Exibindo conteúdo de 08 de dezembro de 2003. Edição nº 13988

Município
Sinalização de obstáculos do Guaíba é meta de campanha

Proposta de velejadores busca segurança na navegação

Pelo menos duas dezenas de pedras que prejudicam a navegação esportiva e de lazer no Guaíba poderão ser sinalizadas nos próximos meses. A segunda etapa da campanha Guaíba Livre, organizada por velejadores da Capital, pretende instalar bóias e faroletes para garantir a segurança das embarcações ao longo da orla.

Em outubro, dezenas de troncos, estacas e restos de tubulações de dragagem foram retirados do Guaíba ainda na primeira fase da campanha. Fora do canal de navegação comercial, os obstáculos estavam atrapalhando velejadores que utilizam o Guaíba para lazer e esporte.

- Em um tronco encontramos uma pá de hélice de alguma embarcação. É a prova do risco que estes materiais oferecem - explica o velejador Danilo Chagas Ribeiro, fundador do site que organiza a campanha.

De acordo com o tipo e a localização do obstáculo, ele poderá ser sinalizado com uma bóia ou com um farolete, uma espécie de torre com uma luz piscante para sinalização noturna. A sinalização dependerá de autorização da Marinha brasileira.

Ainda em dezembro, segundo Ribeiro, um projeto deverá ser enviado à Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, no Rio, por meio da Capitania dos Portos de Porto Alegre. Caso seja aprovado, a Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH) será autorizada a instalar os sinalizadores.

- Os sinalizadores e os recursos para a operação são da superitendência, que tem demostrado todo o interesse em concluir o projeto - afirma Ribeiro.

Pedras e cascos antigos foram deixados na água

A SPH participou da primeira etapa da campanha, cedendo dragas e embarcações para remover galhos de árvores, restos de velhos embarcadouros submersos e pedaços de sucata. Segundo o diretor de Hidrovias do órgão estadual, José Carlos Martins, não foi possível retirar todos os obstáculos. Pedras e cascos de embarcações afundadas há muito tempo tiveram de ser deixados no fundo do Guaíba.

Martins afirma que a superintendência aguarda contato dos clubes para ajudar na sinalização dos trechos navegáveis fora do canal usado por embarcações comerciais.

- É uma campanha dos clubes, mas a SPH tem grande interesse em incentivar a navegação de lazer e de barcos pequenos fora do canal. Estamos à disposição para fornecer equipamentos para a próxima etapa - disse.

O projeto
- A campanha Guaíba Livre, organizada por velejadores da Capital, busca assegurar segurança para embarcações ao lonho da orla.
- Fora do canal de navegação comercial, os obstáculos atrapalham velejadores que utilizam o Guaíba para lazer e esporte.
- Em outubro, troncos, estacas e restos de tubulações de dragagem foram retirados do Guaíba na primeira fase da campanha.

- Na segunda etapa da campanha, a intenção é sinalizar os obstáculos


Multimídia
______________________________________________________________________________

Limpeza: troncos, estacas e restos de tubulação foram retirados da água


-o-