O lançamento do livro "O barco que não queria morrer" ocorrerá na Feira do livro de Porto Alegre, no dia 30 de outubro de 2005, domingo, às 16 horas.
Local: Café Pôr-do-Sol, armazém "A" do cais do Porto, durante a premiação da Primeira Regata Festiva Feira do Livro de Porto Alegre.
Com escrita leve e apurada e a experiência de grandes travessias, nesta obra Aderbal Torres de Amorim* narra a epopéia do Maragato, bravo veleiro salvo por si mesmo das águas traiçoeiras do Atlântico Sul. Percorrendo os mais de 1.000 quilômetros da Costa Sinistra, o autor descreve as tragédias do gigantesco Congerie, do navio Taquari e do Agamenon, o famoso barco do Almirante Nelson - o herói de Trafalgar. O livro desvenda os mistérios da Maré Vermelha e conta dos piratas que até hoje saqueiam embarcações indefesas. Narra o triste episódio do furacão Catarina, que assombrou a região, e o lamentável desastre do Christie, que levou Brasil e Inglaterra à beira da guerra.
Falando de suas próprias experiências, Amorim aborda com conhecimento de causa os perigos de se navegar na costa aberta mais extensa do Mundo, onde um único abrigo acolhe as embarcações atingidas pelo infortúnio.
______
(*) O Comte. Aderbal Torres de Amorim é velejador pelo Veleiros do Sul. |