Clima de festa no Cabanga - largando a REFENO
A Regata mais prestigiada do Brasil
começa amanhã
Comandante Átila Böhm

23 Set 2005
Em 1985, o velejador do Cabanga Iate Clube Maurício Castro (foto) promoveu um cruzeiro que partiu de Recife com destino ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Seis barcos fizeram a travessia. Um ano depois foi realizada a primeira REFENO - Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha. A competição contou com a participação de 20 veleiros de várias partes do mundo. O principal objetivo dos organizadores foi promover uma regata ecológica, na qual os velejadores tivessem que cumprir também regras para preservar o meio-ambiente.

Nos anos seguintes REFENO se tornou um dos eventos mais importantes do iatismo brasileiro, uma espécie de desejo de consumo de todos os velejadores brasileiros.

A partida da regata inicialmente era ao largo da Praia da Boa Viagem. Em 2002, João Paulo Mello, mais conhecido como “JP”, então Presidente da Federação de Vela de Pernambuco assumiu a Diretoria da REFENO, promovendo avanços na organização do evento entre elas a largada da regata que passou a ser realizada no Porto do Recife no Marco Zero, promoveu a integração da regata com a comunidade de Fernando de Noronha.

Mauricio Castro e JP respectivamente, mentor e executor, e uma grande equipe dedicada do Cabanga Iate Clube não medem esforços para realizar a 17ª REFENO.

Dia 22 foi realizada a abertura oficial da regata, com uma festa animada, inicialmente com grupos folclóricos, seguidos de jantar e confraternização contando com a participação de mais de mil pessoas, comandantes e tripulantes.

A largada da REFENO 2005 será dia 24 e conta com 110 barcos inscritos, de diversas origens, prometendo ser mais uma grande festa náutica.

 

Conheça as marcas da Regata

 

 

 

Fotos da movimentação no Cabanga Iate Clube

 


Comte Átila Böhm

 

Artigo associado a este: Rumo à REFENO

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ