A surpresa dos pescadores
(e da tripulação do O'Day no canal)

Participando da regata de aniversário do Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre, no dia 2 de maio de 2004, estávamos em total marasmo por falta absoluta de vento, em frente à Vila Assunção, em direção ao sul, quando ouvimos o apito fraco de um navio aproximando-se pela popa. Era o cargueiro Trevo Roxo, que ainda vinha longe, mas chegando à entrada do Canal das Pedras Brancas com velocidade de cruzeiro.

O canal tinha em torno de uma dúzia de veleiros parados, à espera do vento. Próximo à Ilha da Piava, mais à nossa frente, havia um O'Day23, bem no meio do canal. O apito do navio era fraco e não ouviram.

Fiquei observando aquele O'Day e não vi movimentação alguma a bordo.
Assobiei forte pra chamar a atenção deles e apontei para o navio. Até perceberem que o assobio era para eles, darem-se conta do que estava acontecendo, pensarem nas providências imediatas que deveriam tomar, e se mexerem, levou algum tempo.

Quando resolveram ligar o motor, o navio já tinha "crescido" bastante. O timoneiro puxou algumas vezes a cordinha para dar partida no motor de popa, sem sucesso.

Como a gente dificilmente sabe se e quando um motor de popa vai mesmo pegar, ainda mais quando se está aporrinhado e se esquece de bombear a gasolina, imagino que aquele pessoal a bordo do O'Day teve uma bombada bem legal de adrenalina até que o motor pegou.

Veja o vídeo, de autor desconhecido, recebido por mail. A história acima é verdadeira. Já o vídeo...

-o-