7ª Regata Jacques Vabre
Pai e filho vencem juntos
Juliana Mascarenhas

18 Nov 05
O barco Crêpes Whaou, da dupla Franck-Yves e Kevin Escoffier (pai e filho), foi o Fita Azul (primeiro a cruzar a linha de chegada) da Transat 2005 Jacques Vabre e também venceu na classe Multihull 50 as 17:13:59h. É o recorde da classe Multicasco 50’!

Há 12 anos, surgiu a idéia de organizar uma regata transatlântica baseada numa rota marítima comercial histórica: a Rota do Ouro Verde.

A união de Le Havre e Jacques Vabre se deve à importância de ambos na difusão do café, pois Le Havre é o maior porto importador desse produto desde o século XIX e Jacques Vabre consagrou-se como o mito do café porque o implementou no Caribe e na América do Sul.

Durante esse período a Regata modificou a sua rota algumas vezes. Inicialmente era França/ Colômbia (Cartagena); em 1997 a rota era França/ Caribe/ Colômbia; em 1999, a Regata tem 02 largadas e duas rotas: uma para monocasco (4.420 milhas náuticas, passando por Pain de Sucre e Saint Barthélémy) e outra para multicasco (5.520 milhas náuticas, separando-se dos monocascos após Saint Barthélémy, passando por Barbados e Martinique). Em 2001, mudou-se o destino novamente: França/ Brasil.

Essa Regata é bi-anual e tem como destino a cidade de Salvador (Bahia). São 4.500 milhas náuticas de Le Havre até a capital baiana, percorridas por veleiros mono e multicascos de 50´e 60 pés que compõem as 04 classes:

o IMOCA 60’ (International Monohull Open Classes Association) – 12 barcos (2005)

o Casse 2 OPEN 50’ – 7 barcos (2005)

o ORMA 60’ – 10 barcos (2005)

o Classe 2 multicascos 50’ - 6 barcos (2005)

A 7ª edição (2005)

A 7ª edição deu a sua largada no dia 05 de novembro para os monocascos e no dia 06 de novembro para os multicascos.


Salvador, hoje às 5 da tarde

Surpresa é a palavra que define essa edição. Os ventos não estavam brandos e as ondas se mantiveram em torno de 04 metros de altura; ocasionando, em 05 dias de regata, a desistência de nove embarcações que foram obrigadas a abandonar a Regata devido às avarias causadas por uma tempestade. O monocasco baiano Galileo, que participa da classe Open 60´teve que parar em Vigo (Espanha) para consertar a retranca que foi avariada durante a frente fria que gerou ventos de até 40 nós. O capitão Walter Antunes, contudo, não desistiu da Regata.

A previsão de chegada da primeira embarcação é no dia 20 de novembro. Até essa data, muitas surpresas poderão ocorrer. Os favoritos para esta 7ª Edição são o Banque Populaire (multicasco 60´), o Crêpes Whaou (multicasco 50´), o Virbac – Paprec (monocasco 60´) e o Gryphon Solo (monocasco 50´).

Bons Ventos

Juliana Mascarenhas

 

 

 

Salvador, hoje às 5 da tarde

 

Salvador, hoje às 5 da tarde

Fotos: Jacques Vabre/Divulgação

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ