Pérolas da vela
A Internet passa conhecimento. Às vezes, errado.

Saiba aqui sobre:

A navegação contradizendo as leis da física
Satélites GPS são utilizados para comunicação também
A medida precisa de uma milha náutica: 1.609metros
Aprenda definição moderna de barlavento: é o contravento. Aquele que vem
.
Boreste é o mesmo que Leste.

E muito mais...


"Traduzindo" do português para o inglês:
Click Macaé - Terminologia Naval
http://www.clickmacae.com.br/?sec=84&pag=pagina&cod=49 em 15/junho/2005

roda de proa = stern
roda de proa de barra = bar stern

A origem das coordenadas UTM está em Greenwich
Pergunta:
From: sergiomousquer To: altomar@yahoogrupos.com.br Sent: Monday, September 29, 2003 10:39 AM Subject: [altomar] GPS
Alguém sabe informar onde é o ponto "0" das coordenadas UTM que lemos no GPS?

Reposta:
From: Maribel Andrade To: Grupo Altomar Sent: Monday, September 29, 2003 6:12 PM Subject: Re: [altomar] GPS

Sérgio,
UTC (tempo universal coordenado) é o mesmo que GMT e o mesmo que UTM (tempo universal médio), ou seja seu ponto de origem é o observatório de Greenwich na Inglaterra, existe na verdade uma pequena diferença, mas que é irrelevante para fins de navegação, normalmente só os astrônomos levam em consideração.
abraços,
Maribel Andrade

popacombr: O Sistema UTM (Universal Transverse Mercator) é empregado em cartas e mapas que cobrem grandes distâncias, ao contrário das cartas náuticas que costumamos usar a bordo. É o sistema empregado nos mapas do exército brasileiro e americano também. Divide o globo terrestre em 60 zonas de 6º de longitude. A Zona 1 vai da longitude 180º a 174º.
Cada zona tem sua origem, ou seu "ponto 0"...

Atriça é a vela que segura o mastro
"O Estado de São Paulo"
http://www.jt.estadao.com.br/editorias/2003/01/20/esp009.html, 22 de janeiro de 2003

Os ventos fortes de 15 a 20 nós (30 a 35 km/h) fizeram com que o barco Daslu Portugal Telecom, com uma tripulação exclusivamente feminina, tivesse problemas com a atriça, a vela que segura o mastro.
(Gentilmente enviado à popa.com.br pelo Rafael Magalhães/CDJ)

BARLAVENTO: O contravento, aquele que vem ( leia muitas "maravilhas" - este site é campeão)
Site Pessoal de Cacá Fernando da ESPN
http://www.webamigos.net/cacafernando/espvivob8.shtml, em 3 de junho de 2002

...Mas quando o aproximamos da linha do vento e a proa cruza o vento, o barco passa por uma "zona de perigo", vacila sua estrutura, sacode e grita, com seu ranger característico. Os veleiros não navegam diretamente contra o vento, mas sim num ângulo de 45 graus. Outro detalhe importantíssimo: na navegação, a menor distância entre dois pontos é o ziguezague, contradizendo as leis da física (linha reta).
BORESTE: Lado direito (leste, estibordo = starboard) do barco
COMPARTIMENTOS: Convés, deck, cockpit, paiol de proa (onde guardam-se as velas)
TIMÃO: Roda de leme, a extensão da aste (leme) que está na água e dá a direção do barco
GPS: Comunicação e localização por Satélites
MILHAS NAUTICAS: 1milha = 1609km
JAIBAR A VELA: Vela mestra cheia, barco quer fazer a curva para o mesmo lado. Aí troca-se a vela de lado
BARLAVENTO: O contravento, aquele que vem (=upwind), deve-se rizar a vela. Os veleiros navegam a 45º em relação ao vento. A inclinação do barco chama-se FORÇA DE DERIVA que somada à FORÇA DO VENTO representa a propulsão do veleiro
VELAS de BARLAVENTO: Genôa ("jib" ou vela de proa) + vela mestra (principal)
SOTAVENTO: O vento favorável, quando o barco vai "ao sabor do vento" (=downwind). Deve-se ampliar a área vélica (balão) para se aumentar a impulsão natural do barco

Catraca: Moitão para caçar escotas
http://www.velejando.com/glossario.html, em 3 de junho de 2002

Mão esquerda no leme: Tem preferência de manobra quase sempre
Moitão: Peça guia dos cabos
Catraca: Moitão para caçar escotas

O tamanho da vela varia em função do nível do velejador
Náutica Web
http://www.uol.com.br/nauticaweb/esporte/vela2.htm, em 3 de junho de 2002

DICAS: -Leve um pedaço de corda (50 cm são suficientes) para caso de algum cabo arrebentar.
( 01 ) VELA: Feita de material sintético, seu tamanho varia em função do nível do velejador.

Os veleiros Oceano são medidos em pés (33cm)

Velejar é Preciso
http://www.fevesp.org.br/bordo/junho/velejar.htm, em 3 de junho de 2002

... Os veleiros Oceano são medidos em pés (33cm)...

"O comprimento da milha varia com a latitude"
www.??? (a página tinha fundo verde bem escuro), em maio de 2002

Li algo como: "O comprimento da milha varia com a latitude".
Li também exatamente isso: "O nó equivale a um minuto de arco".

Quando você PUXA o leme o barco ARRIBA
por que velejar?, em junho de 2002
http://lightning.prohosting.com/~apadf/curios.html

-ARRIBAR E ORÇAR-Quando você PUXA o leme o barco ARRIBA, quando EMPURRA o barco ORÇA. Saber estes termos é muito importante...

GPS: satélites em órbita geo-estacionária
Gerry (deepwateradmirer@yahoo.com.br), para o altomar@yahoogrupos.com.br

De: deepwateradmirer <deepwateradmirer@yahoo.com.br>
Para: altomar@yahoogrupos.com.br <altomar@yahoogrupos.com.br>
Data: Quarta-feira, 28 de Agosto de 2002 08:01
Assunto: [altomar] ERROS NO GPS

...
A marinha americana e outros desenvolveram o sistema GPS , no qual doze satélites em orbita geoestacionária em cada hemisfério,ou seja, eles giram com a mesma velocidade da terra(900 milhas por hora), ficando estáticos em relação ao GP(geografica point) ou seja a projeção de sua posição na esfera em direção ao centro da terra...

Obs. (popa.com.br): Na verdade os satélites GPS giram duas voltas ao redor da terra diariamente.
Lido em http://www.garmin.com/aboutGPS/: ... "GPS satellites circle the earth twice a day in a very precise orbit and transmit signal information to earth." ...

-o-

Um dia, sem querer, certamente eu também vou escorregar no convés. Espero que não seja uma queda tão desastrosa.


Ouvido por aí...

Em um curso de Preparação para Regatas (Porto Alegre, 2002)

"O GPS aponta para o norte magnético".
"Estamos agora andando mais rápido que o vento" (em um Ranger 22).

Em um curso de Meteorologia (Porto Alegre, 2001)

"O tal Efeito de Coriolis que ensinam nos livros de geografia, isso que a água arrodeia prum lado aqui e pra outro no hemisfério norte, isso é pura besteira".


Estórias

Supremacia

(texto tal e qual foi recebido pela Internet)

O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da Marinha Norte Americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.
Os americanos começaram na maciota:
- Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.
Os canadenses responderam de pronto:
- Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.
O americano ficou mordido:
- Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.
Mas o canadense insistiu:
- Não. Mude o SEU curso atual.
O negócio começou a ficar feio. O capitão americano berrou ao microfone:
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA
AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.
E o canadense respondeu:
- Aqui é um farol, desligo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expressões usuais a bordo que fazem os passageiros "olhar atravessado"
"Bota o pau" (de spinnaker) Fixar ao mastro a haste que arma a vela pequena (da frente) quando o vento vem por trás*
"Caça o burro do pau" (idem) Prender a tal haste para que não suba
"Caça a bicha da valuma" Esticar um fiozinho pra vela não ficar flamulando que nem bandeira
"Caça a bolina" Levantar a parte móvel embaixo do barco (algo como uma "quilha" móvel) em locais rasos para que não bata no fundo
(*) alguma explicação mais coloquial?