Nuvens surpreendem população
Espetáculo no céu do Vale dos Sinos
Eugênio Hackbart

A aparência diferente de algumas nuvens que mais pareciam pequenas bolas brancas chamou a atenção dos moradores do Vale dos Sinos na sexta-feira (18/02). Conforme os meteorologistas da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, foram nuvens do tipo mammatus que raramente são
observadas na região.

De acordo com o técnico da Climatologia Urbana Marcos Schneider, o céu estava repleto de nebulosidade típica de um dia com ar quente, úmido e instável com o registro de uma nuvem cumulunimbus (Cb), diversos cumulus (Cu) e torres cumulus (TCu) em direção ao lado da Serra, onde eram registrados temporais localizados pelas imagens de radar.

O meteorologista da Climatologia Luiz Fernando Nachtigall explica que as mammatus geralmente se formam debaixo de uma nuvem cumulunimbus, a mais comum e conhecida pelo público nas tempestades, mas ressalta que elas podem acompanhar também outras formas de nebulosidade.

"As mamatus podem parecer ameaçadoras, especialmente com a luz diferenciada de um final de tarde, mas sua formação indica justamente que a tempestade está perdendo força", explica Nachtigal.

Contudo, antes de perder intensidade, o tipo de tempestade que favorece a formação destas nuvens mammatus costuma ter grande movimento ascendente de ar (chamado de updraft), o que pode trazer condições severas de tempo como granizo e vento. Nachtigall diz que elas se originam a partir do ar
descendente mais frio e pesado que se choca com camadas mais leves e
quentes de ar abaixo delas.

As nuvens mammatus recebem este nome justamente devido a sua aparência.

As imagens que acompanham este texto foram registradas em São Leopoldo por Frederico Wolffenbuttel, colaborador da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, e em Novo Hamburgo por Fernanda Kock.

 

 

 

 

Fotos das mesmas nuvens em P. Alegre: Paisagens 55

-o-

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ