explosivo a dinamite inventada em 1886 por Nobel.


Ilha da Pólvora em 20 de novembro de 1998






Fotos a cores acima por Augusto Chagas

Hoje os prédios abrigam um museu

Danilo Chagas Ribeiro

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ