Influência das Descobertas na Linguagem Popular

Um site português listou expressões da língua portuguesa com origem a bordo das naus do Descobrimento. São várias palavras e expressões cunhadas no dia-a-dia a bordo. Para quem gosta de filologia, é um bom endereço a ser visitado. Reproduzimos aqui a origem de duas expressões "traduzidas" do português dos descobridores para o nosso - palavras como retrete, bacios de mijar, e outras.

 

"Te Agarra no Pincel!"

Te agarra no pincel é uma expressão popular muito utilizada . É algo como "Te vira!", ou "Te arranja sozinho".

Nos séculos XV e XVI as naus não tinham vaso sanitário. Para alguns havia penico. Em caso de mau tempo as pessoas faziam as suas necessidades onde quisessem. Com bom tempo faziam sobre a amurada ou sobre uma prancha aí amarrada. Para a higiene, usavam a ponta desfiada ("o pincel") de um grosso cabo (corda) que era arrastado na água. Quando alguém caía ao mar, gritavam: "Te agarra no pincel!". Essa era talvez a única forma de se salvarem pois, as grandes naus, navegando só com ventos de popa, tinham muita dificuldade, ou simplesmente não podiam voltar atrás para recolher um náufrago. Salvou muitas vidas este "pincel".

"Jogar na Retranca"

O fulano está sempre na retranca. O time joga retrancado (futebol). Significa ficar na defensiva.

A retranca é um perfil de metal (verga, vara), disposto na horizontal e apoiado no mastro dos veleiros, onde é presa a parte de baixo da vela maior. Se o vento muda de repente, ou se não se faz a manobra como deve ser, a ponta da retranca pode ser violentamente lançada para o bordo contrário e atingir alguém. É o "retrancaço". Quem está perto da retranca deve por isso estar sempre atento e na defensiva.

O site de Portugal INFLUÊNCIA DAS DESCOBERTAS NA LINGUAGEM POPULAR foi recomendado ao grupo popacombr por Ademir "Let It Be" Correa


Origem de outros termos náuticos

Escuna
A origem do termo "escuna" (cfe o livro Navegadores da Lagoa dos Patos de Jairo Scholl Costa) seria originário de 1731, na America Colonial Inglesa, quando o 1º modelo do barco de dois ou mais mastros com destaque para o mastro de popa que utiliza a vela grande, teria sido lançado em Gloucester, Massachusetts, EUA.
O nome deriva do verbo escocês "to scon ou scoon" que significa deslizar sobre a água como uma pedra chata (sem quilha). De certa forma fica explicado a fabricação dos lanchões de Garibaldi que nada mais eram do que escunas sem as velas de gavetope projetadas pelo americano John Griggs em 1836 certamente influenciado pelos projetos originais do século anterior.
Ainda sobre o termo vela Gavetope, Gafitope, ou Carangueja é uma corruptela do nome inglês Gaff Top - (verga diagonal de cima), onde se instala a tal vela junto ao top.
Cmte José A T Campello (grupo popacombr)

Blazer
Vocês sabiam que o blazer marinho com botões dourados (tão do agrado dos navegadores
e dos médicos) se originou em 1860 como uniforme do navio da armada britânica
H.M.S. Blazer ?
Cmte A.Joaquim Machado (da coluna do Xico Gonçalves - ZH de 20/06/04)