O Espírito de Equipe
Daniel Hirsch
Comentários do Comandante Rodrigo Beheregaray

O ESPÍRITO DE EQUIPE (L´ESPRIT D´ÉQUIPE). Daniel Hirsch. Tradução de J. Telles de Vasconcellos. 2a. Edição. Editora Brasiliense, São Paulo. 1989. 252pgs, ilustrado.
ISBN: 85-11-18142-3

Na orelha do livro, há a apresentação para a edição brasileira escrita por Amyr Klink:
"Em abril de 86, retornando da Antártida a bordo do veleiro RapaNui, conheci Lionel.
Acabávamos de ancorar em Punta del Este para assistir os fantásticos preparativos da quarta e última etapa da Volta ao Mundo, e, à noite, Oleg e Sophie do veleiro polar Kotic, insistiram para que eu fugisse um pouco do cais onde trabalhavam as tripulações e viesse a bordo conhecer o simpático e jovem comandante do L´Esprit d´Équipe.Mais do que revelar os bastidores de uma história paiaxonante e difícil que ainda não terminara, o jantar com Lionel, interrompido pelos ataques do gato chinês de Oleg, acabaria tornando reais planos que então me pareciam impossíveis. Um mês e muitas milhas mais tarde a vitória do L´Esprit d´Équipe seria o exemplo vivo de que os sonhos não se realizam por acaso.

A trajetória deste pequeno barco e de sua reduzida tripulação ao redor do mundo não é simplesmente a história de um desafio sobre os oceanos da Terra, pois atrás de uma circunavegação bem-sucedida existem muito mais oceanos e tempestades do que ao redor dos três grandes cabos: Horn, Boa Esperança e Leeuwin.

É, na verdade, uma lição de vida em que a sensibilidade e o talento de um publicitário, a coragem de uma empresa e a vibração de seus 26 mil funcionários em 75 países foram os grandes tripulantes. Uma lição de administração, planejamento e dedicação que mudou o conceito de "aventuras marítimas", da filosofia de patrocínio das grandes empresas e hoje torna a vela oceânica um espetáculo de grande público e um esporte acessível aos jovens, em função, unicamente, de seu talento.

Uma história que ganhou um lindo nome e fez jus a ele com resultado merecido.
Parabéns ao marujo-escritor Dan por nos trazer a bordo e nos ensinar tanto.
Amyr Khan Klink".

O escritor Daniel Hirsch (Dan), um dos tripulantes do barco L´Esprit d´Équipe, vencedor da regata Volta ao Mundo Whitbread de 1986 (hoje não mais existente, mas tendo como substituta a Volvo Ocean Race), conta como foi desde o início toda a formação da equipe, os desafios, a compra do barco, e seus ajustes e preparação, e cada detalhe que compôs a disputa e vitória da equipe.

O livro será mais aproveitado para quem gosta e entende de regatas, o que não quer dizer que seja um livro técnico. Há, sim toda a atmosfera de disputa e adrenalina, porém a escrita não é das melhores e pode ter ocorrido alguns erros de tradução pois há alguns termos um pouco esquisitos. No entanto, ao final do livro tem-se um pequeno glossário de termos náuticos. O livro tem tb uma certa cronologia no seu andar, porém senti que houveram alguns "vãos" onde suscitaram algumas dúvidas que não foram esclarecidas. De qualquer modo, talvez Daniel seja muito mais marinheiro que escritor e não teve tantas ambições na área literária e quis sim prestar um testemunho de que um planejamento bem feito, com muita dedicação, pode levar ao êxito.

Convém avisar que, infelizmente, a edição deste livro peca na qualidade de impressão e as fotos (coloridas) que contém, mostrando a regata em diferentes pernas e etapas, são de pouca nitidez.
Ao mesmo tempo, além de ser um livro de história náutica, não fica apenas nesta esfera podendo o leitor não só se deliciar ao acompanhar toda a trajetória do barco e tripulação ao longo do mundo, mas observar a perseverança de uma equipe obstinada podendo aprender e extrair em seus exemplos outras atividades na vida.
Boa leitura!

Asterix
~~~~~~
Rodrigo Beheregaray

-o-