"Guaporé" sai do canal!
Navio da Petrobrás quase atinge molhes do Veleiros do Sul
Danilo Chagas RIbeiro

Segundo informações obtidas hoje no Veleiros do Sul, o navio "Guaporé" andou fazendo "manobras radicais" no Guaíba na tarde de hoje (24/07/03). O navio da Petrobrás transporta gás liquefeito de petróleo.

"Só vimos que o navio deu uma espécie de cavalo de pau no canal e veio parar quase dentro da rampa do clube. Não sabemos o que houve. Depois de largar as duas âncoras, a tripulação manobrou o navio e conseguiu entrar novamente no canal e seguir viagem em direção ao sul", informou um funcionário do Veleiros do Sul não identificado.

O velejador Ralph Hennig, o Tatú, estava por lá e fez estas fotos.

Na semana passada o "Japurá", também navio de GLP da Petrobrás, andou estourando uma parte do convés por causa de uma faísca, na entrada da barra em Rio Grande.

O popa.com.br entrou em contato com a Capitania dos Portos para saber o que teria ocorrido. O Capitão Fábio Silva da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre informou que sabia informalmente do ocorrido mas que ainda não havia sido comunicado sobre o incidente pela praticagem.
Como o navio estava indo em direção ao sul, é provável que somente após a chegada em Rio Grande a Capitania seja avisada.

25-07-03
Segundo especulações de especialistas de transporte pesado no meio náutico, o Guaporé esteve parado na Área Delta (próximo à linha de alta tensão junto ao canal Sta. Clara) por quase 2 meses à espera de reparos na máquina. Esta seria a terceira ou quarta viagem após a manutenção.

Uma pane na máquina imobiliza o leme (normalmente hidráulico ou elétrico). O acionamento manual é possível, nestes casos, mas não de um instante para outro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Ralph Hennig

 


Ralph Hennig

 

- o -