Movimento de rotação do vento

31 Mar 2004
Sabe-se que o vento Norte ronda normalmente para Oeste, depois para o Sul, para o Leste e volta a soprar do Norte.
Aí está o porquê disso.

Segundo o recorte de seção de jornal patrocinada pela Unisinos (interior do RGS) o vento ronda pela ação de Coriólis.
Há quem explique de forma diferente.

Plínio Fasolo é um velejador. Respeitadíssimo como conceituada fonte de referência e consulta no meio náutico, Plínio atraca seu veleiro Bumerang no Veleiros do Sul.

Além da faina no barco, o Comandante Plínio tem outras: é professor de astronomia na PUC-RS.

Master of Science em Educação, Plínio é o Coordenador de Programas Especiais e Universo da PUC, e Professor Titular no Instituto de Física.

Detentor de poderosa e invejável didática, e autor de dúzias de publicações científicas, o assíduo velejador domina todas as ciências que um navegador gostaria de conhecer. Lamento que nem todos os meus amigos usufruam do convívio com este mestre.
Não deixe de ler o que o veterano velejador, também especialista em GPS, disse sobre o assunto em questão, logo abaixo desse recorte de jornal apresentando inverdades publicadas por outro autor.

Asneiras de um professor universitário publicadas com destaque

Fonte: ZH, mar/03

Com a palavra, o Comandante do Bumerang
"Sobre a variação mais comum da direção dos ventos em determinado local, como em Porto Alegre, obedecendo o sentido anti-horário, deve-se apenas ao fato dos ciclones (núcleos de baixa pressão) deslocarem-se comumente do sudoeste para o nordeste".

Plínio presenteou os visitantes do popa com um desenho no quadro para explicar o porquê do vento rondar no sentido anti-horário por estas águas.

"Como os movimentos são relativos, no lugar de fazer o ciclone passar por Porto Alegre (da esquerda para a direita), fiz Porto Alegre passar pelo ciclone da direita para a esquerda (em verde na foto). As orientações do vento (em vermelho) estão ordenadas e numeradas em preto. Primeiro o vento é Norte (1) depois Noroeste (2) ... e assim por diante".

Ventos rondando x Ciclones rodeando
O Cmte Plínio chama a atenção para que não se confunda o movimento dos ventos rondando no sentido anti-horário (na rosa dos ventos) com o sentido da rotação dos ciclones aqui no hemisfério sul, que é horário.

O assunto é tão pouco conhecido que leva até publicações sérias a escrever asneiras. Veja por exemplo o que diz a Encyclopedia Britannica, uma obra "acima de qualquer suspeita", sobre o sentido de rotação dos ciclones.

Assista à animação das imagens de satélite aí abaixo (ciclone Catarina), e conclua em que sentido giram efetivamente os ciclones no hemisfério sul.


Se a imagem não estiver animada, clique em "Atualizar" no seu Internet Explorer

 

Veja mais sobre o ciclone Catarina, que agitou águas gaúchas e catarinenses em Mar/2004

 

E aí vai o site do Comandante Plínio: www.naveastro.com