Sinalização do Porto do Barquinho
Associados do Jangadeiros tomaram atitude exemplar

No mês de março de 2005 um grupo de associados do Clube dos Jangadeiros de Porto Alegre foi até o Porto do Barquinho com uma missão específica: sinalizar os molhes de pedra. Se por um lado aqueles molhes são excelente abrigo, por outro representam grande risco em certas circunstâncias.

Estes velejadores são empresários, executivos e profissionais liberais acostumados ao uso do teclado, mas pegaram pesado lá no Barquinho, um abrigo sem dono, visando o bem comum.

Usando ferramentas de pedreiro, cimento, areia e ferro, implantaram duas balizas. Para isso tiveram que mover algumas pedras dos molhes.
Levaram todo o material de construção e ferramentas, e ainda um bote inflável. Foram em caminhonetes. Passaram o dia trabalhando. Bancaram a obra. E ainda perderam a XI Copa de Porto Alegre.

A comunidade náutica gaúcha ganhou muito com esta atitude exemplar dos comandantes do Jangadeiros. Além da obra, o gesto.
Parabéns a toda a equipe pela empreitada!

Danilo.

Segue abaixo o relato modesto e as fotos do Beto Goidanich Raspajunco



Os autores do feito são:

De pé, da esquerda para a direita,
Roberto Gruner Pretexto,
Paulo Vier Treze,
Eduardo e Silvia Cassel Ucayali
Luiz Fernando Pereira Bar.co,
Karin e Beto Goidanich Raspajunco,
Chucrute (Andre Hablich).
Embaixo, Cristina e Vanda Vier.

 

 

Escreva uma linha pra essa gente boa (indique seu mail):


Porto Barquinho - Sinalização na ponta dos molhes
Carlos Humberto Goidanich


O Porto Barquinho sempre tem sido um abrigo extremamente estratégico na margem Leste da lagoa.

Pela distância a outros abrigos é comum chegarem os barcos ao final do dia. Por ser um porto no meio da Lagoa dos Patos, é comum os barcos utilizarem como alternativa quando o a Lagoa ficar de mau humor.

Nas ocasiões em que a Lagoa aumenta o nível, parte do molhe fica submersa mudando completamente o aspecto podendo confundir o navegante menos avisado ou acostumado com o aspecto com níveis mais baixos.

A noite pela falta de referências luminosas na área, a posição correta dos molhes fica difícil de ser vista.

Combinando a pouca visibilidade noturna com os molhes submersos, vento e chuva, temos uma combinação de fatores adversos que fazem com que a entrada no porto apresente um risco potencial.

Foi por estes motivos, que um grupo de navegadores do Clube dos Jangadeiros resolveu organizar um mutirão para fixar um marco de cada lado da entrada do porto barquinho.

Os marcos foram feitos de tubos de PVC de 6 polegadas preenchidos com concreto. O marco do molhe Oeste tem um tetraedro na ponta e fitas refletivas vermelhas. O marco na ponta do molhe Leste tem um cilindro na ponta e fitas refletivas brancas. A passagem segura está no meio dos dois marcos.

No alinhamento entre os dois marcos as pedras se estendem por baixo da água até uma distância de uns 15 metros do marco Leste e até uns 20 metros do marco Oeste.

 


Cilindro com adesivo refletivo branco no molhe Leste

 


Tetraedro com refletivo vermelho no molhe Oeste

 


Emilio Oppitz Adriana Tapes
Um grupo por todos.
Parabéns pelo excelente trabalho pela segurança. Muito obrigado. Emilio

Eduardo Secco Hofmeister Ferrugem Igaraçu - VDS
Não adianta ficar perguntando, "Porque ninguém faz isto?". Não bastam idéias temos que realizá-las. Parabéns para o grupo do Jangadeiros que teve a idéia de sinalizar os molhes do Porto do Barquinho e teve a "ousadia" de realizar tal feito.
(Roberto Gruner Pretexto, Luiz Fernando Pereira Bar.co, Beto e Karin Goidanich Raspajunco, Chucrute (André Hablich) e Cristina, Paulo e Vanda Vier Treze, Eduardo e Silvia Cassel Ucayali).
Precisamos mais gente assim, temos mais "tarefas" a realizar.
Com grupos unidos já conseguimos muita coisa de interesse comum dos velejadores, que muitos julgavam impossível, a limpeza do Rio Guaíba, retirando objetos estranhos ao rio, é o maior exemplo.
A pouco conseguimos a sinalização do canal da Ilha do Chico Manoel.
Temos que sinalizar ainda mais alguns pontos "obscuros" do nosso Rio Guaíba.
O próximo é a pedra em frente a SAVA, já temos o levantamento batimétrico parcial, devemos complementar este levantamento, para colocar uma bóia, e registra-la no DHN da Marinha para constar em carta náutica.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa de sinalizar os molhes do Porto do Barquinho.
Um abraço a todos
Eduardo Secco Hofmeister Ferrugem Igaraçu - VDS

Tarugo
sempre e bom ver parceiros tomando atitudes como essas, nos os velejadores ficamos eternamente gratos ,principalmente quem ja tentou entrar no barquinho com mau tempo anoite. tarugo

Ademir Correa Let It Be
Parabens ao grupo pela execução do projeto! Sem duvida uma importante obra em prol da segurança na navegação. Embora talvez aqui não expresso, tenham a certeza do reconhecimento e da gratidão dos navegadores que passam por lá, ou que passarão algum dia.

Geraldo Knippling Magana
Era isto que estava faltando. A perspectiva obtida do convés de um barco, ao entrar no Barquinho, mesmo com o auxílio do GPS, para muitos despertava dúvidas devido ao ângulo de um dos molhes e a falha de pedras do outro. Parabéns a estes valorosos companheiros por esta magnífica atitude.
Geraldo Knippling.

Rodrigo Beheregaray Asterix
Meus parabéns a essa turma valente e bem-feitora do Janga q nos disponibilizou esse conforto e segurança na sinalização. Faço minhas as palavras do Ferrugem e do Danilo.
Parabéns e obrigado!!!

Galbin Da Vinci II
Parabens comandantes, complementando trabalho pioneiro de marcação da entrada por L.F.Velasco e Com.Geraldo Knippling.
Galbin Da Vinci II