A velhinha esperta
Optando entre o transatlântico e o asilo
Piada



22 Set 2007
Um casal americano viajava num cruzeiro marítimo pelo Mediterrâneo, a bordo de um transatlântico luxuosíssimo. Durante um jantar, o casal notou uma velhinha simpática e sorridente, sentada no convés, perto da entrada do restaurante. Pôde o casal perceber que todo o pessoal da tripulação do navio, garçons, ajudantes, mediato e até mesmo o comandante estava muito bem familiarizados com a doce velhinha.

Curiosa, a mulher perguntou a um garçom quem era aquela velhinha simpática, e ele respondeu que era uma passageira, e estava a bordo nas últimas quatro viagens feitas por aquele navio.

Uma tarde, quando saíam para uma volta no convés, o casal encontro-se com a velhinha e aproveitou para cumprimentá-la. Conversaram um pouco e a mulher disse:

- Pelo que eu pude perceber, a senhora tem viajado muito nesse navio...

- É verdade. Esta é a quarta viagem que faço. É que sai muito mais barato que morar num asilo de velhos nos Estados Unidos. Não ficarei num asilo nunca! Por isso, decidi que, de agora em diante, não saio mais desse navio... Ficarei fazendo cruzeiros até a morte! O custo médio para se cuidar de um velho num asilo é de 220 dólares por dia! Verifiquei no departamento de reservas deste navio que posso obter um desconto quando compro passagens com bastante antecipação. Isso, para pessoas de idade avançada chega a 135 dólares ao dia. A viagem me custa 65 dólares a menos... E tem mais. Pago só 10 dólares diários de gorjetas... Tenho mais de dez refeições por dia, e, se não quiser ir ao restaurante recebo a comida na minha cabine, o que significa que posso ter café na cama todos os dias... O navio tem três piscinas, um salão de ginástica, lavadoras e secadoras de roupa grátis, biblioteca, Internet, cinemas, shows todas as noites e o melhor é que vejo uma paisagem nova todos os dias... De quebra, ainda tenho pasta de dentes, sabonetes, shampos grátis... Tratam a gente como cliente e não como simples paciente... Com uma gorjeta extra de 5 dólares, tenho todo o pessoal de bordo trabalhando para mim... Uma delícia! Além disso, fico conhecendo muita gente nova, troco idéias, fazemos comentários sobre os mais diversos assuntos... A tv estragou? Num minuto eles trocam... Queimou uma lâmpada, mais um minuto tenho uma novinha... Quer trocar de colchão, é só pedir... Lavam e trocam a roupa de cama e toalhas todos os dias sem precisar pedir... Agora, se você ficar num asilo de velhos, e cai, quebrando um braço, uma perna, a bacia. Você só tem uma saída: seu plano médico... Aqui, se você cair e se machucar, eles a colocam numa suíte de luxo, pelo resto da vida... E o melhor, você vai conhecendo a América do Sul, o Caribe, o Canal do Panamá, as Ilhas Gregas, enfim, o mundo inteiro... Escolham: tudo isso ou ficar entre quatro paredes de um quarto de hospital ou um asilo de velhos...

E acrescentou, encerrando a conversa:

- Ah. Ia-me esquecendo! Se você morre, eles a atiram no mar, sem nenhum custo adicional...

-o-