Farol Cristóvão Pereira
Recuperação em andamento
Carlos Altmayer Gonçalves (Manotaço)
Fotos de Moema G. Gonçalves

Manhã de sábado, dia lindo, decidimos fazer um passeio de jipe ao Farol Cristóvão Pereira e Ponta de Bujuru. Zarpamos cedo, com chimarrão e lanche a bordo.
Ao chegarmos na praia do Fundeadouro de Cristóvão Pereira, avistamos um navio balizador fundeado próximo ao farol. Ficamos a imaginar que encontraríamos o pessoal do “Serviço de Sinalização Náutica do Sul”, em manutenção da luminária.

Quando nos aproximamos do farol, tivemos a grata satisfação de avistarmos um andaime na face Sul do farol, com um marinheiro a pintar a lateral do mesmo. Na base do farol, uma barraca, diversas pessoas, uma camionete Toyota Bandeirantes e um bote inflável. Ao largo, estava fundeado o balizador “RIGEL”.
Assim que “apeamos” do jipe e nos aproximamos do farol, fomos recebidos pelo pessoal da Marinha. Entabulamos de imediato uma fraternal conversa, claro que sobre a manutenção da torre e, mais importante ainda, a recuperação de sua base, que está prevista para ser continuada neste verão, com a colocação de pedras nos muros de proteção e reposição da areia na parte entre estes e a base do farol.

Cabo Roque e Sargento Franklin

Agora, além da pintura externa, estão trocando o madeiramento do piso dos andares (comidos por cupins), fechando aberturas na base (vandalismo) e eliminando infiltrações.
Estão aqui há uma semana, devem ficar até o final da próxima, dependendo das condições climáticas favorecerem ou não a realização das obras.
Aproveitamos para subir ao topo do Farol, de onde a vista dos arredores é magnífica, avista-se inclusive a base do Banco de Dona Maria.

A equipe de recuperação está formada pelo seguinte pessoal:
Sub-oficial Roosevelt
Sargento Franklin
Sargento Fonseca
Sargento Leite
Cabo Vieira
Cabo Roque
Cabo Roberto
Cabo Ademilson
Marinheiro Rohte
(Além da tripulação do Rigel, com quem não tivemos o prazer de conversar.)
Todos com a mão na massa. Ficaram interessados na história dos faróis da Lagoa, prometemos enviar-lhes cópia das fotos antigas que possuímos dos mesmos.

Nossa alegria com este encontro, só é superada pela esperança que depositamos na promessa feita de que a recuperação da base do Cristóvão Pereira está programada para ser efetuada no próximo verão (2006/7).
O Farol Capão da Marca também sofrerá uma manutenção forte, principalmente em sua base, mais atacada pela corrosão.

O “Serviço de Sinalização Náutica do Sul” está sob o comando de:
Comandante Ricardo e
Capitão Tenente Walter

Sábado, 13 de maio de 2006

Mais sobre o Cristóvão Pereira

 

Envie seus comentários ao popa.com.br

16 Maio 2006
Emilio Oppitz Adriana CNT
- Tapes, RS

Espetacular a notícia que nossos amigos Manotaço e Moema enviaram através do popa.
O reinício das obras do Farol Cristóvão Pereira.
Esperemos que se realize a recuperação da base no próximo verão, e vivas paras a recuperação da estrutura do farol, já em andamento.
Emilio.

17 Maio 2006
Fernando Maciel
Planeta Agua & Mutley VDS
Maravilha, comecei a admirar esta preciosidade através das informações do Manota que são exibidas no Popa, estive fundeado por lá no último feriado 21/04 rumo a São Lourenço e não me cansei de "bater retratos".
Fernando Maciel (Planeta Agua & Mutley)