Exclusivo!
Conversando com Nestor Völker
O projetista de barcos com renome internacional concede entrevista exclusiva ao popa.com.br

Em bela tarde do outono de 2003, na varanda do Veleiros do Sul, Nestor Völker (ao centro na foto) falou da sua vida, de suas realizações e de seus projetos.

O jornalista e velejador Aldo Tedesco (à direita na foto) que também construiu barcos, fala a mesma língua que Völker. O entrosamento destes velhos amigos é perfeito, apesar de um falar espanhol e o outro, português.

Após a entrevista, Nestor visitou alguns barcos por ele projetados. Foi muito interessante acompanhar o criador comentando sobre suas "criaturas". Leia a entrevista especialmente apresentada por Tedesco.


Nestor Völker, velejador e projetista de barcos.
O menino que todas as noites adormecia sonhando com barcos, hoje conhecido
internacionalmente, projeta e materializa sonhos de barcos.

por Aldo Tedesco

Nestor Völker, o mito
Arrancar das pranchetas e do computador os planos do veleiro dos sonhos de muita gente, isso é o que Nestor Völker faz desde os doze anos de idade, no distante l966, quando aos 12 anos ainda cursava o 2º ano da sua escola. Da fascinação que tinha pelas águas e pela vela, nasceu o primeiro barco, um 32 pés em madeira, que seu pai Hellmut Renato Völker, resolveu construir seguindo os planos desenhados pelo filho. O barco navega até hoje, ainda.
Pai que acredita em filho é nisso que dá!
Foi só o primeiro dos sonhos. Vieram centenas e centenas e hoje, mais de 850 destes projetos se tornaram milhares de sonhos materializados pelo mundo todo.
Muitos barcos são construídos em série pelos estaleiros, isto é, através de formas são reproduzidas cópias e mais cópias de um mesmo modelo. Entretanto, cada barco é único, pois inúmeras partes são construídas uma a uma, num trabalho preciso e de alta definição.

Nestor, que se pasa com teus cabelos? Todos brancos!
E os teus, Tedesco? Além de brancos, quase todos sumiram!

Assim é Nestor, perspicaz, muito gentil, fala mansa, sorridente, sempre disposto e simpático.
Alguns anos se passaram desde a última vez que o encontrei, aqui no Brasil. Estávamos trabalhando sobre projetos na faixa de 40 a 60 pés, center cockpits. Seus desenhos continuam inconfundíveis, únicos.

Nestor Völker, o projetista
Quem é:
Nestor Völker, argentino, 54 anos, engenheiro naval e mecânico, desenhou e executou mais de 850 projetos no mundo todo e transformou-se no mais importante projetista naval da América Latina.
Trabalhou 11 anos com German Frers em seu estúdio, na Argentina, tendo contribuído com importantes projetos.
Partiu em seguida para sua carreira solo de sucessos.


"Heinui II", um moderno e arrojado Skipper 21, produzido em Porto Alegre
Os veleiros
Seus veleiros de cruzeiro ou regata, são velozes, robustos, espaçosos e mantém o mais alto valor de revenda em qualquer mercado náutico do mundo. Seus racers, invariavelmente, abiscoitam os primeiros lugares em todos os certames disputados.

Lanchas, trawlers e barcos pesqueiros
Völker - Quando não estou projetando veleiros ou disputando alguma regata, ou viajando, me dedico aos desenhos das lanchas off-shore de alta performance, trawlers e barcos de pesca, estes destinados principalmente ao Chile.




Como nascem os projetos

Völker - Meus projetos contemplam dois caminhos: particulares e estaleiros.
O cliente particular define exatamente o que ele pretende nas diversas reuniões que realizo.
Os estaleiros me traduzem o que o mercado quer, acrescentando suas idéias próprias colhidas ao longo da experiência e tradição na fabricação de suas embarcações.

Os trabalhos apresentados
Völker - Um anteprojeto contemplando
estes planos é apresentado ao cliente:
1. Preliminar de vela
2. Preliminar de Convés
3. Preliminar do interior
4. Linhas do casco
5. Secções do casco no tamanho 1:1
6. Linhas de convés
7. Secções de convés em tamanho 1:1
8. Linhas da quilha
9. Secções da quilha em tamanho 1:1
10. Construtivo da quilha
11. Linhas do timão
12. Secções do timão em tamanho 1:1
13. Construtivo do timão
14. Laminação do casco
15. Laminação do convés
16. Construtivo do casco e do convés
17. Secções construtivas
18. Manobra de convés
19. Interiores
20. Secções de interiores
21. Plano vélico
22. Carlinga
23. Amarras (Landas)
24. Ferragens de proa


O Skipper 30, sucessor do 21, já em construção em Porto Alegre

Preços dos projetos
Para você receber todo o listado de planos do Völker que permitirá que você construa seu barco on-off , vai lhe custar 12% do valor do seu barco, quando for de tamanho médio. Barcos maiores custarão de 8 até 12% do seu valor.
Fácil, não?

Será que o barco anda?
Alguns programas disponíveis podem responder esta pergunta.
Mas Nestor utiliza muito seu feeling, do alto da experiência de quem construiu muitos racers vencedores.

Nestor Völker, o pai de família
Völker - Sou casado com a senhora Inês. Tenho dois filhos, Pablo e Tommy. Pablo está com 11 anos de idade, veleja Optimist no Clube Náutico San Izidro, nas águas do Rio da Prata. Já está se revelando ...

Nestor Völker e os projetos executados no Brasil
Veleiros de regata;
Veleiros cruiser racer;
Lanchas e trawlers.
· Estaleiro Mariner
Microtonner 19, Aruba 9.1 e Bahamas 40.
· Estaleiro Delta
Delta 21, Delta 26, Delta 32 e Delta 36.
· Estaleiro Skipper
Skipper 21, Skipper 30.
· Estaleiro Barlavento
Angra 21 (antigo Delta 21, agora atualizado)
· Estaleiro Aquiles
Thor 12,5
· Estaleiro Barco Sul
Diversos projetos desde 23 até 38 pés

· Outros
- Reforma do Congere 70 pés, casco em alumínio.
Nestor está procedendo atualizações no barco, tendo projetado o convés e os planos do convés, o interior, plano vélico e quilha.
- Trawler 73 pés, em aço
- Trawler 53,5 pés, em aço ("Regalo"/VDS)
- Barcos regata ("Neverland"/VDS)
(Cricri, Crijullo 31, Ventanero 23 e Ressaca 24).

Nestor Völker e o mercado argentino

O mercado como um todo
Völker - O mercado de barcos enfrentou e enfrenta fase muito difícil; as indústrias continuam sofrendo muito, tiveram que encolher para sobreviver. Várias delas faliram, entre os quais o Astillero Marco, um dos maiores e mais tradicionais, que produzia os Pandorra, veleiros de 31 pés (Frers) e 32, 34 e 36 pés (todos Völker). O Astillero Plenamar e alguns outros sobreviveram.
Era muito mais barato importar barcos prontos da França e da região da Bavária. Neste período mais crítico foram importados mais de 25 barcos acima de 35 pés.
O comprador tinha muito receio de fazer um programa de construção com o estaleiro local e não ver seu cronograma cumprido.
Barcos novos
Agora o mercado começa a reagir lentamente. São necessários 2,90 pesos para comprar 1 dólar. Barcos novos não estão mais sendo importados

Barcos usados
Este mercado está bem movimentado, mas os preços subiram muito.
Um barco Plenamar Völker 34 pés chegou a U$ 45 mil, agora chega a custar U$ 60 a 70 mil.
Novos projetos
Algumas pessoas, clientes tradicionais de barcos, estão começando a pensar em novos projetos. Alguns pensam construir novos estaleiros, formas. É uma questão de tempo, tudo tem que ser refeito.
Montamos um estaleiro com pessoal experiente e construtores de barcos para um projeto meu de um 56 pés, armação tope, que será construído dentro das exigências da Comunidade Européia. Já estamos com as formas prontas e a primeira unidade está sendo laminada. Acredito que dentro de uns dez meses o barco ficará concluído.
Neste momento estou trabalhando projetos para um cruiser racer de 44 pés, um cruzeiro de 43 pés (para EUA) e uma lancha de 9 metros.

O futuro difícil
Teremos eleições para novo presidente para final de abril. Ele deverá assumir no dia 25 de maio deste ano.
Muitas coisas ainda têm que melhorar, apesar das conquistas já obtidas desde a monumental crise que enfrentamos.
O dólar está estável; os fundos bloqueados estão sendo liberados, as empresas já estão começando a produzir. Nada está fácil. O caminho ainda é longo e penoso, mas com mais chances agora de acertar.
Tendo um trabalho, mesmo ganhando pouco, as pessoas começam a movimentar a economia.
Agora já não há desabastecimento, mas a comida é muito cara para a maioria da população. Há pessoas muito pobres. O custo de vida subiu na média de 44%, mas a comida subiu 100%. E assim, o maior gasto para o pobre é a comida, sem falar no vestuário e na habitação.
Para aquele que tem uma renda maior, a educação e os serviços subiram pouco.

Nestor Völker e os projetos executados na Argentina
Veleiros de regata; Veleiros cruiser racer.
Plenamar 40 - Santa Claus e Bora Bora 42

Nestor Völker - Fale com o projetista
Av. Del Libertador 1958 - 9º - "18"
(1638) Vte. Lopez - Pcia. De Bs. As.
Argentina
Tel. (54-11) 4795-1313
e-mail: volker@overnet.com.ar
site: www.volker.com.ar

Nestor Völker e o mercado brasileiro
Em sua escala de Porto Alegre, Nestor Völker visitará o Rio Boat Show, que se realiza na Marina da Glória até o dia 12 de abril de 2003, para estreitar contatos com estaleiros e clientes e ver o que se passa na náutica brasileira.
Até recentemente entraram muitos barcos no país, provenientes principalmente da França. Hoje o Brasil pode importar da Argentina com muitas vantagens e vice-versa.
Nestor diz que Rio e São Paulo têm pouco vento. O mercado é propício para lanchas. No sul, com regimes de ventos fortes, o lógico é andar de barco à vela.
Nestor não quis anunciar quais os estaleiros que estão negociando a compra de seus novos projetos.

Na foto à esquerda, o trawler "Regalo".

Nestor Völker e os seus projetos de barcos em série mais recentes no Brasil
Tor 12.5
Fabricado pelo estaleiro Tor Iates, de S. Catarina, trata-se de um veleiro de 42 pés cruiser racer - cruzeiro rápido . A laminação é especial para barcos de regata, com materiais de alta tecnologia - Divinycell entre outros - que permite leveza estrutural e rapidez.

Skipper 30
Desenhado para ser um barco rápido, o Skiper 30 é um veleiro confortável. Na versão quilha retrátil terá sua movimentação através de um mecanismo hidráulico. Mastro fracionado e estaiamento na borda. Convés com Divinycel assegura resistência e diminui o peso.

Em 09-04-2003