De Fernando de Noronha a Cabo Verde
Enfrentando os Ventos Alísios
Danilo Chagas Ribeiro

02 Ago 05
O Comandante Emilio Oppitz, de Tapes RS, é tripulante da escuna Corsari Negri, fabricada recentemente na Bahia e vendida a uma empresa de navegação turística da Espanha. São 6 tripulantes a bordo com a missão de entregá-la em l'Estartits, na Espanha, a nordeste de Barcelona e a 30km da fronteira com a França (veja mapa). O comandante Marcelo Fraqueza Gastal também é gaúcho, de Pelotas. Um dos tripulantes é espanhol (representante do cliente). A viagem começou em Angra dos Reis RJ.

Corsari Negri

A navegada de Recife a Fernando de Noronha, de 296mn, transcorreu bem apesar do intenso balanço lateral (vento de través). No quarto da noite Emilio escutou um assobio em um dos motores e a rotação foi reduzida. Mesmo assim levaram 41h até a ilha, onde constataram que a mangueira da turbina estava soltando-se do engate e o ar que por ali entrava produzia o tal barulho. Um defeito simples, mas no mar...

Hoje deverão ficar ainda em Fernando de Noronha para que alguns conheçam a ilha já visitada pelo Emilio anteriormente. Amanhã, dia 3, deverão suspender os ferros e encarar o marzão até São Vicente, no arquipélago de Cabo Verde. Será a maior perna (1.140mn) da viagem.

A expectativa de duração desta perna é de 9 dias, dependendo do regime dos ventos. Nas proximidades de Fernando de Noronha contarão com os ventos alísios vindos do Sudeste (través), enquanto que na maior parte da navegada até Cabo Verde os alísios entrarão do Nordeste (de proa). A tripulação espera que estes ventos não sejam muito fortes, e que os motores da escuna vençam. Caso contrário, poderão optar por um rumo mais arribado, e em vez da escala em Cabo Verde, navegarão para o norte, e depois para o leste, até a Ilha da Madeira (aplicam-se considerações sobre deriva, evidentemente).

Entendendo os Ventos Alísios
Os Ventos Alísios ocorrem em baixas altitudes e são resultantes do movimento de rotação da terra. Sopram dos trópicos em direção ao equador (o aquecimento uniforme e intenso pelo sol nesta região gera zonas de baixa pressão). Veja ilustração abaixo.

 

No hemisfério Sul os alísios sopram de Sudeste, enquanto que no hemisfério norte sopram de Nordeste.
A região de encontro dos alísios vindos dos dois hemisférios é chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A localização desta zona varia ao longo do ano (veja abaixo).

 

ZCIT em Janeiro

 

ZCIT em Julho

Há outros fatores que influenciam os alísios. O vento Sudeste, por exemplo, ao passar pelo Equador, ronda para Sudoeste pela ação da Força de Coriólis. Existem outras influências sobre os Alísios, mas estão fora do escopo do presente.

 

Fonte consultada: USP

___________________________________________

Torpedo enviado pelo Emilio ontem, 01 Ago 2005:
"Ancora S03 49,974 W032 24,287"
Fui conferir:



Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ