Árvore encalhada no Rio Guaíba
Obstáculo perigoso em local de grande tráfego
Danilo Chagas Ribeiro

Velejando no Feitiço com o Comandante Jorge Zaduchliver nesta sexta-feira, 02 de junho de 2006, vimos a ponta de um galho de árvore encalhada nas proximidades da Vila Conceição, a Oeste do alinhamento Usina-Ponta do Dionísio. O local tem tráfego considerável, estando nas proximidades da extremidade sul do "canalete". A visibilidade é ruim devido à pouca altura do galho acima da linha d'água.

Acreditamos que seja encalhe recente. A imagem com duas vistas, tomadas uma logo após a outra, dá uma idéia da localização da árvore. Como em um iceberg, vemos acima da superfície uma minúscula parte da árvore. As ocorrências mais danosas são de cascos perfurados (principalmente os de lanchas), hélices quebrados, lemes danificados, e outros

Se alguém marcar o obstáculo, por favor envie as coordenadas para o site. A leitura da Régua da Harmonia na data era de 0,85m. Para comparações do nível do rio, consulte a profundidade atual.

 

Região provável do obstáculo

 

A pá do hélice encravada no galho testemunha o perigo das árvores encalhadas
(árvore retirada do Rio Guaíba em Outubro de 2003, bem nas proximidades da árvore atualmente encalhada)

 

A árvore sobre o batelão da SPH (Out 03)
(a seta aponta para a pá do hélice)

Nova mobilização junto à SPH é necessária para a re-edição do Projeto Guaíba-Livre. Várias outras árvores podem ser vistas no rio.

 

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br