Iª Travessia Fernando de Noronha - João Pessoa
Evento reuniu 53 barcos
Texto e fotos: Marcus Vinicius Melo, de Cabedelo, Paraíba

03Out2005
C
inqüenta e três barcos participaram da Iª Travessia Fernando de Noronha - João Pessoa, realizada de 30 de setembro a 01 de Outubro de 2005. Apenas 3 veleiros tiveram problemas, todos com quebra do mastro. Dois deles tiveram a pane logo após a largada, retornando para Fernando de Noronha (veleiros Alcatéia e o Contra-pino II). O Tupuy quebrou seu mastro já em águas paraibanas, tendo que utilizar o motor. Por isso foi desclassificado.

O fita azul foi o multi-casco C de 36 pés, Ave Rara (foto ao lado), comandado por Gustavo Peixoto. Em segundo ficou o Pick Nick, catamarã de 64 pés, comandado por Francisco Santos. O primeiro colocado na categoria monocasco foi o Aldaz, um ULDB 16, comandado por Ronaldo Francisco Mickek.

O Ave Rara, quando da chegada, após a linha de chegada, não observou a sinalização, tendo com isto encalhado em um banco de areia em frente ao porto de Cabedelo. Nada sério, e a lancha da comissão prontamente aproximou-se, mas em cerca de 15 minutos o veleiro conseguiu liberar-se sozinho e continuou até o local de ancoragem na praia do Jacaré.

A regata foi bem organizada. Seria muito bom uma tríplice nordestina (Refeno / Noronha - João Pessoa / João Pessoa - Recife), ficando fechado a tríplice coroa nordestina. Fui informado que esta era e ainda é a real intenção do Iate Clube da Paraíba. Vamos torcer por isto.

Largada: 30/09 14:00h
Chegada 01/10 as 10:31h (Ave Rara)


A chegada foi na fortaleza

 

Ave Rara

 

Mastro perdido na batalha

 

Ave Rara encalhado

 

 

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ