Para o frio, extintor de incêndio
Enfrentando o inverno gaúcho a bordo
Miguel Sanchis
04Junho2006 Um velejador de Tapes, cidade à beira da Lagoa dos Patos, construiu um aquecedor para encarar o frio do inverno no Rio Grande do Sul. O assunto vem sendo debatido há algumas semanas pelo grupo de discussão popacombr, com sugestões bem variadas para vencer o frio. As mais simples recomendam aquecer tijolos no fogão, ou deixar o fogão ligado até a hora de dormir. As mais sofisticadas recomendam aquecedores catalíticos e outros de uso marítimo. O Comandante Miguel Sanchis Pagão, do Clube Náutico Tapense, apresenta uma solução criativa e de baixo custo. |
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Para o frio, extintor de incêndio A idéia de utilizar um extintor de incêndio como aquecedor à carvão começou com o Sussuca do Talhamar. Assim que o inverno foi apertando, resolvi copiar o modelo, aperfeiçoando alguns detalhes. O Emilio (Adriana) sugeriu que socializasse a engenhoca. Então aí vai. Construindo a estufa A partir daí se constrói o braseiro, cujo acesso é feito por uma tampa de cinzeiro reciclada de um fogão à lenha. No passo seguinte monta-se um dissipador de calor (chapa 2mm) na qual vai fixada uma grade para as brasas. A chaminé foi também reciclada de escapamentos automotivos sucateados, neste caso, cedidos pelo Gringo do Orca A saída do cano de descarga deu-se por um flange de inox. Isso evita que o calor da descarga chegue as “paredes” do convés. A partir daí um cano curvo destacável fica responsável pela dispersão da fumaça. Quando a estufa não está sendo usada, uma tampa de borracha veda a entrada da água. Neste caso utilizei a tampa da caixa dos amortecedores do automóvel Gol. Cuidados com o fogo Recomendo usar carvão vegetal ao invés de lenha, evitando-se assim a dispersão de possíveis fagulhas sobre o convés ou as velas. Cuidados também devem ser tomados com a fixação da estufa. A mesma pode ser feita no suporte interno do mastro ou na caixa da bolina, observando-se sempre o isolamento térmico. Para finalizar, lembro que a pintura exige atenção: deve ser feita com spray a prova de calor, após a remoção da tinta original do extintor. E que venham as madrugadas frias do inverno!
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