Seção Humor
Nov 2003

Punição por indisciplina a bordo
Métodos cruéis ainda empregados
Danilo Chagas Ribeiro

O esporte à vela oferece uma série de vantagens, dentre elas o contato com a natureza e a liberdade de ir e vir.
Mas nem tanto!

A disciplina da tripulação é fundamental a bordo devido ao confinamento na embarcação. Tripulantes que não tenham atitude coerente podem ser punidos pelo comandante. Ele é soberano a bordo, por uma tradição milenar. Alguns são muito severos, como o Comandante Inácio Bueno de Camargo, que de bueno, aliás, não tem nada, como verão a seguir.


O tripulante rebelde em posição para sofrer a punição do Cmte Bueno de Camargo,
do veleiro Rajá V, na Regata Porto dos Casais, Rio Guaíba, em 2/Nov/2003.

Ao primeiro sinal de motim a bordo, o comandante amargo obriga o tripulante amotinado a ajoelhar-se no guarda-mão de seu Rajá V, apoiado na ponta dos pés, e proibido de apoiar-se com as mãos. Enquanto isso, o comandante navega com vento em popa, no limite do jaibe, obrigando o desafortunado a manter a cabeça no caminho da retranca quando do disparo da manobra (jaibe). Dependendo da força do vento, o retrancaço significa morte certa para o tripulante rebelde, pois a retranca é regulada para a altura da nuca da vítima. Observe esses detalhes na foto.

Gaba-se ainda o tal comandante, de que sua atitude serve de exemplo à toda a tripulação e que a adotou após a leitura das terríveis façanhas do lendário Captain Blackbeard, o temido Capitão Barba Negra, pirata inglês do século XVI, época referida como The Golden Age of Sail.

A tradicional C.U.S.P.E. (Central Única dos Sofridos Proeiros Explorados) foi acionada para tomar explicações do Comandante Bueno de Camargo. Igualmente foi comunicado o fato ao M.S.B. (Movimento dos Sem Barco) para as providências cabíveis.

-o-

Nesta mesma regata corri como proeiro no Fiapo, o Scorpio26 do Comandante João Luiz de Mello. Vínhamos em orça com mais de 25 nós de vento. O barco estava muito adernado, deixando a catraca de sota lá embaixo, quase roçando n'água. De tanto ele me aporrinhar acabei quebrando uma costela pra caçar a tal da polegada a mais que ele queria (não estou brincando). Não precisava caçar mais aquela encrenca, mas este comandante não pode ver um proeiro quieto que já despacha serviço.
Acabou rasgando o punho da genoa! Eu falei...

E tem mais: só leva um proeiro a bordo. Acho que é para economizar o gelcoat do convés.

O almoço oferecido a bordo do Fiapo é temático: Sanduíche ao Molho Rio Guaíba. Se alguém já teve que espremer um sanduíche encharcado antes de comer, sabe da gosma de que estou falando. Falta um registro no dreno da pia onde o tal manjar dos deuses é deixado e por isso, quando o Fiapo aderna muito, sobe o molho pro sanduíche. Este processo, justiça seja feita, é totalmente automático.

Se os comandantes não valorizarem os raros proeiros disponíveis, suponho que a maioria vá preferir fazer a proa de veleiros radiocontrolados.


07 Dez 2003

MSB obteve liminar para a re-integração do proeiro Chucrute no Rajá V


O proeiro Chucrute ainda trajando parte das vestimentas do Presídio

Em apenas um mês o Movimento dos Sem Barco obteve vitória impressionante para a categoria dos Proeiros. Além de conseguir a soltura do tripulante que se amotinou a bordo do Rajá V, o MSB ainda obteve a re-integração do proeiro à tripulação do veleiro.

O comandante Bueno amargurou-se e chegou a alegar que o tripulante insistia em comer chucrute a bordo, mas vendo-se sem chance de recorrer, mudou de rumo e sugeriu que a C.U.S.P.E. (Central Única dos Sofridos Proeiros Explorados) devia ter seu nome alterado: a palavra Sofridos, segundo o comandante, deveria ser Sofríveis.

Na Regata de Aniversário do Janga, em Dez/03, Chucrute voltou a tripular o maRajá V, mais faceiro que lambari em sanga.

O Cmte Bueno contratou um novo Imediato para atuar na disciplina dos proeiros. É Jackson, o estripador, o cara com chapéu de beijar santo (a bombordo), que busca inspirações para a disciplina a bordo no rock geriátrico (sixties).

Conheça as exigências para ser habilitado como proeiro.


Ajude seu Proeiro a Subir na Vida

Vejam na foto do Tempest, tomada na mesma regata de re-integração do Chucrute, que nem todos os comandantes são iguais. Há sempre os que ajudam o proeiro a subir na vida.


Esta imagem foi feita por indicação do Comandante Bueno de Camargo. Acredite, se quiser!


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