Imágenes y Coincidencias Navales
Juan M. Jiménez Baliani
Comentários do Comandante Rodrigo Beheregaray

Imágenes y Coincidencias Navales
Juan M. Jiménez Baliani. Instituto de Publicaciones Navales del Centro Naval, Buenos Aires, 1997, 177 pgs.
ISBN: 950-899-006-6
(em espanhol)

Contra-capa
(tradução livre)

Em Imágenes y Coincidencias Navales, o Contra-Almirante Juan Manuel Jiménez Baliani produz registros e recordações nos quais foi protagonista, se envolveu ou apenas foi um espectador durante sua carreira naval.

Escreve num estilo ameno, direto e simples dando matizes em alguns relatos com certa cota de fantasia e emoção, enquanto que em outros se atém ao que sua memória qualifica como "acontecimento real".

Em geral expõe aspectos não rotineiros da vida profissional que, por diferentes e variadas, deixam ao descoberto o multifacetário que é a vida de um oficial da marinha.

No substrato destas descrições se põe em evidência caracteres humanos que com seus acertos, virtudes e falhas compõe uma bagagem que o leitor poderá perceber logo ao inciar a leitura.

O autor

O Contra-Almirante da reserva Juan Manuel Jiménez Baliani nasceu em Buenos Aires em 1925. Cursou seus estudos primários na escola bilíngue alemão-espanhol Germania Schule na sua cidade natal e o secundário na Escola Militar General San Martin, integrando a fundação deste Instituto.

Ingressou na Escola Naval Militar de Río Santiago em 1943 formando parte da Formatura 74 e ingressou como Guardiamarina no ano de 1947.

Entre os anos de 1947 e 1978 incorporou a tripulação de diversos navios e unidades da Armada Argentina, desempanhando-se como Diretor de Armas em sua última função, antes de passar para a reserva.

Cursou a Escola de Aplicação para Oficiais (na especialidade de Armas) e a Escola de Guerra Naval (Curso Especial).

É Engenheiro Civil pela Aeronáutica na especialidade "aviões e mísseis" pela Escola Nacional Superior da Aeronáutica e do Espaço, Paris, França (1960); Mestre em Ciências da Engenharia pela Universidade de Purdue, Lafayette, Indiana, EUA (1962) e Engenheiro da Armada na especialidade Sistemas de Armas, Buenos Aires (1964).

É co-autor dos livros profissionais "Balística Interior" e "El Cañon y sus Emplazamientos"; autor de um apreciável número de artigos publicados no Boletim do Centro Naval onde obteve em duas oportunidades o prêmio "Almirante Brown" e notas científicas e técnicas de sua especilidade publicadas pelo Instituto de Investigaciones Científicas y Técnicas de las FF.AA. (CITEFA). Tem proferido conferências em vários lugares do país.

Se empenhou como professor na Escola Naval Militar, na Escola de Aplicação de Oficiais, na Escola Nacional de Inteligência, na Escola de Guerra Naval, no Instituto Tecnólogico de Buenos Aires e na Faculdade de Engenharia da Universidade de Morón.

Foi diretor da Tandanor S.A. e presidente da empresa de consultoria Consultara S.A. de 1978 a 1982.

No mesmo assunto do presente livro, publicou em 1994 o livro "Estampas Navales de la Costa Patagónica" da mesma editora e em 1995 "Acuarelas" editado por Marymar Edições.

Mys apuntes

O livro traz várias historietas, nem sempre inter-dependentes, enquanto o autor servia a Marinha Argentina. Muitas delas bastante leves e com um sutil humor; outras apenas de apanhos de sorte por ter conhecido personalidades como o Papa Pio XII, o ditador Francisco Franco da Espanha, o escritor Juan Ramón Jiménez, o pintor Raúl Soldi, o General Charles de Gaulle, ex-membro da resistência francesa e Min. da Cultura André Malraux, o expoente da Guerra Fria Nikita Kruschov e o Prêmio Nobel Bernardo Houssay, além dos militares e governantes argentinos Teodoro Hartung, Pedro Eugenio Aramburu e Arturo Frondizi. Alguns deles contam história de envolvimento pessoal, como Teodoro Hartung em que atuou alguns anos como auxiliar, outros são histórias que se limitam a uma descrição de como a pessoa o é, por estar próxima em algum evento, e em que consistia esse evento. Pinceladas.

O autor deixa neste livro uma leitura leve, mas não se pode dizer que em sua plenitude retrata informações valiosas de personalidade ou eventos históricos. São registros. Alguns de relevância como registro, outros apenas de lazer como leitura em notas e ainda outros apenas de interesse ao autor. Ao menos foi o que percebi.

De forma geral, é um livro agradável e que superficialmente nos dá um apanhado do que foi a vida deste autor que, certamente, não teria sido monótona, presenciando momentos históricos importantes nos anos de pós-guerra tanto na Europa como na Argentina.

Asterix
~~~~~~
Rodrigo Beheregaray


-o-