Pintura com verniz em peças de madeira
por Rui Pflug Ketzer

Todos sabem que a tinta aplicada em uma peça de qualquer material tem 2 funções:
1 - proteger o material do ambiente agressivo
2 - embelezar a peça.

Em peças de madeira nobre a segunda função perde muito do significado, pois a madeira é naturalmente bela.

A importância do verniz
Por isto surge a necessidade de pintar a peça com uma tinta transparente. Há muito usa-se o verniz para tanto. Porém esta tinta não protege muito contra os efeitos nocivos do sol, assim foram surgindo vernizes com filtro solar, ou seja, eles absorvem a parte nociva do sol = raios ultra violeta ( UV ), evitando o ataque à madeira. Uma versão mais moderna é o esmalte transparente, mais eficaz e mais fácil de aplicar. Mas tudo o que trataremos aqui aplica-se a qualquer tinta transparente.

Aqui temos, então, um problema: como a luz visível atravessa o verniz uma parte do UV também passa. Para evitar ou diminuir isto precisamos de uma camada espessa de verniz. Como não é possível aplicar uma camada espessa porque o acabamento fica horrível, precisamos aplicar várias demãos de verniz para ter uma durabilidade razoável.

Por isto não precisamos de maiores conhecimentos para fazer este serviço, mas sim de muita paciência: precisamos de no mínimo 8 demãos de verniz para ter "aquele" aspecto acetinado e uma boa proteção. O ideal são 12 demãos.

Ferramentas
Ferramentas necessárias: paciência, lixa, jornal, um pincel macio, um recipiente de tamanho adequado para conter a quantidade de verniz necessária para cada demão, verniz ou esmalte transparente e o diluente recomendado. Uma boa quantidade de estopa, ou trapos, ou papel higiênico. Se o trabalho for grande pode-se usar um diluente mais barato para lavar o material depois da aplicação de cada demão.

Produtos
Existem 3 bons produtos fáceis de encontrar no mercado( estamos em junho de 2003; os preços foram tomados em uma casa especializada em tintas ): o verniz marítimo da Ypiranga ( R$9,99 e o diluente a R$11,30 ), o verniz Solguard da International, com 3 anos de garantia( R$ 16,60 e o diluente R$11,30 ) e o esmalte transparente da Renner( R$11,47 e o diluente R$3,87). Eu, particularmente, prefiro o esmalte transparente, pelas razões expostas acima, mas isto é apenas uma opinião. Daqui para frente usarei o termo verniz apenas por ser mais curto, mas tudo o dito aplica-se aos 3 produtos citados ou a qualquer produto similar.
Junto com o verniz compre o diluente recomendado no rótulo da lata. Isto muitas vezes é um problema, pois em algumas casas de tinta só existe o "thinner genérico", de marca desconhecida. Não caia nesta. Este tipo de produto só serve para limpar pincel e, mesmo assim, às vezes limpa mal. Thinner é um nome genérico para solvente de tinta, e existem centenas de composições possíveis. Cada uma tem a sua aplicação. Uma vez comprei o que havia na loja( segundo o vendedor daria o mesmo resultado e custava a metade ). A segunda demão levou 3 dias para secar e ficou toda enrugada! Comprei o thinner adequado ( não necessariamente o recomendado no rótulo ), lixei bem a peça e o serviço ficou como devia, mas foi um belo susto e algum trabalho extra. Se precisar diluir o verniz direto no recipiente original o cuidado com o diluente é ainda maior. Um diluente inadequado pode reagir com o verniz e criar uma pasta inútil.

Para o meu barco, um O'Day 23' eu compro um litro ( ¼ de galão ). Dá para pintar os guarda-mãos, gaíutas de popa, cana do leme e bordas falsas com as 10 ou 12 demãos recomendadas, bem como os detalhes internos com 3 ou 4 demãos. Sempre sobra um pouco, mas ainda é mais barato do que comprar latas menores. Como as sobras secam no recipiente se não forem usadas em pouco tempo o melhor é dar mais algumas demãos em outras peças, tais como remos ou mesmo anteparas.

Mãos à obra!
E primeiro lugar precisamos da peça limpa, sem restos de pintura anterior nem partes estragadas, pois o verniz não adere perfeitamente em nenhum destes casos, e ao levantar, expões a peça ao ataque do ambiente. Com isto a peça estraga ou apodrece, levantando o verniz. Muitas vezes vemos uma peça com o verniz todo levantado e pensamos que seja de baixa qualidade, mas o problema pode ter sido a aplicação ou o preparo da peça. Deve estar bem seca. Se tiver tempo evite a aplicação do verniz em dias úmidos. Não economize no trabalho de lixa. Todos os pontos estragados precisam, ser removidos, pois eles aparecerão através do verniz e o seu esforço será posto fora. Uma lixadeira orbital não custa caro (existem umas para trabalho amador de baixo custo, que agüentam bem uma pintura a cada 3 ou 4 anos).

Depois de perfeitamente lixada a peça pode receber e primeira demão de verniz. Seguindo a recomendação normalmente encontrada no rótulo dilua o verniz em igual parte de solvente ( apenas para a primeira demão ). Isto produz um verniz de baixa viscosidade, que é absorvido pela madeira e protegerá as camadas inferiores da mesma. Esta demão seca em pouco tempo. Pode-se aplicar uma segunda demão 6 horas depois, se o tempo estiver bem seco e a temperatura adequada.
Se pintar a céu descoberto é óbvio que o tempo não pode estar preparando para chuva, nem chovendo. Não pinte nas horas de sol mais forte, pois o diluente pode ferver e embolar todo o verniz em processo de secagem. Não pinte perto do por do sol, pois pode ocorrer sereno e o verniz ficará branco, estragando o trabalho. Não pinte em dias de vento forte, pois o verniz que está no pincel será espalhado para os locais mais inconvenientes e poderá sujar com a poeira carregada pelo vento.

Estando seca uma demão, normalmente no dia seguinte, aplica-se a seguinte. Para tanto passe uma leve lixa manual( grão 150 ou mais ) para deixar a superfície levemente áspera, senão o verniz escorre todo. O verniz, aplicado depois da segunda demão, tem muita tendência a escorrer. Para evitar aplique sempre diluído conforme o rótulo sugere ( normalmente com 10% de diluente ) e com o pincel com pouco verniz( passe-o na borda do recipiente depois de molha-lo ). Puxe o pincel sempre na mesma direção( nunca cruze a pintura ). Lembre: uma camada grossa de verniz é garantia de mau serviço, pois fica rugosa e demora muito a secar( pode demorar uma semana ). Sempre tire do recipiente original apenas a quantidade de verniz que será usada e feche-o bem em seguida. Restos não devem ser colocados de volta no recipiente original (pode estar poluído com poeira ou outra impureza), nem deve ser acrescentado diluente ao recipiente original, a menos que o verniz esteja muito espesso.
Conforme as demãos acumulam-se o aspecto da peça fica mais atraente e o tempo de secagem aumenta.

Cuidados adicionais:
O verniz escorre com muita facilidade, não só sobre a peça em pintura, mas também sobre o seu suporte. Se ela estiver presa ao barco, como uma borda falsa ou um "guarda-mão" isto deixará o trabalho muito feio, com aspecto de desleixado.
Temos 2 caminhos: O ideal é desmontar a peça e fazer todo o trabalho em local adequado. Isto tem vários inconvenientes: o trabalho de desmontar, de proteger os furos de fixação durante todo o tempo em que se realizará o preparo e a pintura da peça ( com tempo bom teremos quase 2 semanas; se chover só Deus sabe ) e a recolocação da peça, com a vedação dos parafusos de fixação. Sem falar no "local adequado" para o trabalho. Mas o serviço fica muito melhor, com um trabalho de lixa bem acabado nos cantos e a pintura feita sem medo de pingos em locais inadequados. Sem falar nas dores nas costas e pernas ao pintar as bordas falsas e outros detalhes em locais de difícil acesso.

O outro meio de evitar isto é um conjunto de pequenos cuidados:
- limpar todo escorrido com uma estopa assim que ocorrer
- usar o pincel sempre com pouco verniz( precisa de alguma prática )
- cuidar com o vento
- cuidar mais nas últimas demãos, pois a peça deixa de absorver o verniz e ela escorre mais
- cuidar quando pintar cantos vivos.
O melhor para quem está começando é pintar alguma peça destacável, tal como a cana do leme, remos ou paneiros. Pinte no trapiche, ou mesmo em casa. Lembre que as peças que não ficarão expostas ao sol estarão prontas quando ficarem bonitas e não precisam do mesmo número de demãos que externas.
Mas se aconteceu aquele acidente e quando você volta para dar mais uma demão encontra um enorme escorrido bem no local mais visível do barco não enforque-se na adriça da mestra: Compre um bom thinner removedor( o vendedor da loja poderá aconselha-lo sobre isto ). Estes produtos removem mesmo o verniz seco há meses. É claro que dá trabalho.
Por falar em thinner removedor: nunca use-o para diluir o verniz. O trabalho não ficará bonito, pois a sua formulação tem a finalidade de remover o material já seco, destruindo as moléculas do verniz nesta ação.

Prazer
Este roteiro não pretende ser um manual de pintura em tintas transparentes, mas sim dar uma boa idéia de como fazer este trabalho e das dificuldades mais comuns a serem enfrentadas.
Falta um detalhe importante a citar: para muitas pessoas ( eu sou uma delas ) o prazer de realizar uma tarefa visível bonita (mesmo que não seja uma obra de arte) é muito grande, e isto só já justifica o esforço realizado. A economia na contratação de mão de obra chega a ser o menor dos retornos.

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