Canoas y Velas
Raúl Carlos Praderi
Comentários do Comandante Rodrigo Beheregaray

O livro traz basicamente, quase em formato de manual, dicas de como desenvolver boas expedições em canoas especialmente para os rios e riachos do Uruguai. Raúl Praderi é, antes de tudo, um estudioso e expedicionário autoditada dos cursos d´água uruguaios, onde desde a década de 40 realiza incursões em canoas junto com basicamente o mesmo grupo de amigos desde as primeiras viagens.

Lados positivos:

como todo o livro escrito por nossos hermanos, especialmente os uruguaios, devem ser prestigiados por nós, já que são tão poucos os escritores e que tratam de assuntos de nosso interesse e é muito fácil para nós intercambiarmos as visitas em suas terras e águas e onde fauna e flora são quase as mesmas, com paisagens semelhantes, com náutica semelhante, e que é esperado por terras e patrícios tão perto de nós. A sua história e cultura se mescla em muito com a nossa e o pouco de literatura que é produzida deve ser aproveitada por nosotros, especialmente quando pretendemos algum dia viajar por aquelas bandas.

Raúl Praderi é um médico cirurgião, velejador, canoísta, explorador e pintor que desde jovem encontrou com outras pessoas que tb tinham gostos em comum e assim passaram a formar um grupo de exploradores das águas uruguaias que excurcionam desde a década de 40. Isto traz muita experiência para as descrições, especialmente quando relata sobre as passagens em córregos e rios do Uruguai e as dicas que dá para a viagens de quem pretende aventurar-se de forma semelhante. As orientações para o uso das canoas, especialmente para determinados locais, a forma como se deve utilizá-la, os cuidados nos acampamentos e dicas de como levar as tralhas, os problemas mais frequentemente encontrados creio que são os pontos fortes do livro. Há tb algumas fotos e pinturas que ele mesmo fez em aquarela de alguns veleiros que são muito bons e alegram o livro (mando alguns em anexo). Raúl Praderi tb tem uma escrita onde se põe à vontade quando escreve sobre suas histórias e aventuras, o que pode pecar pelo lado literário às vezes, mas nos coloca à vontade tb e deixa as histórias por vezes cômica. Especialmente os gaúchos se identificarão mais com este livro que os demais brasileiros, justamente pela cultura, pelos hábitos e pela terminologia de muitas coisas. Falando em termonologia, ele inclui um Vocabulário Náutico e Fluvial em um capítulo que, como todo vocabulário, pode ser útil para explicar sobre alguma palavra não completamente entendida.


Río Cebollatí

Lados negativos:

com a intenção de fazer um manual sobre o tema, ele peca em querer abordar tudo e deixar tudo com pouco conteúdo. Deveria ter se concentrado nos detalhes da canoagem uruguaia e/ou nas histórias que viveu em suas aventuras e não tentar abordar a canoagem no continente americano, que ficou muito a desejar. O livro, com seu conteúdo em texto, é muito pequeno em si e ele gasta um bom trecho trazendo a história do rio Colorado nos EUA e detalhes, com transcrições originais, dos primeiros exploradores junto ao Grand Canion, o que é desnecessário quando se fala pouco sobre o que se propõe: canoagem no Uruguai.

Também cria uma expectativa muito grande quando vai falar em velas (dando inclusive o tema no título do livro), o que aborda muito superficialmente e que, por si, já seria tema de um livro específico dado o universo tão grande que é. Talvez tenha se inspirado em falar em velas quando as usou engenhosamente para impulsionar 2 ou mais canoas amarradas lado a lado (e que explica no livro como fazer) e por seus conhecimentos de velejador. Porém, fora este detalhe, não há muito material afora um brevíssimo histórico do uso e tipos de velas no mundo. Falar em vela talvez tenha sido a desculpa para incluir suas pinturas de veleiros antigos e modernos, o que não há referência nenhuma em texto para as imagens ou uma justificativa expressa, mesmo que sejam bonitas.

Em suma, mesmo com os probleminhas de escrita e a "gigantomania" em querer abraçar tantos assuntos em tão pequeno livro, ele é interessante e válido por trazer uma grande experiência vivida em um assunto original e ainda pouco explorado: a canoagem - de cruzeiro - em águas uruguaias. E como existem tão poucos escritores uruguaios na náutica, comprem o livro e mantenham os escritores e o tema de pé!

Ta aí a dica para os pan-interessados náuticos. Boa leitura!

Abraço,

Asterix
~~~~~~
Rodrigo Beheregaray

Canoas y velas. Raúl Carlos Praderi. Colección Testimonios, Ediciones de la Plaza (Ed.), Montevideo, 2002. 98 pgs., Ilustrado. (em espanhol).

Nota: Infelizmente, como tenho reparado com certa freqüência nos livros editados e impressos no Uruguai, não acompanham com o livro quase nada de dados mais detalhados sobre sua edição como informações de catalogação geral, o que facilitaria para a busca e compra por vários meios. Então o que posso dizer para os que estariam interessados em adquirir a obra, é que ela foi adquirida em Punta del Este numa livraria da Gorlero (não lembro o nome) e o endereço da Editora Ediciones de la Plaza é Galeria Plaza Libertad, Zelmar Michelini, 1329 Locales 18 y 20, Montevideo, Uruguai. Talvez, se não conseguirem com título, autor e ano, possam escrever diretamente para a Editora para conseguir a obra.

-o-