Lightning and Boats

 

Este livro (60 páginas, em inglês) é apresentado como um Manual de Segurança e Prevenção contra descargas elétricas, explicando sobre a formação de tempestades elétricas, fornecendo dicas de proteção, de aterramento de embarcações e outras dicas do gênero.
O livro apresenta algo que não vi em nenhuma outra publicação: sempre tive curiosidade em saber por que é rara (mas não impossível) a incidência de raios em veleiros navegando (mais por causa do mastro).
O Ernestão Neugebauer, que foi um lôbo do mar, me disse que nunca viu nem soube de raio caindo em veleiro em movimento. Perguntei o porquê disso em uma palestra sobre meteorologia ministrada pela Marinha em P. Alegre, em meados de 2002. A resposta veio de um dos ouvintes, o velejador Paulo Hennig, dos Veleiros do Sul, referindo-se a este livro. O autor confirma que raramente soube e nunca viu quando a bordo, um barco ser atingido por um raio no mar.
Ele apresenta interessante teoria sobre isso, referindo-se

 

 

aos leaders, que são como "colunas" descendentes que formam caminhos entre as nuvens e a superfície da terra. Caso os streamers, estruturas ascendentes semelhantes aos leaders e gerados na carga positiva (solo, mar) encontrem um leader, resultará o flash que é a parte visível do raio.
Ele acredita que os barcos em movimento "pulverizam" constantemente seu potencial elétrico, não permitindo assim a formação de streamers de retorno aos leaders.
Ao contrário, o mastro de um veleiro atracado atrai raios. Já aconteceu no Veleiros e no Jangadeiros. Já vi barcos atingidos por raio. O casco e o leme apresentam desenhos tipo estrelas ou flores, próximo às ferragens principalmente.
O autor diz que mesmo estando o barco bem aterrado, o objetivo é dissuadir o raio através de dissipadores estáticos no mastro. Um deles (US$98) parece uma escova cheia de "pelos" de metal voltados para cima, para "desconcentrar" os elétrons e dissipar a carga antes de ter potencial capaz de enviar streamers para cima.

 

a