5º Aniversário do Popa.com.br
Prêmio Amigo do Popa 2007
Danilo Chagas Ribeiro
Apoiadores
Comandantes do
Clube dos Jangadeiros

É comum ouvir-se em discursos de aniversários de um empreendimento, que aqueles anos comemorados foram longos e difíceis. Pois nunca tive anos tão divertidos como estes a bordo do Popa.com.br. Fiz excelentes amigos e naveguei muito mais do que eu imaginava, apesar do meu barco não poder dizer o mesmo.

Números do Popa
O Popa.com.br tem hoje um acervo de dezenas de milhares de fotografias e centenas de artigos publicados. O recorde de visitação ultrapassou 5 milhões de hits mensais. O grupo de internet Popacombr, criado em decorrência do site, reúne mais de 400 participantes em todo o Brasil, trocando informações diariamente.

Nestes 5 anos realizamos obras e promovemos notáveis eventos náuticos. Milhares de milhas náuticas foram navegadas. Mais de 1 milhão de visitas foram registradas.
E isso tudo é nada, se compararmos a um resultado imensurável obtido: a reunião das pessoas. Nós reunimos as pessoas, seja pessoalmente ou virtualmente.

Fazendo amigos
O Popa foi criado para desengavetar fotos e acabou tornando-se, acima de tudo, um grande grupo de amigos. Amigos com quem dividimos missões nada virtuais, como inicialmente fora concebido. Com eles concretizamos eventos relevantes para o meio náutico. São amigos para desobstruir o rio (Projeto Guaíba Livre), para limpar praia e para organizar eventos náuticos. Amigos que dividiram seus conhecimentos, suas conquistas e suas alegrias com todos nós, seja em animadas conversas a bordo, ou virtualmente, em todo o Brasil.

Prazeres
Saber que amigos brasileiros visitaram um amigo no Uruguai, depois de conhecê-lo virtualmente no Grupo Popacombr foi um dos grandes prazeres que tive com o Popa. Da mesma forma, velejei em Florianópolis com amigos que conheci através do site. São os mesmos amigos que visitaram outro, em Recife, que conheceram no Popa igualmente. São exemplos de muitos encontros, como também em Salvador, e até no Caribe.

O período mais trabalhoso do Popa foi com certeza o início. Havia muito menos o que fazer, mas muito mais a decidir e a criar. Foi como planejar e preparar o barco para um cruzeiro de longo curso. Agradeço especialmente ao Comte João Luiz de Mello, que fundou o Popa comigo, por toda a ajuda.

Aos amigos que colaboraram com idéias ou atitudes, com ações ou entusiasmo, Muito Obrigado por todos estes anos de tão boa parceria!

______________________

Prêmio Amigo do Popa

Valorizando o trabalho voltado ao bem coletivo do meio náutico, instituímos o prêmio Amigo do Popa para homenagear aqueles que deram de si em benefício de todos. Na comemoração do 4º aniversário do Popa, no ano passado, homenageamos o querido Comandante Geraldo Knippling pelas obras que criou para os navegadores. São livros contendo informações preciosíssimas, como coordenadas de acesso a pontos de interesse e a abrigos, belíssimas fotografias, e cartas que desenhou com qualidade exepcional, dentre muitas outras informações. Os livros do Mestre estão em todos os barcos que navegam pelo Guaíba e pela Lagoa dos Patos. Mais uma vez muito obrigado, Comandante Knippling.

Amigo do Popa 2007

Chimarrão virado
O Comandante Hugo Pires Sander veleja muito na Enseada de Tapes, costa oeste da Lagoa dos Patos. Tendo encalhado seu barco inúmeras vezes em um longo e estreito banco onde todos os navegadores costumavam encalhar, Hugo velejava com sua esposa quando encalhou mais uma vez. E como conseqüência do encalhe, ela derramou o mate no colo. O problema para ele pode ter sido pior no cockpit do que embaixo d'água, mas isso ele não contou.

Missão arriscada
Hugo tomou a iniciativa de criar uma referência, sinalizando o local. Arrumou um poste e uma bomba d'água, convocou filhos e amigos, e levaram o poste a reboque até o banco. A pé, determinaram o contorno do baixio e o ponto para cravar a estaca. Quando a bomba começou a funcionar, injetando água no fundo de areia para abrir a cavidade para cravar o pau de eucalipto, Hugo estava lá embaixo e acabou com os pés presos no buraco junto ao poste. Por pouco não morreu.

"Pau do Hugo"
O pau cravado na Lagoa dos Patos é até hoje conhecido como "Pau do Hugo". Mas apesar de todos os navegadores da região saberem da existência da marca e terem passado por lá tantas vezes, poucos da geração mais jovem conhecem o Hugo, um velejador veterano. O poste providenciado pelo Hugo, localizado no meio da enseada na direção leste-oeste, é de grande importância a todos os navegadores que entram na Enseada de Tapes.

Criando individualmente, beneficiando coletivamente
Hugo navega há 50 anos. Hugo pensou grande e fez um bem para todos. Em vez de simplesmente reclamar, Hugo arquitetou sozinho e agiu coletivamente, a exemplo do que já vinha fazendo em prol do Clube Náutico Tapense. É impossível determinar quantos encalhes e acidentes foram evitados pela iniciativa deste comandante que, por conta própria, foi lá e fez. Fez para todos nós.

E foi pela sua inciativa e por seu feito voluntário, que o Popa.com.br homenageou o Comandante Hugo com o prêmio Amigo do Popa. Indicado por representativo número de navegadores, por unanimidade, Hugo Pires Sander recebeu o Prêmio Amigo do Popa em 17 de maio de 2007, na festa de comemoração dos 5 anos do Popa.

Reconhecimento oficial
A missão ocorreu há mais de 20 anos e teve sua importância reconhecida oficialmente: alguns anos após a niciativa do Comte Hugo Sander, o DEPRC (Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais) implantou um farolete no local. De uns tempos para cá o DEPRC passou a chamar-se SPH. O diretor administrativo-finaceiro da SPH, José Carlos Martins, compareceu à homenagem e cumprimentou Hugo pela empreitada. O prêmio Amigo do Popa de 2007, patrocinado pela BlueLife Sul, foi passado às mãos de Hugo Sander pelo Comandante Emilio Oppitz, na comemoração do 5º aniversário do Popa, em 17 de maio de 2007, no Veleiros do Sul.

Comandante Hugo Pires Sander, Amigo do Popa, amigo de todos nós.
Muito Obrigado, Comandante!

 

 

______________________

A Marinha de Guerra e a Navegação de Recreio

Alguns dos oficiais da Marinha do Brasil que passaram por Porto Alegre deixaram marcas, como o Comte Péricles, ex-delegado da Capitania dos Portos. Foi ele quem acabou com a proibição de sequer podermos fundear nossos barcos ao largo do Parque de Itapuã.

Éramos afugentados de lá por guardas do parque embarcados com escopetas em punho. Disse o Comte Péricles em uma reunião que "Onde uma acha de lenha flutuar, quem manda sou eu". E foi assim que terminou o bochincho, em paz mas com firmeza, e passamos a poder novamente fundear em Itapuã.

Homenagem ao Comandante Lavigne
Neste ano tivemos outro comandante que deixou sua atuação bem marcada junto a nós. Quando fizemos a primeira reunião para organizar o Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Rio Grande 2007, comemorando o Bicentenário do Almirante Tamandaré, o Comandante Lavigne já estava lá entre nós.

Outras reuniões aconteceram e ele estava presente. Foi participativo, atento e interessado. Depois veio de Rio Grande para as palestras que promovemos. Veio para a largada, em P. Alegre, e estava na chegada, em Rio Grande.

Quando chegou a hora da Comissão Organizadora discorrer sobre suas decisões com a Marinha, tivemos uma grata surpresa pela flexibilidade com que fomos recebidos.

Durante a operação do evento tivemos mais uma boa surpresa, pela iniciativa e a atuação que a Marinha mostrou, sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Geraldo Lavigne Britto, Capitão dos Portos do RGS.

Através da determinação dele, a Marinha disponibilizou-nos um navio, 3 lanchas, 1 helicóptero e duas viaturas. E elaboraram todo um plano de trabalho. O Comte Lavigne destacou mais de 50 homens diretamente envolvidos no evento.

Perguntei a alguns veteranos do meio náutico se já haviam visto atuação parecida da Marinha por aqui. Jamais viram algo semelhante por estas águas e negaram que tenha havido operação em tal vulto em Ilhabela, na Refeno ou em outro evento no âmbito nacional.

Estes homens acompanharam nossos barcos e prestaram serviço médico e serviço mecânico. Resgataram um tripulante com hipotermia e o medicaram no navio da Marinha. O pessoal do Comte Lavigne enfiou-se no motor de veleiros para trocar peças. Construíram cabos para fazer ponte elétrica, dentre outros fainas imprevisíveis. A Marinha foi muito além da operação de segurança proposta. O Comandante Lavigne, literamente, vestiu a nossa camisa!

E é por ter ido bem além das suas obrigações, demonstrando respeito e dedicação à navegação de recreio, que homenageamos o Comte Lavigne, Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul.
Muito obrigado, Comandante!

A placa com que homenageamos o Comandante Lavigne foi entregue pelo Comandante Cylon Rosa Neto ao Comte Cintra, Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, representando o Capitão dos Portos.

______________________

Agradecimentos

Sem eles a festa não teria acontecido
Muito obrigado a todos pela participação na festa do 5º aniversário do Popa e, especialmente aos amigos que a tornaram possível:
Comte Luis Fernando Pereira, do Jangadeiros, diretor da BlueLife Sul, patrocinadora do troféu Amigo do Popa;
Comte Marcio Lima, do Jangadeiros, diretor da Equinautic;
Comte Fernando Maciel, do Veleiros do Sul, diretor da Triativa;
Veleiros do Sul
, pelo local cedido;
Comte Klaus Bohne, do Veleiros do Sul, diretor da Tria Arquitetura.
Comandantes do Jangadeiros
Comandante Fernando Lisboa Jr, Comandante Roberto Gruner, Comte Antonio Joaquim Machado, Comte Pedro Boletto, Comte José Campello, e Comandante Fábio Beck. Sem eles, a festa não teria sido realizada.

Muito obrigado também à Rosane, minha esposa, pelo bolo para as mais de 100 pessoas presentes.

Ao Comandante João Daniel Nunes e ao Comandante Elson Lorenzoni, muito obrigado pela atitude ativa.

Muito obrigado ainda ao Comandante Dieter Brack e à Maxi Garoa pela perfeita organização da festa e pela iniciativa do belo quadro com que fui presenteado.

Veja abaixo as fotos da festa de comemoração do 5º Aniversário do Popa.com.br.

 

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

Navegadores & Cia 357

 

Navegadores & Cia 356

 

Navegadores & Cia 355

 

Navegadores & Cia 354

 

Navegadores & Cia 353

 

Navegadores & Cia 352

 

Comentários: info@popa.com.br