IIIª Navegada a Triunfo
Danilo Chagas Ribeiro

24 Jul 2004

Em um sábado muito bonito e com temperatura amena foi realizada a IIIª Navegada a Triunfo reunindo velejadores e lancheiros sob a organização do Comandante Geraldo Sperb, conselheiro do Veleiros do Sul.

Desta vez fomos a Triunfo em uma lancha Millenium 225, cabinada, 23', 150HP, oferecida por cortesia da Nautisul. A bordo, o Comodoro do Veleiros do Sul, Manfred Flöricke, Cmte Barbachan Bruma, Cmte Israel Foca, Cmte Geraldo Sperb no comando, e eu.

Desatracamos às 10:43h e chegamos às 11:48h, com breve parada no sítio de um amigo no Jacuí. A velocidade média na ida foi de 30 nós, e a máxima 39,5', em um percurso de 32mn. O retorno (36mn) durou 2h, incluindo parada no Canal Furado Grande, com consumo total de 110 litros de gasolina.

Os navegadores levaram roupas para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Triunfo. O almoço ocorreu no prédio do centro de cultura da cidade. Depois os participantes puderam conhecer prédios históricos da cidade.

O passeio é uma oportunidade especial para que os navegadores tomem um rumo pouco comum. A histórica cidade de Triunfo situa-se a 30mn a oeste de Porto Alegre, na margem esquerda do Rio Jacuí, o principal afluente do Rio Guaíba. Em Triunfo o Rio Jacuí recebe as águas do Rio Taquari, que desce no sentido norte-sul.

Há um museu na casa que pertenceu ao General Bento Gonçalves, e outros prédios históricos abertos à visitação. Visitamos alguns destes prédios em micro-ônibus da Prefeitura e passamos por um estaleiro de barcos.

Em frente a Triunfo está o município de São Jerônimo. Uma balsa transporta veículos entre as duas cidades. Poucas milhas a jusante dali está Charqueadas, e logo depois um presídio estadual. Continuando a descer o Jacuí, avista-se uma usina termelétrica inacabada bem na margem do rio.

À medida em que se vai descendo o rio surge uma dúzia e meia de ilhas grandes e pequenas, à direita e à esquerda do canal de navegação. Dentre elas a Ilha do Fanfa onde Bento Gonçalves foi preso em batalha da Revolução Farroupilha. Onde o Jacuí muda de rumo pela última vez em acentuada curva à direita, observa-se o Canal Santa Clara, que foi aberto para o transporte de insumos e produtos ao Pólo Petroquímico. A presença do Pólo em Triunfo, tornou-o o município mais rico do estado.

Aí começa a subdivisão do Jacuí em canais naturais de beleza notável, em região protegida pelo Parque do Delta do Jacuí. Dentro do parque foram construídas muitas residências à beira dos canais do delta, irregularmente. Muitas delas têm belos projetos arquitetônicos.

Junto a uma das ilhas do delta ocorriam os pousos e decolagens dos hidro-aviões da Varig. Foi ali que se desenvolveu a maior companhia aérea nacional. Na ilha do Pavão está a sede náutica do Navegantes São João. O Clube União também tem sede em uma ilha do Delta. Em outras ilhas vê-se instalações de marinas para lanchas.

Muitas casas de lazer do delta têm trapiche e flutuadores de uso particular. A Colônia de Pescadores Z5 também tem um ancoradouro. Aos domingos oferece o delicioso Peixe na Taquara em restaurante muito simples. Outra opção gastronômica para quem navega no Delta é o restaurante situado na margem esquerda do jacuí, logo a montante da ponte rodoviária.

A "Travessia do Guaíba" é um conjunto de 4 grandes pontes rodoviárias sobre os canais do delta. Construídas nos anos 50, estabelecem a ligação com o sul do estado. Uma das pontes tem vão móvel para permitir a passagem de navios trazendo GLP (gás de cozinha).

Ao navegar pelo delta observa-se a mata ciliar nativa, casas de pescadores e casas de lazer, tráfego de lanchas e veleiros, e de barcos de turismo.

O Paralelo 30 cruza Porto Alegre sobre o Delta a poucos metros ao sul do trevo de acesso da ponte com vão móvel.

Nossa chegada ocorreu após o pôr-do-sol, com direito a um bela vista dos prédios da cidade refletindo o sol. A Usina estava lotada de gente apreciando o fim da tarde no Rio Guaíba.

Como se vê, a Navegada a Triunfo apresenta bons atrativos aos navegadores do Guaíba, reunindo um número de participantes acima do previsto.

Parabéns ao Comandante Geraldo Sperb pelo sucesso na organização do passeio.

Track da navegada

O track (percurso) gravado no GPS foi descarregado no computador e plotado com o auxílio do programa
Ozi Explorer sobre imagem de satélite georeferenciada pelo popa.com.br.
Clique aqui para baixar o track e a imagem georeferenciada (1,4 MB zipado)

Veja as fotos
Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

Do Veleiros do Sul ao Rio Jacuí

 

 

 

Triunfo

 

 

 

Delta do Jacuí

 

-o-

 

 

 

 

Envie seus comentários ao popa


CLICK APENAS UMA VEZ