Mudança no clima sacode Florianópolis
Ondas de até sete metros atingiram o litoral catarinense
Notícia veiculada no jornal Zero Hora

10Ago05
A massa de ar frio que cobre o sul do país trouxe ontem chuva forte, rajadas de 90 km por hora e ondas de mais sete metros à costa catarinense. Conforme a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, a ação de um ciclone extratropical na costa gaúcha poderá provocar hoje vento forte, chuva e ressaca no nordeste do Estado, a exemplo do que ocorreu em Santa Catarina. A navegação, nessas condições, é desaconselhável.

O temporal e a ventania deixaram 30% de Florianópolis sem energia elétrica no início da noite de ontem. Prédios acabaram destelhados, automóveis foram destruídos e parte do aeroporto Hercílio Luz parou de operar.

Segundo o Laboratório de Hidráulica Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina, esta é a maior ressaca registrada dos últimos quatro anos na região.

- A bóia que mede a altura das ondas, instalada a 30 quilômetros da costa, mostrou ondas de mais de sete metros de altura - disse o professor da universidade Eloi Melo.

Segundo ele, os estragos foram acentuados pela direção das ondas, que vêm do leste, chocando-se diretamente contra a costa. Estas condições devem permanecer até o início da noite de hoje.

No sul do Estado, durante a tarde foram registrados alagamentos, com possibilidade de enchentes na bacia do Rio Araranguá, devido à subida da maré e as fortes chuvas.

Pescadores à deriva foram salvos à noite

Seis pescadores de um pequeno barco que saiu da praia de Itapirubá, em Imbituba, no sul de Santa Catarina, ficaram à deriva no mar até ontem à noite por causa do mau tempo. Eles foram resgatados pelo navio pesqueiro Primaveira VI, de Itajaí, mas só deverão voltar para casa quando o tempo melhorar.

Apesar dos alertas meteorológicos que previam mar agitado, os pescadores decidiram capturar anchova nas proximidades da Ilha das Araras, distante seis quilômetros da praia, e saíram no barco Manteiga por volta das 7h.

Por volta das 21h, o presidente da Associação de Moradores de Itapirubá, Júlio Atanázio, foi informado de que os pescadores haviam sido resgatados pelos tripulantes do Primavera VI.

- Foi uma grande notícia depois de todo esse drama, mas só vamos comemorar mesmo quando eles voltarem para casa - disse Atanázio.

Fotos: Cláudio Silva

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ