O Farolete do Clube dos Jangadeiros
Espírito empreendedor em obra no Guaíba
Danilo Chagas Ribeiro

Um grupo de velejadores do Clube dos Jangadeiros fez uma empreitada voluntária em janeiro de 2005. Viajaram até o Porto do Barquinho, na costa leste da Lagoa dos Patos, dispostos a resolver um problema antigo daquele abrigo: sinalizar a entrada dos molhes. Munidos de cimento, ferro e colher de pedreiro construíram dois balisadores. Com a obra feita, resolveram visitar o Farol Capão da Marca e plantaram uma semente. Decidiram que construiriam um farolete na entrada do Janga. Seria uma réplica do Farol Capão da Marca, em tamanho menor.

Trabalhando em silêncio
A obra recém erguida é o resultado do envolvimento direto de alguns associados do clube, tendo o Comandante Beto Goidanich no timão. Com o apoio do Comodoro Cristiano Tatsch, venceram dificuldades logísticas. Álvaro Bernardes fez o desenho da réplica baseado nas fotografias feitas na visita. René Garrafielo cortou, montou a estrutura metálica e providenciou a galvanização a fogo, impressindível para a durabilidade da obra.

Na Quinta-feira passada iniciou-se a instalação, e no Sábado, dia 17 de março de 2006, pouco mais de um ano do surgimento da idéia, o Clube dos Jangadeiros acendeu seu farolete. Mesmo diante de mau tempo, conseguiram vencer as dificuldades financeiras e outras, concretizando um desejo antigo do clube, que não poderia ter sido concretizado sem a participação entusiamada dos funcionários do clube envolvidos na preparação e montagem.

O Farol Capão da Marca e o farolete do Jangadeiros
O farolete do Clube do Jangadeiros é uma réplica em escala 1:4 do Farol do Capão da Marca, localizado na região sudeste da Lagoa dos Patos.

Construído em chapa de aço carbono soldada, e não rebitado como o original devido à diferença de proporção, o farolete mede 4,90m de altura, acima do pedestal. O original tem 19 metros e situa-se a 11km a sudoeste de Mostardas.

O farol original, visível a 13mn de distância, exibe luz intermitente de cor encarnada (veja indicação ao lado). O farolete do Jangadeiros, em fase de testes, tem luz amarela, pois está sinalizando o molhe sul da entrada do Porto do Jangadeiros. Quando devidamente regularizado, também exibirá luz encarnada intermitente, como o original. O farolete será em breve pintado de branco, como o farol original. A estrutura tem iluminação própria, de cima para baixo, de forma a mantê-la visível à noite.

Parabéns ao Clube dos Jangadeiros pela realização da obra. E pela garra. E, em especial, ao Comandante Beto Goidanich, pelo projeto e execução da obra. Foi uma bela orça, comandante! Apesar do mau tempo.


Farol Capão da Marca

 

Farolete do Clube dos Jangadeiros

Bruno Steiger

 

 

-o-