A origem do nome da Lagoa dos Patos

Vejam só onde fui saber disso: no site da NASA. A história tem sabor de piada, mas a dona do site é 'de respeito'.

Diz lá que a lagoa foi assim batizada aí pelo século 16 pelos colonizadores jesuítas, que pediram ao rei da Espanha (ou seria de Portugal?) a propriedade da lagoa para que eles pudessem criar patos.
O rei consentiu mas revogou seu ato quando descobriu que o "laguinho dos patos" (medindo 14.000km2) era um dos maiores sistemas lagunares do mundo.

Conheça a íntegra desta matéria sobre a Lagoa dos Patos (em inglês).


Outra versão

Ademir Correa, o cmte. do veleiro Let It Be, encaminhou em 8/set/2002 outra versão para o nome da Lagoa dos Patos:

Quando garoto, custumava procurar objetos indigenas na faixa litorânea entre o mar e a Lagoa Mangueira, no Hermenegildo, em Santa Vitoria do Palmar. Era comum encontrar pontas de flechas, pedras de boleadeiras, pilões, raspadeiras e pedaços de cerâmicas que o vento expunha das dunas.
Certa vez, encontrei algumas lascas de cerâmica vermelha com desenhos em alto-relevo, e mostrei a um senhor que colecionava estes artefatos e era especialista no assunto. Ele me falou que aquela cerâmica não era comum na região, mas sim da Lagoa dos Patos, onde habitavam os indios patos que lhe emprestaram o nome. Na epoca, por causa do nome estranho da tribo, não acreditei muito, mas...
Agora, com essa versão do "site" da NASA, ocorreu-me de confirmar se existiram tais indios. Na internet, digitei em um buscador, "indios patos" e aparecerem varios textos. Transcrevo parte de um deles (sobre Montenegro):


"...Quando da colonização, os ibiaiaras já haviam sido destroçados pelos missioneiros, sendo que para aqui vieram os carijós, índios patos da nação tupi-guarani, caracterizados pelo uso do fogo, do arco e flecha na caça, da cerâmica mais trabalhada e pela perícia na navegação..."

Encontrei esta reforçando a "outra versão". É parte de uma entrevista de Kleiton Ramil. Parece ser da época da musica "Lagoa dos Patos":

...Conversando com o antropólogo Nico Fagundes fiquei sabendo que naquela região habitavam os índios Carijós, mais conhecidos como " Los Patos" . Primeiramente chamou-se de " Laguna de Los Patos" devido a essa tribo e depois finalmente batizada de Lagoa dos Patos, que é a maior lagoa do Brasil.


Kleiton é irmão de Kledir, da dupla de compositores gaúchos Kleiton & Kledir. Com o senador (então professor) Fogaça, compuseram Lagoa dos Patos:

Lagoa dos Patos
(Kledir Ramil e Fogaça, 1981)


Lá no fundo da lagoa
Dorme uma saudade boa
Longe desse céu sereno
O coração pequeno
E vazio ficou
Sei que a vida içou as velas
Mas em noites belas
Sou navegador
Lá no fundo da lembrança
Dorme um resto de esperança

De voltar à vida a toa
À beira da lagoa
Só molhando o pé
Seja em Tapes, São Lourenço
Barra do Ribeiro ou Arambaré

Lagoa dos Patos
Dos sonhos, dos barcos
Mar de água doce e paixão

Ah! Essa canção singela
Eu fiz só pra ela
Não me leve a mal
Ela que é filha da lua
Que ilumina as ruas
Lá do Laranjal.