Translado Punta del Este - Rio Grande
Surfando no Silver Surfer2
Klaus Bohne
Fotos: Marcos Funcke

Depois de participar do Circuito Atlântico Sur – Rolex Cup em Punta Del Este, que foi um campeonato muito bom e divertido, era hora de fazer o caminho de volta com o Silver Surfer 2.

Saímos no domingo, dia 24 de janeiro de 2005, da marina às 10:00 hs da manhã com um belo sol e um nordeste na cara. A tripulação era Marcos Funke, Edmundo e eu.

Eu tinha as previsões que indicavam vento sul de boa intensidade para a segunda-feira.
Por volta das 17:30 hs parou o nordeste e rondou para o sul aos poucos.

As 19:00 hs já estávamos com 20 nós pela popa. Rizamos a vela grande e subimos a G3 para enfrentarmos a noite.

A ondulação cresceu e o Silver Surfer 2 começou a surfar. Descemos 01 onda de bom tamanho, atingindo 13 nós de velocidade. Descemos outra e outra. O barco começou a ficar muito instável nos “jacarés”, exigindo atenção máxima da tripulação para não atravessar no meio da cava.

A brincadeira estava perdendo um pouco da graça na medida que o tempo passava e o vento aumentava pela popa, onde algumas ondas começaram a quebrar na crista, e empurrando o barco para mais um “drop” radical.

Resolvi tirar a G3 e subir o tormentim, além de rizar a grande em mais uma forra. O barco continuava muito instável e corcoveante.

Me lembrei que tinha uma âncora de mar daquelas que parecem um balde sem fundo e de tecido bem resistente.

Amarrei na escota de balão que não estava em uso e joguei pela popa. Foi um alívio! O barco parou de querer descer em todas as ondas e navegava mais equilibrado.

A âncora fazia muita pressão no cabo e este rompeu. Lá se foi a âncora que eu pedira emprestado ao Ronaldo Ruschel e não pretendia usá-la.

Me lembrei de jogar o cabo da âncora Danforth, amarrando num lado do cunho da popa fazendo uma curva e voltando até o outro cunho de popa. Funcionou perfeitamente.

Amanheceu e nos aproximamos dos molhes de Rio Grande, que com aquele mar de ressaca estava difícil de ver onde estava.

Ao chegar mais perto, vimos que a ondulação batia nos molhes do lado sul e provocava uma verdadeira pororoca no canal, somado a maré vazante. O quadro era preocupante ainda mais depois de uma noite sem pregar o olho.

Resolvemos ligar o motor e acelerar até quase os 3.000 rpm. Entramos mais próximos aos molhes do sul pois teríamos espaço caso a pororóca nos jogasse para os molhes do norte.

E conseguimos sem maiores sustos. Cem metros adiante e as águas estavam calmas.

Ao atracarmos no Iate Clube, engatei a ré e perdemos a hélice, só prá fechar a jornada.

Na outra semana, voltamos à Porto Alegre com uma hélice emprestada.

Um abraço e bons ventos!
Klaus Bohne

O Comandante Klaus Bohne veleja pelo Veleiros do Sul. O Silver Surfer2 é um Delta 32 de briga

Envie seus comentários ao popa.com.br: