De Carona com o Vento
Como viajar de carona pelos oceanos e outras dicas de viagens
Sinopse por Rodrigo Beheregaray

De Carona com o Vento - Como viajar de carona pelos oceanos e outras dicas de viagens. Vera Sanada e Yuri Sanada. 1998. Editora L&PM, Porto Alegre. 142p., iIustrado.

ISBN: 85.254.0902-2

CONTRA-CAPA:

O mar é um grande remédio para quem tem a vida atribulada e estressada. Uma alternativa para encontrar a paz, a tranquilidade e, ao mesmo tempo, a emoção da aventura.

Neste livro oferecemos informações valiosas para quem deseja "soltar as amarras" de tudo e com uma pequena mochila nas costas sair de carona por ai, de porto em porto; dicas de como se preparar para tornar-se um caroneiro do mar e onde procurar as bases de cruzeiristas.

Fornecemos também orientações para a outra face, ou seja, o comandante de um barco que deseja montar uma tripulação, remunerada ou não, para viajar. E, por último, para os que dispõe de dinheiro e pouco tempo de férias, mas desejam escapar da banalização das viajens ou do turismo de massa, mostramos como alugar iates em vários lugares do mundo. Este tipo de férias é com certeza mais excitante.

Após sete anos viajando pelo mundo, primeiro como tripulantes e depois como proprietários de veleiro, retornamos para um Brasil que está, felizmente, acordando para estas atividades que dão sentido à vida. Aqui conhecemos muitas pessoas com o mesmo plano que um dia tivemos, e que ainda vivemos a bordo de nosso veleiro Clach na Sula. Este livro é para vocês. Boa sorte na busca de seu lugar ao mar e ventos favoráveis para um velejar suave.

Yuri & Vera Sanada

COMENTÁRIOS:

O título, subtítulo e a contra-capa dizem muito sobre o que pode-se esperar desse livro. É um ótimo guia, manual e compêndio de dicas excelentes para quem deseja aventurar-se no mundo através da água. Não apenas dá uma ótima noção do estilo de vida de navegadores, muitas vezes bastante distinta do que estamos acostumados a ver em terra, como também praticamente tudo que se precisa para facilitar a vida de proprietários de veleiros, tripulações permanentes e as "voláteis", como os caroneiros que vão conhecendo o mundo e pulando de porto em porto e de barco em barco.

As dicas que encontramos nesta obra são de toda a sorte possível, desde a postura de um tripulante dentro de um barco em curtas ou longas jornadas, como de comandantes. O tipo de conhecimento essencial de um tripulante e os desejáveis. O tipo de bagagem a levar a bordo, os equipamentos e o que deve ser combinado com o comandante que está-se engajando para uma jornada são apenas alguns pontos observados.

Há ainda alguns endereços de charters no Brasil e exterior para os que desejam alugar um veleiro, endereços de clubes de cruzeiristas no mundo, dicas de alguns dos lugares mais visitados por velejadores entre outros mais. Mas colhemos algumas frases ao longo do livro q são regras, ou mesmo máximas e que devemos ter sempre em mente, tais como: "a quantidade de tempo a bordo é inversamente proporcional ao tamanho da paciência dos tripulantes"; "um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"; "a tripulação deve trabalhar junto para se divertir junto".

"De Carona com o Vento" é um livro simples, com um escrita enxuta mas bem-humorada. As ilustrações que traz são apenas introdutórias de cada capítulo, ou seja, são temáticas e não informativas. Os Sanada divulgam seu endereço para a troca de informações e mostram disposição com a leveza de espírito que é facilmente percebida ao longo da leitura. O endereço do site deles é www.aventura.com.br, onde maiores informações sobre o casal e suas atividades pode ser obtido.

Para os que buscam aventurar-se ao mar, sendo marujo de primeira viagem ou não, é um excelente guia.

Boa leitura.

Asterix
~~~~~~
Rodrigo Beheregaray

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ