Exclusivo! Conversando com Nestor Völker O projetista de barcos com renome internacional concede entrevista exclusiva ao popa.com.br |
Em bela tarde do outono
de 2003, na varanda do Veleiros do Sul, Nestor Völker (ao centro
na foto) falou da sua vida, de suas realizações e de seus
projetos. O jornalista e velejador Aldo Tedesco (à direita na foto) que também construiu barcos, fala a mesma língua que Völker. O entrosamento destes velhos amigos é perfeito, apesar de um falar espanhol e o outro, português. Após a entrevista, Nestor visitou alguns barcos por ele projetados. Foi muito interessante acompanhar o criador comentando sobre suas "criaturas". Leia a entrevista especialmente apresentada por Tedesco. |
Nestor Völker, velejador
e projetista de barcos.
O
menino que todas as noites adormecia sonhando com barcos, hoje conhecido
internacionalmente, projeta e materializa sonhos de barcos.
por Aldo Tedesco
Nestor Völker,
o mito
Arrancar das pranchetas e do computador os planos do veleiro dos sonhos de
muita gente, isso é o que Nestor Völker faz desde os doze anos
de idade, no distante l966, quando aos 12 anos ainda cursava o 2º ano
da sua escola. Da fascinação que tinha pelas águas e
pela vela, nasceu o primeiro barco, um 32 pés
em madeira, que seu pai Hellmut Renato Völker, resolveu construir seguindo
os planos desenhados pelo filho. O barco navega até hoje, ainda.
Pai que acredita em filho é nisso que dá!
Foi só o primeiro dos sonhos. Vieram centenas e centenas e hoje, mais
de 850 destes projetos se tornaram milhares de sonhos materializados pelo
mundo todo.
Muitos barcos são construídos em série pelos estaleiros,
isto é, através de formas são reproduzidas cópias
e mais cópias de um mesmo modelo. Entretanto, cada barco é único,
pois inúmeras partes são construídas uma a uma, num trabalho
preciso e de alta definição.
Nestor, que se pasa com
teus cabelos? Todos brancos!
E os teus, Tedesco? Além de brancos, quase todos sumiram!
Assim é Nestor, perspicaz, muito gentil, fala mansa, sorridente,
sempre disposto e simpático.
Alguns anos se passaram desde a última vez que o encontrei, aqui no
Brasil. Estávamos trabalhando sobre projetos na faixa de 40 a 60 pés,
center cockpits. Seus desenhos continuam inconfundíveis, únicos.
Nestor Völker, o projetista
Quem é:
Nestor Völker, argentino, 54 anos, engenheiro naval e mecânico,
desenhou e executou mais de 850 projetos no mundo todo e transformou-se no
mais importante projetista naval da América Latina.
Trabalhou 11 anos com German Frers em seu estúdio, na Argentina, tendo
contribuído com importantes projetos.
Partiu em seguida para sua carreira solo de sucessos.
"Heinui II", um moderno e arrojado Skipper 21, produzido em Porto Alegre |
Lanchas, trawlers e barcos
pesqueiros
Völker - Quando não estou projetando veleiros ou disputando alguma
regata, ou viajando, me dedico aos desenhos das lanchas off-shore de alta
performance, trawlers e barcos de pesca, estes destinados principalmente ao
Chile.
Como nascem os projetos
Völker - Meus projetos contemplam dois caminhos: particulares e estaleiros.
O cliente particular define exatamente o que ele pretende nas diversas reuniões
que realizo.
Os estaleiros me traduzem o que o mercado quer, acrescentando suas idéias
próprias colhidas ao longo da experiência e tradição
na fabricação de suas embarcações.
Os trabalhos apresentados |
O Skipper 30, sucessor do 21, já em construção em Porto Alegre |
Preços dos projetos
Para você receber todo o listado de planos do Völker que permitirá
que você construa seu barco on-off , vai lhe custar 12% do valor do
seu barco, quando for de tamanho médio. Barcos maiores custarão
de 8 até 12% do seu valor.
Fácil, não?
Será que o barco
anda?
Alguns programas disponíveis podem responder esta pergunta.
Mas Nestor utiliza muito seu feeling, do alto da experiência de quem
construiu muitos racers vencedores.
Nestor Völker, o pai de
família
Völker - Sou casado com a senhora Inês. Tenho dois filhos, Pablo e Tommy.
Pablo está com 11 anos de idade, veleja Optimist no Clube Náutico
San Izidro, nas águas do Rio da Prata. Já está se revelando
...
Nestor
Völker e os projetos executados no Brasil
Veleiros de regata;
Veleiros cruiser racer;
Lanchas e trawlers.
· Estaleiro Mariner
Microtonner 19, Aruba 9.1 e Bahamas 40.
· Estaleiro Delta
Delta 21, Delta 26, Delta 32 e Delta 36.
· Estaleiro Skipper
Skipper 21, Skipper 30.
· Estaleiro Barlavento
Angra 21 (antigo Delta 21, agora atualizado)
· Estaleiro Aquiles
Thor 12,5
· Estaleiro Barco Sul
Diversos projetos desde 23 até 38 pés
· Outros
- Reforma do Congere 70 pés, casco em alumínio.
Nestor está procedendo atualizações no barco, tendo projetado
o convés e os planos do convés, o interior, plano vélico
e quilha.
- Trawler 73 pés, em aço
- Trawler 53,5 pés, em aço ("Regalo"/VDS)
- Barcos regata ("Neverland"/VDS)
(Cricri, Crijullo 31, Ventanero 23 e Ressaca 24).
Nestor Völker e o mercado
argentino
O mercado como um todo
Völker - O mercado de barcos enfrentou e enfrenta fase muito difícil;
as indústrias continuam sofrendo muito, tiveram que encolher para sobreviver.
Várias delas faliram, entre os quais o Astillero Marco, um dos maiores
e mais tradicionais, que produzia os Pandorra, veleiros de 31 pés (Frers)
e 32, 34 e 36 pés (todos Völker). O Astillero Plenamar e alguns outros
sobreviveram.
Era muito mais barato importar barcos prontos da França e da região
da Bavária. Neste período mais crítico foram importados
mais de 25 barcos acima de 35 pés.
O comprador tinha muito receio de fazer um programa de construção
com o estaleiro local e não ver seu cronograma cumprido.
Barcos novos
Agora o mercado começa a reagir lentamente. São necessários
2,90 pesos para comprar 1 dólar. Barcos novos não estão
mais sendo importados
Barcos usados
Este mercado está bem movimentado, mas os preços subiram muito.
Um barco Plenamar Völker 34 pés chegou a U$ 45 mil, agora chega a custar
U$ 60 a 70 mil.
Novos projetos
Algumas pessoas, clientes tradicionais de barcos, estão começando
a pensar em novos projetos. Alguns pensam construir novos estaleiros, formas.
É uma questão de tempo, tudo tem que ser refeito.
Montamos um estaleiro com pessoal experiente e construtores de barcos para
um projeto meu de um 56 pés, armação tope, que será
construído dentro das exigências da Comunidade Européia.
Já estamos com as formas prontas e a primeira unidade está sendo
laminada. Acredito que dentro de uns dez meses o barco ficará concluído.
Neste momento estou trabalhando projetos para um cruiser racer de 44 pés,
um cruzeiro de 43 pés (para EUA) e uma lancha de 9 metros.
O futuro
difícil
Teremos eleições para novo presidente para final de abril. Ele
deverá assumir no dia 25 de maio deste ano.
Muitas coisas ainda têm que melhorar, apesar das conquistas já
obtidas desde a monumental crise que enfrentamos.
O dólar está estável; os fundos bloqueados estão
sendo liberados, as empresas já estão começando a produzir.
Nada está fácil. O caminho ainda é longo e penoso, mas
com mais chances agora de acertar.
Tendo um trabalho, mesmo ganhando pouco, as pessoas começam a movimentar
a economia.
Agora já não há desabastecimento, mas a comida é
muito cara para a maioria da população. Há pessoas muito
pobres. O custo de vida subiu na média de 44%, mas a comida subiu 100%.
E assim, o maior gasto para o pobre é a comida, sem falar no vestuário
e na habitação.
Para aquele que tem uma renda maior, a educação e os serviços
subiram pouco.
Nestor Völker e os projetos
executados na Argentina
Veleiros de regata; Veleiros cruiser racer.
Plenamar 40 - Santa Claus e Bora Bora 42
Nestor Völker - Fale com
o projetista
Av. Del Libertador 1958 - 9º - "18"
(1638) Vte. Lopez - Pcia. De Bs. As.
Argentina
Tel. (54-11) 4795-1313
e-mail: volker@overnet.com.ar
site: www.volker.com.ar
Nestor
Völker e o mercado brasileiro
Em sua escala de Porto Alegre, Nestor Völker visitará o Rio Boat Show,
que se realiza na Marina da Glória até o dia 12 de abril de
2003, para estreitar contatos com estaleiros e clientes e ver o que se passa
na náutica brasileira.
Até recentemente entraram muitos barcos no país, provenientes
principalmente da França. Hoje o Brasil pode importar da Argentina
com muitas vantagens e vice-versa.
Nestor diz que Rio e São Paulo têm pouco vento. O mercado é
propício para lanchas. No sul, com regimes de ventos fortes, o lógico
é andar de barco à vela.
Nestor não quis anunciar quais os estaleiros que estão negociando
a compra de seus novos projetos.
Na foto à esquerda, o trawler "Regalo".
Nestor Völker e os seus
projetos de barcos em série mais recentes no Brasil
Tor 12.5
Fabricado pelo estaleiro Tor Iates, de S. Catarina, trata-se de um veleiro
de 42 pés cruiser racer - cruzeiro rápido . A laminação
é especial para barcos de regata, com materiais de alta tecnologia
- Divinycell entre outros - que permite leveza estrutural e rapidez.
Skipper 30
Desenhado para ser um barco rápido, o Skiper 30 é um veleiro
confortável. Na versão quilha retrátil terá sua
movimentação através de um mecanismo hidráulico.
Mastro fracionado e estaiamento na borda. Convés com Divinycel assegura
resistência e diminui o peso.
Em 09-04-2003