Pérolas da vela
A Internet passa conhecimento. Às
vezes, errado.
Saiba aqui sobre:
A navegação contradizendo as leis da física
Satélites GPS são utilizados para comunicação
também
A medida precisa de uma milha náutica: 1.609metros
Aprenda definição moderna de barlavento: é o contravento.
Aquele que vem.
Boreste é o mesmo que Leste.
E muito mais...
"Traduzindo"
do português para o inglês:
Click Macaé - Terminologia
Naval
http://www.clickmacae.com.br/?sec=84&pag=pagina&cod=49
em 15/junho/2005
roda de proa = stern
roda de proa de barra = bar stern
A origem
das coordenadas
UTM está em Greenwich
Pergunta:
From: sergiomousquer To: altomar@yahoogrupos.com.br Sent: Monday,
September 29, 2003 10:39 AM Subject: [altomar] GPS
Alguém sabe informar onde é o ponto "0"
das coordenadas UTM que lemos no GPS?
Reposta:
From: Maribel Andrade To: Grupo Altomar Sent:
Monday, September 29, 2003 6:12 PM Subject: Re: [altomar] GPS
Sérgio,
UTC (tempo universal coordenado) é o mesmo que GMT e o mesmo que UTM
(tempo universal médio), ou seja seu ponto de origem é o observatório
de Greenwich na Inglaterra, existe na verdade uma pequena diferença,
mas que é irrelevante para fins de navegação, normalmente
só os astrônomos levam em consideração.
abraços,
Maribel Andrade
popacombr: O Sistema UTM
(Universal Transverse Mercator) é empregado em cartas e mapas que cobrem
grandes distâncias, ao contrário das cartas náuticas que
costumamos usar a bordo. É o sistema empregado nos mapas do exército
brasileiro e americano também. Divide o globo terrestre em 60 zonas
de 6º de longitude. A Zona 1 vai da longitude 180º a 174º.
Cada zona tem sua origem, ou seu "ponto 0"...
Atriça
é a vela que segura o mastro
"O Estado de São Paulo"
http://www.jt.estadao.com.br/editorias/2003/01/20/esp009.html,
22 de janeiro de 2003
Os ventos fortes de 15 a
20 nós (30 a 35 km/h) fizeram com que o barco Daslu Portugal Telecom,
com uma tripulação exclusivamente feminina, tivesse problemas
com a atriça, a vela que segura o mastro.
(Gentilmente enviado à popa.com.br pelo Rafael Magalhães/CDJ)
BARLAVENTO:
O contravento, aquele que vem ( leia
muitas "maravilhas" - este site é campeão)
Site Pessoal de Cacá Fernando
da ESPN
http://www.webamigos.net/cacafernando/espvivob8.shtml,
em 3 de junho de 2002
...Mas quando o aproximamos
da linha do vento e a proa cruza o vento, o barco passa por uma "zona
de perigo", vacila sua estrutura, sacode e grita, com seu ranger característico.
Os veleiros não navegam diretamente contra o vento, mas sim num ângulo
de 45 graus. Outro detalhe importantíssimo: na navegação,
a menor distância entre dois pontos é o ziguezague, contradizendo
as leis da física (linha reta).
BORESTE: Lado direito (leste, estibordo = starboard) do barco
COMPARTIMENTOS: Convés, deck, cockpit, paiol de proa (onde guardam-se
as velas)
TIMÃO: Roda de leme, a extensão da aste (leme) que está
na água e dá a direção do barco
GPS: Comunicação e localização por Satélites
MILHAS NAUTICAS: 1milha = 1609km
JAIBAR A VELA: Vela mestra cheia, barco quer fazer a curva para o mesmo lado.
Aí troca-se a vela de lado
BARLAVENTO: O contravento, aquele que vem (=upwind), deve-se rizar a vela.
Os veleiros navegam a 45º em relação ao vento. A inclinação
do barco chama-se FORÇA DE DERIVA que somada à FORÇA
DO VENTO representa a propulsão do veleiro
VELAS de BARLAVENTO: Genôa ("jib" ou vela de proa) + vela
mestra (principal)
SOTAVENTO: O vento favorável, quando o barco vai "ao sabor do
vento" (=downwind). Deve-se ampliar a área vélica (balão)
para se aumentar a impulsão natural do barco
Catraca:
Moitão para caçar escotas
http://www.velejando.com/glossario.html, em 3 de junho de 2002
Mão esquerda no leme:
Tem preferência de manobra quase sempre
Moitão: Peça guia dos cabos
Catraca: Moitão para caçar escotas
O tamanho
da vela varia em função do nível do velejador
Náutica Web
http://www.uol.com.br/nauticaweb/esporte/vela2.htm, em 3 de junho de 2002
DICAS: -Leve um pedaço de corda (50 cm são suficientes) para
caso de algum cabo arrebentar.
( 01 ) VELA: Feita de material sintético, seu tamanho varia em função
do nível do velejador.
Os veleiros Oceano são medidos em pés (33cm)
Velejar é Preciso
http://www.fevesp.org.br/bordo/junho/velejar.htm, em 3 de junho de 2002
... Os veleiros Oceano são medidos em pés (33cm)...
"O
comprimento da milha varia com a latitude"
www.??? (a página tinha fundo verde bem escuro), em maio de 2002
Li algo como: "O comprimento
da milha varia com a latitude".
Li também exatamente isso: "O nó equivale a um minuto de
arco".
Quando você
PUXA o leme o barco ARRIBA
por que velejar?, em junho de 2002
http://lightning.prohosting.com/~apadf/curios.html
-ARRIBAR E ORÇAR-Quando
você PUXA o leme o barco ARRIBA, quando EMPURRA o barco ORÇA.
Saber estes termos é muito importante...
GPS: satélites
em órbita geo-estacionária
Gerry (deepwateradmirer@yahoo.com.br),
para o altomar@yahoogrupos.com.br
De: deepwateradmirer <deepwateradmirer@yahoo.com.br>
Para: altomar@yahoogrupos.com.br <altomar@yahoogrupos.com.br>
Data: Quarta-feira, 28 de Agosto de 2002 08:01
Assunto: [altomar] ERROS NO GPS
...
A marinha americana e outros desenvolveram o sistema GPS , no qual doze satélites
em orbita geoestacionária em cada hemisfério,ou seja, eles giram
com a mesma velocidade da terra(900 milhas por hora), ficando estáticos
em relação ao GP(geografica point) ou seja a projeção
de sua posição na esfera em direção ao centro
da terra...
Obs. (popa.com.br): Na verdade os satélites
GPS giram duas voltas ao redor da terra diariamente.
Lido em http://www.garmin.com/aboutGPS/: ... "GPS
satellites circle the earth twice a day in a very precise orbit and transmit
signal information to earth." ...
-o-
Um dia, sem querer, certamente eu também vou escorregar no convés. Espero que não seja uma queda tão desastrosa.
Ouvido por aí...
Em um curso de Preparação para Regatas (Porto Alegre, 2002)
"O GPS aponta para
o norte magnético".
"Estamos agora andando mais rápido que o vento" (em um Ranger
22).
Em um curso de Meteorologia (Porto Alegre, 2001)
"O tal Efeito de Coriolis que ensinam nos livros de geografia, isso que a água arrodeia prum lado aqui e pra outro no hemisfério norte, isso é pura besteira".
Estórias
Supremacia (texto tal e qual foi recebido pela Internet) O diálogo abaixo é verídico,
e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana
e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral
de Newfoundland. |
Expressões
usuais a bordo que fazem os passageiros "olhar atravessado"
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"Bota o pau" (de spinnaker) | Fixar ao mastro a haste que arma a vela pequena (da frente) quando o vento vem por trás* |
"Caça o burro do pau" (idem) | Prender a tal haste para que não suba |
"Caça a bicha da valuma" | Esticar um fiozinho pra vela não ficar flamulando que nem bandeira |
"Caça a bolina" | Levantar a parte móvel embaixo do barco (algo como uma "quilha" móvel) em locais rasos para que não bata no fundo |