De Salvador a Recife em um Veleiro Clássico
Átila Böhm

Eu estava na varanda do Aratú Iate Clube conversando com o casal João Rolim e Lourdes Rolim quando eles me fizeram o convite para velejar de Salvador a Recife. Topei na hora.

Compostela

Deslocamento 4 ton.

Mastro PROCTOR, Desenho de Holman & Pye, 380 unidades produzidas de 1968 a 1977

Partida 30/08/2005

Saímos do CENAB em Salvador – BA, deixamos o Forte São Marcelo por Boreste. Céu aberto e mar calmo.

Eu estava ansioso para ver o desempenho do Centurion 32. Navegamos a motor e à vela até o través do Farol Açu da Torre ou Praia do Forte, pôr-do-sol.

Dia 31

Acho que eram 03:00h da madrugada quando o Cmt. Rolim me chamou “Quebrou o Piloto Automático e é o teu turno”. Legal! Saí da cabine, céu aberto e vento entre Leste e Sudeste, o que dá uma orça folgada. Amarrei o leme a uns 15° para arribar, mais ou menos na posição que eu me lembrava que o piloto automático estava trabalhando. O barco continuou o rumo muito bem. No amanhecer a Comandanta Lourdes preparou um café “esperto” para a tripulação que assumia e que debandava. Consertamos o piloto e fui dormir. O vento aumentou de intensidade e o barco se comportava muito bem, bem demais para um 32’. A velocidade variava entre 5 e 6 nós. O cockpit é confortável, e a braçola é alta e anatômica.

Dia 01/09/05

Passamos toda a madrugada com um vento Leste de aprox. 15 nós e a velocidade do barco era de 6 a 7 nós. Após o café da manhã, avistávamos a Barra de São Miguel e ao nosso través as Barreiras Vermelhas que são os dois indicativos que estamos chegando a Maceió. Conforme nos aproximávamos da costa o vento começava a diminuir a intensidade, o famoso terral em ação.

Eu gosto muito da escala em Maceió, a primeira etapa da parada em Maceió é encontrar o Bira, hoje ele bateu o Record, já estava com a catraia na poita esperando a gente. Descemos em terra para um banho e almoço.

A Federação de Vela de Alagoas tem o hábito de receber a gente muito bem, não deu outra, o Plínio Buenos Ayres nos levou para almoçar no Restaurante Pirata na Praia de Pajuçara, visual maravilhoso.

Dia 2

09:00h largamos a poita da Federação e panos para cima. Céu limpo vento Leste e o Compostela navegando bem, até o través de Porto de Pedras uma orça, depois arriba 15º e proa para o Recife. As 21:00 preparei um capeleti com molho refogado de tomate picado com cebola e creme de leite, depois fui dormir.

Dia 3

Às 03:00h o Cmt me chamou, era meu turno, “Átila tava bom aquele capeleti!”, entendi, fui para a cozinha e preparei macarrão com molho de tomate picado refogado com ...

Ao amanhecer estávamos arribando para aproximar da entrada do Porto de Recife.

O barco faz jus à fama, navega bem e é muito confortável. Os detalhes do barco são interessantes, como o trilho da mestra e o da genoa apesar de 30 anos de idade funcionam perfeitamente, o barco tem o free board baixo e a navegada foi seca.

Muito obrigado Rolim e Lourdes, foi uma navegada campeã.

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

Envie seus comentários ao popa.com.br: