55 barcos na mais importante regata do Uruguai
Fernando Gadret

No feriado da Páscoa fomos convidados, eu e meu colega Lucio Joas, para correr a mais importante regata do Uruguay, a “57º Meseta de Artigas”, no Rio Uruguay em homenagem ao libertador do país , o General Artigas.

A regata partia do Parque Meseta de Artigas, à beira do Rio Uruguay, e chegava na cidade de Paysandu, fronteira com a Argentina, a 50 milhas rio abaixo, sendo que foi completada em dois percursos , de 20 milhas a primeira etapa, sexta feira, e 30 milhas a segunda etapa, no sábado. Também teve a presença do skipper Ricardo Fabini e parte da tripulação do veleiro Memo Memollini, campeão mundial da classe IMS.

Impressionante doi foi a participação de 55 veleiros, das mais diversas classes e tamanhos, sendo que participamos em dois Faid 31, eu no Alto Riesgo ( alto risco ), e Lúcio noTwister
Chegamos em terceiro na geral e terceiro na classe, e Twister ficou em oitavo.

Outra observação foi de que 20% da flotilha era de barcos novos, e os demais eram de excelente estado de conservação, e todos com velas novas ou em bom estado.
Também acompanhava a regata, um barco de apoio, parecido com uma chata gabinada, que tinha um pequeno restaurante, com banheiros, gelo, bebidas, que ficou fundeada no final da primeira perna, no arroio chamado “Malo”

A chegada da regata foi emocionante, com a população esperando os barcos chegarem e aplaudindo os participantes. Nunca tinha visto algo igual! Era como se os molhes do Veleiros e do Iate Clube estivessem repletos de gente esperando os barcos de uma Seival.
A cultura náutica destes povos estão correndo em suas veias, sendo que familias inteiras tripulavam alguns veleiros de cruzeiro.

Fernando Gadret (Doca) - Titan