Quanto vai chover?
Saiba interpretar a previsão
Dieter Brack*

Ao interpretar a previsão meteorológica em meteogramas, é preciso entender a medida da intensidade de precipitação, ou seja, "quanto vai chover". A CPTEC e outras fontes expressam esta grandeza em mm/h.

Imagine um recipiente qualquer, como uma bacia, colocada na chuva. Medindo-se a altura da água acumulada saberemos o quanto choveu. Se após uma hora de chuva medimos 5mm, por exemplo, então choveu 5mm/h. Isto é a intensidade.

O volume de chuva que caiu em um dia, é a soma das mediçoes, de hora em hora (ou outro período de leitura que se queira utilizar). Se em uma hora choveu 5mm, e na seguinte 10, choveu 15mm em duas horas.

Para quem está a bordo, a intensidade da chuva diz respeito à visibilidade, p. ex. O volume tem implicações no nível do rio.

Segundo o INMET, certamente baseado na OMM, temos as seguintes definições:

Chuva fraca
1,1mm/h até 5,0mm/h, ou no máximo 0,8mm/10min.
As gotas da chuva são bem destacadas. Os pingos nos telhados são fracos; as poças d'água formam-se lentamente; as superfícies secas levam cerca de dois minutos para umedecer; fios d'água correm nas sarjetas das ruas.

Chuva moderada
5,1mm/h até 60,0mm/h
ou no máximo 6,0mm/10min.
As gotas de chuva são bem identificadas. Ao encontrar superfícies duras, provocam borrifos; o escoamento das águas nas calhas dos telhados vai de um terço a mais da metade de sua capacidade; a queda das chuvas nos telhados provoca ruídos assemelhados a, desde um simples chiado, até o bater de tambores.

Chuva forte
Precipitação acima de 60,0mm/h, ou de 10,0mm/10min. A chuva cai torrencialmente e todas as demais características são mais acentuadas que as indicadas para chuva moderada.

(*) O Comandante Dieter Brack é geógrafo, e funcionário do Instituto de Meteorologia
O link para o meteograma da CPTEC (acima) estava OK em 21/10/06.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics