"Yara"
O novo e elegante cúter gaúcho
Revista Yachting Brasileiro nº 19
Maio – 1946
Transcrição: Carlos Altmayer Gonçalves Manotaço

Transcrito em 16 Jul 2006
O Rio Grande do Sul é sem sombra de dúvida para o Brasil um exemplo do que se pode fazer em matéria de yachting. Não há brasileiro que vendo o esforço extraordinário desenvolvido pelos gaúchos, para elevar o esporte da vela, não se sinta contaminado pelo sadio entusiasmo que os anima.

No número anterior ilustramos a nossa revista com fotografias do “ODIN”, um veleiro de oceano; hoje rendemos a nossa admiração pela paciência e tenacidade de Bruno Altreiter e Ebehard Herzfeldt que trabalhando por 3 anos e meio em uma diminuta garage, nos fundos da casa em que habitam, conseguiram construir um iate, próprio para navegação nas águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos, e que é uma verdadeira jóia em perfeição e acabamento.

Esse exemplo de rapazes brasileiros, que dedicam as suas horas de lazer a construir alguma coisa de próprio para navegar, deve ser bem salientado entre nós. “YARA”, o nome desse belo cuter, que possui acomodações para seis pessoas, tem 12,30 metros de comprimento total, 9 de comprimento da linha de flutuação, 2,60 de boca, 0,90 de calado, 2,00 de calado com bolina e 40 metros quadrados de pano.

 

 

 

 

 

 

O Yaramar na Regata Limpa Trapiche, em julho de 2006, 60 anos depois da construção

Danilo Chagas Ribeiro

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br