Notícias do popa
(a começar pela última publicada)

27 Set 2007
Steve Fossett continua desaparecido

Continua a busca pelo velejador recordista
O governo americano gastou em torno de 1 milhão de dólares nas buscas ao velejador recordista e aventureiro Steve Fossett, que decolou em vôo solo de uma pista em Nevada no dia 3 do corrente, e nunca mais foi visto. Chegou a 30 o número de aeronaves (aviões e helicópteros) na busca de Steve. A região é considerada "um cemitério de aviadores e de seus aviões". Atualmente apenas a família continua procurando, mas a Força Aérea dos EUA informou que um grupo de seus especialistas em imagens de radar e de imagens por satélites acredita que encontrou fortes indícios do local onde o avião pode estar. Acreditam que até este final de semana novas informações poderão ser divulgadas.

27 Set 2007
Cruzeiro do Bugio

A realização do Cruzeiro do Bugio em Outubro em 2006 foi muito interessante. Mais de 100 pessoas participaram de atividade ecológica, desembarcando na Praia do Sítio, em Itapuã (Rio Guaíba) , em um domingo de sol bonitaço! Foi a primeira atividade do Popa deste tipo. Tivemos 41 barcos participantes. Ouvimos o impressionante ronco do bugio e confraternizamos. Na véspera, tivemos um choripan na Praia da Pedreira, com violão noite a dentro. Era lua quase cheia.
Neste ano o Cruzeiro do Bugio acontecerá no final de semana 27/28 de Outubro. Lua cheia. Leve a família.
Somente se as condições do tempo não forem favoráveis, adiaremos para o final de semana seguinte.
Em breve o Aviso será publicado.
Prepare-se!

Tripulação gaúcha é campeã na REFENO
O veleiro Tech, do comandante Augusto César Streppel, do Veleiros do Sul, foi o vencedor da XIX REFENO na Classe Orc Club. Ele conquistou o título com o tempo corrigido de 21h48min29s na regata que partiu no sábado (22) do Porto de Recife.
A tripulação do One Off de 43 pés é composta pelos velejadores Augusto César Streppel, seus filhos Fabrício e André (Bizu), Alexandre Rosa (Tandi), Alexandre Rímoli, Renato Plass, André Coelho e Paulo Mordente de Oliveira. A premiação ocorrerá hoje, quinta-feira à noite, no porto Santo Antônio, em Fernando de Noronha.
Fonte: Veleiros do Sul

27 Set 2007
Integrante do barco campeão da Copa América é pego no doping
Um dos membros da embarcação suíça Alinghi, campeã da Copa América de vela deste ano, foi flagrado com uma substância "similar a cannabis" no exame antidoping da competição, que é a mais prestigiada do esporte. Um juiz confirmou que Simon Daubney, "trimmer" da equipe, deu positivo na sua amostra.
Segundo o esportista, ele foi vítima de uma bebida que consumiu que continha a substância. Mesmo alegando inocência, Daubney decidiu se afastar da equipe até que o caso se resolve. Um porta-voz da Alinghi declarou que o barco não tem medo de perder o título porque o regulamento diz que os tripulantes, e não a embarcação, é que são responsáveis por casos de doping.
Daubney, de 48 anos, disputou as útlimas quatro edições da Copa América, quatro con o Team New Zeland (1987, 1992, 1995 e 2000) e dois com o Alinghi (2003 e 2007). A Copa América é a mais famosa e prestigiada regata da vela. Ela começou a ser disputada em 1851. O esporte atrai os principais navegadores e projetistas de iates do mundo por causa da sua longa história e prestígio.
O Alinghi, campeão em 2007 em cima do Team New Zealand, foi vice-campeão em 2003, perdendo justamente para o rival deste ano. O título dos suíços foi o primeiro na história do país. Até 2007 apenas norte-americanos, britânicos e neozelandeses tinham sido vencedores.
Fonte: UOL Esporte - Das agências internacionais-Em Roma (Itália)

26 Set 2007
Centenas de milhares de peixes envenenados

16.000 galões de inseticida foram utilizados
A matança ocorreu ontem no Lago Davis, na Califórnia, onde as autoridades entenderam que estava na hora de tentar novamente exterminar a espécie predadora "Northern Pike". Da outra vez, em 1997, em 1 ano e meio depois eles estavam de volta. A espécie é agressiva. Os técnicos do "California Department of Fish and Game" disseram que o Lago Davis (7 milhas de comprimento) é o único lugar onde o Pike existe. Se o peixe escapar dali para os rios, o estrago ecológico será grande. "Será como o gênio escapar da garrafa", disse um técnico no assunto. Logo após os 25 barcos terem espalhado o veneno em arroios e nascentes do lago, milhares de trutas e outras espécies começaram a boiar, mortos. Em uma hora as praias começaram a receber várias espécies que sucumbiram ao inseticida Rotenone, que é levemente tóxico aos mamíferos. Centenas de milhares de peixes de várias espécies foram mortos na operação. Os Northern Pikes são conhecidos pelos dentes afiados e por comerem outras espécies. Fonte:Nevada Gazete

25 Set 2007
REFENO: todos os barcos chegam à ilha
Hoje pela manhã o último barco que faltava chegar ao Arquipélago, o Sophie, cruzou a linha de chegada, às 6h 39m15s. Hoje os participantes irão se encontrar às 20h, no Museu do Tubarão, para a Festa das Premiações especiais como: o troféu tartaruga, o tripulante mais jovem e mais velho e a primeira mulher a chegar em Noronha.

24 Set 2007
Veleiro Entre Pólos é campeão na Classe Aço da REFENO
O veleiro gaúcho Entre Pólos foi mais uma vez o campeão da REFENO, na classe AÇO. O Comandante Ademir Gigante Miranda e sua tripulação (Fernando Maciel, Tau Golin, Silvio Landeco e Cleuza Miranda) fizeram o percurso em 41:08:11h, 5h a menos que no ano passado, e 3h à frente do segundo colocado (veleiro Vadio). O Entre Pólos bateu seu próprio recorde de percurso em 24h, navegando 180mn. A julgar pela enorme carga "enlatada", foi uma marca e tanto. O vento favoreceu bastante a REFENO neste ano, soprando a 20 nós pela alheta e fazendo o Entre Pólos cruzar a linha de chegada às 7:08h da manhã. O alvorecer com a Ilha de Fernando de Noronha ao fundo é um cenário para poucos.
O Entre Pólos foi o 36º veleiro a chegar na ilha. Até as 13:34h de hoje, apenas 56 dos 95 barcos participantes haviam chegado. De Fernando de Noronha, o Entre Pólos vai a Fortaleza. A partida de Porto Alegre ocorreu em 07 Ago 2007.
Fonte: Popa.com.br e REFENO

24 Set 2007
Quebra do leme na hora da partida
Os tripulantes do veleiro Nativo comprovaram que a força de vontade e o trabalho em equipe pode mudar qualquer pespectiva. A uma hora da partida o barco retornou ao píer do Cabanga com o leme quebrado, deixando o sentimento de frustação em todos a bordo, pois a participação na XIX Refeno parecia acabar ali. Mas ao aportar no clube foi iniciado um trabalho rápido para recuperar a peça danificada. E não é que deu certo, pois o barco conseguiu zarpar na hora certa e ser o quarto a cruzar a linha de chegada em Noronha, às 21h42m57, com o tempo de travessia de 34h23m26. Logo ao amanhecer, às 6h, a Comissão de Regata deu o sinal da chegada do imponente Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil.
Fonte: REFENO

24 Set 2007
Guri medonho
Velejador de 17 anos rouba a cena
Um velejador de 17 anos, filho e neto de velejadores, roubou a cena neste final de semana no Rio Grande do Sul. Gustavo Canal Thiesen, no comando do veleiro J24 Bravíssimo (ORC), foi o campeão do XVI Circuito Conesul da Classe Oceano. Na tripulação de Gustavo estava Ladislau Szabo (ambos do Veleiros do Sul), dentre outros. Chegou em segundo lugar pela ORC o comandante Hilton Piccolo, do Clube dos Jangadeiros, no comando do Kamikaze.
O Comandante Renato Poy da Costa, do Veleiros do Sul, venceu na classe RGS com seu veleiro Storm. O Campeão da XVIIIº Regata Farroupilha foi também um comandante com tradição familiar. O Comandante Adriano dos Santos, a bordo do veleiro Alga, tinha a bordo seu pai, Astélio dos Santos, inveterado velejador gaúcho, além do irmão Adler, todos do Veleiros do Sul. O Comandante Ricardo Englert (VDS), a bordo do veleiro Tatina, ficou com o terceiro lugar da RGS. Na Cruzeiro 40, o comandante Fredinight Roth (VDS) foi o vencedor. O veterano comandante Henrique Ilha (VDS), pai do juiz internacional da ISAF Nelson Ilha (VDS), venceu a Cruzeiro 30 com o Aquário II. Ilha é um grande exemplo. Carlos Monser venceu a Cruzeiro 35 com o Maison Blanche.
O comandante Ricardo Brondani (CDJ), do O'Day23 Vento Solar, foi o vencedor em sua classe.
Fonte Popa.com.br e Veleiros do Sul

24 Set 2007
REFENO - Novo recorde foi estabelecido

O catamarã baiano Adrenalina Pura foi o grande vencedor da 19ª Regata Recife-Fernando de Noronha, chegando às 05:50h de ontem (Domingo), conquistando assim a sexta vitória na prova e ainda batendo o recorde que ele mesmo estabelecera em 2001. O tempo da travessia foi de 14:34:54h. O catamarã baiano Maguni, estreate da regata, foi o segundo colocado. Participaram da competição 95 barcos, vindos de 17 estados brasileiros (recorde da prova) e de 12 países.
Fonte: Jornal do Commercio

24 Set 2007
Deixando 88 marmanjos para trás

A velejadora Isabelle Joschke, de 30 anos, venceu a primeira etapa da Regata Transat 6.50, deixando para trás 88 marmanjos. A chegada à Ilha da Madeira (Funchal) ocorreu na noite de ontem (Domingo), depois de navegar 5 dias sozinha, desde La Rochelle. Foram 1.100 milhas náuticas à media de 8,11 nós. Isabelle esteve na liderança durante toda a competição, mantendo-se em torno de 20 a 30 milhas à frente do segundo colocado Samuel Manuard, e em torno de 50 milhas do terceiro Yves le Blevec. Além da comprovada competência de Isabelle, seu barco foi construído com a melhor tecnologia (fibra carbono, etc).
Fontes: Jornal da Madeira e Transat6.50

22 Set 2007
REFENO reúne 85 veleiros

O céu azul, sol e bons ventos favoreceram a programação de eventos no Marco Zero, no Recife, neste sábado (22) na largada da XIX edição da Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha (Refeno).
A Refeno reúne 85 embarcações de vários lugares do mundo partindo rumo à Ilha. Dentre elas está um dos maiores e mais belos barcos do Brasil, o Cisne Branco, da Marinha brasileira. Em 2004, houve o recorde, com 146 participantes.

O favorito a levar o título deste ano é mais uma vez o veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que detém o atual recorde da competição. Em 2001, o comandante Georg Ehrenspergey e sua tripulação conseguiram completar o percurso de 300 milhas náuticas ou 545 km em 15h30min59seg. Mas esse não foi o último resultado positivo dos baianos. No ano passado eles conseguiram o quarto Fita Azul, com o tempo de 19h58min14seg. A expectativa é que neste ano o tetracampeão possa bater o próprio recorde e conquistar o penta.

Não é apenas o barco que chega primeiro que recebe prêmio na regata. Além do fita azul, os três primeiros colocados das diversas classes recebem troféus. Outras premiações também fazem a alegria dos competidores, como o primeiro estrangeiro a cruzar a linha de chegada, o barco que vem de mais longe, o tripulante mais jovem e o mais velho e a primeira mulher a chegar. O penúltimo colocado na regata leva para casa o troféu TAMAR: tartaruga marinha.
Fonte: Diário de Pernambuco

20 Set 2007
IBAMA apreende 60kg de barbatanas de tubarão
A sopa do discutível afrodisíaco vale US$100 na Ásia.
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na terça-feira (18) cerca de 60 quilos de barbatanas de tubarão em Rio Grande (RS). A carga estava em um barco no porto da cidade.

O Ibama informa que a apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina. Quando os agentes chegaram ao local, alguns pescadores tentaram desatar o barco do cais em uma tentativa de fuga.

Ainda de acordo com o Ibama, foi constatada a captura de tubarões de espécies em extinção, como o cação-bico-doce e o cação-cola-fina. Os pescadores devem ser multados em pelo menos R$ 90 mil. Fonte: O Globo

Após a retirada das barbatanas os tubarões são devolvidos à água, sangrando e morrem em seguida. As barbatanas são vendidas no mercado asiático, onde a sopa do discutível afrodisíaco pode custar US$ 100,00. A cada ano 100 milhões de tubarões são mortos para esta finalidade.
Fonte: Discovery Channel

19 Set 2007
Hidrovias - um desperdício nacional
O Brasil desperdiça uma das melhores vias de transporte da produção ao desprezar a maior parte dos 55 mil quilômetros de rios disponíveis para a navegação. A utilização de apenas 2,9 mil quilômetros de hidrovias significa o aumento do gasto em 60% e a colocação de 4,8 milhões de viagens de caminhões anuais transportando cargas com a média de 30 toneladas. No Rio Grande do Sul, o porto de Estrela, que chegou a movimentar 1,5 milhão de toneladas de soja na década de 1980, agora está reduzido a um movimento de 70 mil toneladas de soja. Com uma infra-estrutura logística deficiente, o Brasil desperdiça o meio de transporte mais barato e ecológico que existe. Dos 55 mil quilômetros de rios disponíveis para navegação comercial no País - com trechos mínimos de 300 quilômetros - apenas 2,9 mil quilômetros estão prontos para uso em potencialidade máxima, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Só trechos dos rios Amazonas e Madeira, ou 5,3% da malha hidroviária, não precisam de obras, adequação ou sinalização para o uso.
Fonte: Jornal do Comércio, RGS

19 Set 2007
Bravíssimo em terceiro na França
Daniel Glomb, do Veleiros do Sul, obtém sucesso no Match Race
A Equipe Bravíssimo garantiu a terceira posição no match race Internationnaux des Alpes Maritimes Antibe’s Cup, no sul da França.
Comandada por Daniel Glomb, a tripulação brasileira - formada por Alfredo Rovere, Pedro Cadas e Alexandre Mueller – derrotou o francês Alex Litoz na disputa melhor de três. O título da competição ficou com o francês Pierre Morvan, número 9 do ranking mundial de match race, que venceu o monegasco Perris Glucas na final.

“Crescemos ao longo do campeonato. Extraímos algumas lições interessantes e esperamos que possam nos ajudar nas próximas regatas”, disse Daniel Glomb. “O campeonato foi muito interessante. No primeiro dia os ventos foram muito fracos, entre 2 e 4 nós. Já na fase final enfrentamos ventos de 20 a 25, o que proporcionou boas velejadas, embora essa não seja a condição mais adequada para match race”, explicou o proeiro Pedro Caldas.

Os brasileiros tiveram problemas no início da competição. Depois de um difícil começo, com apenas uma vitória em seis regatas, eles se recuperaram ganhando cinco das últimas seis provas e asseguraram o terceiro lugar na fase classificatória. No match race todos os velejadores utilizam o mesmo modelo de embarcação fornecido pelos organizadores. As regatas são disputadas no sistema barco contra barco, em raias curtas com duração entre 20 a 30 minutos cada prova. A equipe brasileira viaja nesta quarta-feira para a Dinamarca, onde disputará mais um match race de grau 2 da ISAF, na cidade de Middelfart, entre sexta-feira e domingo.

19 Set 2007
Isabelle lidera a MiniTransat
A jovem velejadora Isabelle Joschke lidera a miniTransat 6.50 2007, a regata La Rochelle - Salvador/Bahia, que largou ontem depois de 48h de adiamento devido aos ventos de força 9 e granizo anunciados.

Os líderes de ontem, logo no início da regata, como Samuel Manuard (Sitting Bull) e Yves Le Blévec (Actual) estão hoje respectivamente em 3º e 8º lugar.

Isabelle navegava a 9,1 nós nesta manhã, com vento de popa/alheta à frente da flotilha de 89 veleiros de 21 pés.

Isabelle Joschke, 30 anos, beneficia-se nesta manhã de sua posição próxima da rota direta (ortodrômica), em direção ao Cabo Finisterre.

Slovène Andraz Mihelin, vítima do choque durante a largada com barco de espectador, assume agora, com seu Adria Mobil, a 6ª posição, 13 milhas atrás do líder.

Forçado a retornar ao porto ontem à tarde por um problema no piloto automático, François Salabert (Aréas Assurances), está outra vez na prova com uma diferença de 55 milhas da velejadora Isabelle Joschke (veja o track da guria assinalado no mapa ao lado).

A trajetória mais surpreendente é a seguida por Xavier Haise. Ele abandonou o rumo da frota, indo para sudoeste (veja ao lado).

Veja a posição atual dos competidores.
Fonte: Transat e outras

17 Set 2007
Passagem de Noroeste
O aquecimento global abriu a passagem de 3.200 milhas pelo Ártico, do Pacífico ao Atlântico através da Northwest Passage. O travessia foi obtida pelo velejador americano Roger Swanson, de 76 anos, a bordo do Cloud Nine, um sketch de 57pés, há uma semana. Nos últimos 10 anos a cobertura de gelo foi reduzida em 100.000km2/ano, em média, favorecendo a façanha de 45 dias pelo norte do Canadá, na 3ª tentativa (em 2004 o barco ficou preso no gelo sendo resgatado por um quebra-gelo).
Desde 1906 apenas 110 barcos conseguiram cruzar por este caminho, sendo que 95% das embarcações de recreio cruzaram nos últimos 6 anos. "Em breve estas jornadas serão rotina", informa o The Wall Street Journal.
"Quando cruzamos o Círculo Ártico novamente, e com a proa para o sul, às 05:44h da manhã, oficializando assim a passagem, fizemos uma pequena festa. É difícil fazer festa às 6 da manhã.", declarou o tripulante David Thoreson.
Fonte: The Sunday Times e The Wall Street Journal


Velejando 58 dias no mar com seu catamaran Cheyenne, de 125pés (12 tripulantes), Steve Fossett bateu um recorde mundial em 2004, estabelecendo a média de 15,5nós.

15 Set 2007
Sem sinal de vida
Steve Fossett, o aventureiro milionário, multi-recordista, de 63 anos, continua desaparecido. O velejador, que deu a volta ao mundo mais rápida à vela, decolou de Nevada em 4 de setembro e não foi mais visto. Um enorme aparato de busca foi montado. Ao todo são 45 aeronaves voando constantemente na região sob o comando da Aeronáutica, além de buscas por terra em florestas e até trabalhos de mergulho em um lago da região. O monomotor que Steve voava (foto) tinha um beacon para transmissão de sinal de emergência. Ele usava um relógio de alta tecnologia que poderia enviar sinais. Nem um sinal foi captado. Nem mesmo sinais primitivos como o "X" feito de pedras ou de galhos de árvores, ou mesmo uma fogueira foi avistada.

Steve é especialista em técnicas de sobrevivência. Escalou o Klimandjaro, fez vôos de balão ao redor da terra, e participou de corrida de trenós puxados por cachorros no Alaska, por 1.760km. A região é montanhosa e tem muitos vales. Situa-se a aproximadamente 100km de um dos lugares mais bonitos do planeta, o Yosemite National Park (California). O Google Earth forneceu imagens de satélites feitas após o acidente, para que as buscas se estendessem a qualquer um com acesso à Internet. Ontem ventava tanto na região que as buscas aéreas tiveram que ser interrompidas.

Todos esperam encontrá-lo com vida mas os especialistas em resgate na região afirmam que ele "ou está gravemente ferido, ou morreu". Talvez Steve tenha levado, no máximo, uma garrafa de água. A região é extremamente árida. Destroços de quase 200 aviões foram encontrados nas buscas. Um deles, que parece ser de um acidente dos anos 60, talvez seja do avião de um ex-piloto militar que estava divorciando-se, com duas filhas e um filho pequenos e desapareceu em 1964, depois de ter decolado. O filho agora pretende esclarecer se o pai acidentou-se ou se fugiu de casa. Veja mais abaixo fotos de Steve quando caiu no RGS, tentando fazer a volta ao mundo de balão.

14 Set 2007
De Navio a hotel - o navio "Queen Elizabeth II" 40 anos depois
Em sua última viagem transatlântica antes de ser ancorado definitivamente em Dubai para funcionar como hotel flutuante, o Queen Elizabeth II fará uma escala no Brasil. O navio estará no Rio em janeiro em 2008, fazendo uma escala no cruzeiro de despedida da América do sul. No trecho da América do Sul, o roteiro custa a partir de US$ 3.138, passando por Montevidéu (Uruguai), Ilhas Falkland, Punta Arenas, Valparaiso (Chile).

Lançado ao mar em 1967, o Queen Elizabeth II completará 40 anos em operação no dia 20 de setembro. Neste período, o navio que foi encomendado pela rainha Elizabeth II se tornou célebre por ter recebido personalidades como Bob Hope e Jackie Onassis. O navio foi comprado pelas autoridades do Emirado de Dubai por US$ 100 milhões, para transformá-lo em um luxuoso hotel flutuante e museu na ilha artificial de Palm Jumeira. A entrega do transatlântico está prevista para novembro de 2008. Segundo a Istithmar, empresa responsável pelo projeto, uma reforma estética e técnica mudará a imagem da embarcação. As obras de restauração prevêem a recriação da decoração original do navio e a instalação de um museu que contará a história da embarcação, e que transportou 2,5 milhões de passageiros em mais de 800 travessias pelo Atlântico.
Deslocamento 70.000ton, 1.800 passageiros, 1.000 cabines, 7 restaurantes, 2 piscinas, cassino, biblioteca, teatro, etc, etc, etc...
Globo on line e outras

13 Set 2007
"Cassandra's Dream", tragicomédia de Woody Allen
O realizador norte-americano Woody Allen estreou na terça-feira, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, a tragicomédia «Cassandra´s Dream», no mesmo dia do sexto aniversário dos atentados contra as Torres em Nova Iorque e o Pentágono.

Woody Allen definiu seu filme como «a história de duas pessoas muito agradáveis que acabam envolvidas numa situação trágica». «Cassandra´s Dream» estreou no Festival de Veneza antes de chegar a Toronto.

No filme, dois irmãos de uma família modesta (Ewan McGregor e Colin Farrell) decidem realizar um sonho e comprar um veleiro, o «Cassandra´s Dream».

A chegada de uma mulher (Hailey Atwell, foto) muda a relação dos dois e, depois da compra, uma série de eventos inesperados faz com que fiquem um contra com o outro.
Vídeo do veleiro
utilizado no filme.
Trailer do Cassandra's Dream
.

13 Set 2007
Barco de junco "Abora III" chegou hoje à ilha do Faial
A tripulação do barco de junco «Abora III» chegou hoje à ilha do Faial num veleiro de apoio, depois de ter abortado a expedição que tentava provar que já se faziam travessias atlânticas antes das naus portuguesas.
O «Abora III» partiu a 11 de Julho de Nova Iorque, rumo a Cadiz, em Espanha, com a missão de tentar provar que, antes das naus e caravelas portuguesas e espanholas, e mesmo antes do vikings, já se faziam travessias atlânticas em barcos construídos de junco e corda.

"Abora III": técnica ancestral, com mais de onze mil anos de história, foi recuperada pelo investigador Dominique Gorlitz, da Universidade de Bona

Esta técnica ancestral, com mais de onze mil anos de história, foi recuperada pelo investigador Dominique Gorlitz, da Universidade de Bona, na Alemanha, que juntou uma tripulação de onze especialistas em diversas áreas, de quatro países diferentes, para provar a sua tese. O grupo recorreu a uma tribo de índios da Bolívia, que vive nas margens do Lago Titicaca, para construir um barco com doze metros de comprimento, quatro de largura e com um mastro de onze metros de altura.

A intenção era reescrever a história da navegação mundial, também à custa da descoberta da América por parte de Cristovão Colombo, que, segundo estes investigadores, não terá sido o primeiro navegador a atravessar o Atlântico. A expedição foi, porém, abortada na última semana, depois dos estragos provocados por duas fortes tempestades, que destruíram parcialmente a embarcação, que entretanto se afundou a cerca de 500 milhas a Este dos Açores.

A embarcação não resistiu aos ventos fortes e à ondulação que entretanto encontrou no Atlântico. À chegada ao Porto da Horta, nos Açores, reafirmou a ideia de que os barcos construídos em junco e corda, além de «seguros», são capazes de efectuar travessias atlânticas.

«O que não estava à espera era de apanhar tanto mau tempo nesta altura do ano», reconheceu Dominique Gorlitz, em declarações à chegada, assegurando que, apesar do «Abora III» ter naufragado, a sua tripulação, composta por nove homens e duas mulheres, «nunca correu perigo». «Tivemos a incrível sorte de testar este tipo de embarcação pré-histórica no meio do Oceano Atlântico e devo dizer que, mesmo que não tenhamos chegado aos Açores, é possível fazer travessias atlânticas com este tipo de barco», garantiu. À espera da tripulação do «Abora III» no porto da Horta estavam várias familiares e amigos e, também, o presidente da autarquia, que entregou aos elementos desta experiência inédita várias lembranças da ilha.
Fonte: Diário Digital

12 Set 2007
Iº Salão Náutico do MERCOSUL
De 10 a 18 de novembro deste ano, acontece em Porto Alegre o 1º Salão Náutico do Mercosul. O evento, que entra para o calendário fixo da cidade, vai reunir mais de 150 expositores dos países que compõem o Mercosul, entre estaleiros, fabricantes de barcos à vela e a motor, de motores, equipamentos, componentes, acessórios de mergulho e pesca, além de moda, gastronomia e revendas de veículos. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, e volume de negócios imediatos estimados em R$ 30 milhões, o salão ocupará uma área especial na orla do Guaíba, ao lado do Anfiteatro Pôr-do-Sol, com 15 mil m² de estandes e 200m de trapiche para vagas molhadas. Já confirmaram presença palestrantes de renome internacional como Amyr Klink e a família Schürmann.
Fonte:ARitter

10 Set 2007
Barco viking sob estacionamento de um pub inglês

Um barco viking de mil anos foi descoberto sob o estacionamento de um pub na península de Wirral (noroeste da Inglaterra), assegurou hoje o arqueólogo britânico Stephen Harding. Harding acredita que o navio jaz debaixo de uma camada argilosa de dois ou três metros perto do pub "Railway Inn" na localidade de Meols, que acolhe vestígios de um dos assentamentos vikings melhor preservados do Reino Unido.
Os especialistas acreditam que poderia se tratar de um dos mais importantes achados arqueológicos realizados no Reino Unido. Harding, professor da Universidade de Nottingham (centro da Inglaterra), utilizou um radar de penetração terrestre (GPR, em sua sigla em inglês) para determinar o paradeiro da milenar nave.
Agora, o professor tenta conseguir fundos para financiar uma escavação e poder tirar o barco a fim de exibi-lo em um museu. "Embora ainda não saibamos de que tipo de navio se trata, temos certeza que é muito antigo, e que o desenho é nórdico. A posição e a localização sugerem que pode ser um barco de transporte da época do assentamento viking", explicou. "A influência escandinava - acrescentou o arqueólogo - persistiu aqui durante séculos".
Os restos da embarcação já tinham aparecido em 1938, quando o velho "Railway Inn", que se erguia no terreno do atual estacionamento, foi demolido para sua reconstrução em um terreno próximo.
No entanto, o capataz da obra ordenou que os restos do navio fossem cobertos para evitar atrasos na construção. De fato, o professor Harding acredita que poderia se chegar ao navio desde a própria adega do pub.
Fonte: EFE

06 Set 2007
Steve Fossett ainda não foi encontrado
O aventureiro Steve Fossett deve ter sofrido um acidente nesta segunda-feira (4/9) em Nevada, onde voava em um monomotor em busca de um lugar para bater o recorde de velocidade em um carro sobre o deserto. No final da tarde, como não havia retornado, o alarme foi disparado.

Fossett bateu o recorde da volta ao mundo a vela: 58 dias 9 horas 32 minutos e 45 segundos. Aliás, bateu 8 recordes de vela (fotos ao lado). Obteve mais de 116 recordes em 5 esportes, dos quais 60 ainda vigoram.

Atravessou o Canal da Mancha a nado em 22h, voou pelo mundo afora pelo prazer de ser o mais rápido no que pode.

Quando seu balão pousou próximo a Aceguá, no Rio Grande do Sul, a 17 de agosto de 2001, teve sorte: em pouco tempo haviam 9 gaudérios em volta do balão, no campo. Por ali conheceu o mate e o jeito de assar carne no campo.

A bela foto com os cavalos em frente ao balão, feita por Julio Cordeiro, da Zero Hora, ganhou mundo. Mas nem 2 meses depois, Fossett já se atracou noutra indiada: cruzou o Atlântico em 4 dias e 17h, diminuindo o recorde anterior em 43h e 35min. E no ano seguinte conseguiu realizar o que sonhava ao pousar por essas bandas: tornou-se o primeiro a dar a volta ao mundo em um balão.

Até o início da madrugada de 6 de setembro de 2007 Fossett ainda não havia sido localizado, apesar de 3 helicópteros e 7 aviões em sua procura.

02 Set 2007
Dois holandeses pretendem atravessar o Atlântico em uma bicicleta náutica
Dois holandeses, um de 39 e o outro de 47 anos, planejam atravessar na próxima primavera o oceano Atlântico, de Amsterdã a Nova York, a bordo de uma "bicicleta náutica", segundo informou hoje a agência holandesa "ANP".
Os aventureiros batizaram hoje o original meio de transporte, composto por uma bicicleta para duas pessoas encaixada em uma embarcação de remos, e equipado com uma pequena cozinha, um sistema de purificação de água, um radar e um dispositivo de navegação por satélite.
Os dois homens pretendem pedalar em torno de 70 quilômetros por dia e acreditam que vão completar sua viagem em cerca de 100 dias.
Fonte: AFE

1º Set 2007
VI Salón Náutico Argentino 2007
De 20 a 30 de setembro, no Centro de Exposiciones del Parque Náutico San Fernando S.A. Organizado pela Cámara Argentina de Constructores de Embarcaciones Livianas (CACEL), o evento é bi-anual e reúne os diversos setores da indústria náutica argentina. Desde 2005, este evento tem sede permanente no Centro de Exposiciones del Parque Náutico, entre as ruas Escalada e Almirante Martín (San Fernando), Buenos Aires.

31 Ago 2007
Barco do Amor - Cruzeiro para solteiros na Espanha

Mais de 900 pessoas vão na próxima semana embarcar à procura do amor num original cruzeiro pelo Mediterrâneo... só para solteiros.

Pelo segundo ano consecutivo, as empresas espanholas Nones e Solteros de Viaje uniram-se para organizar o cruzeiro ‘Solteiros a bordo’, que como o nome indica é destinado apenas a pessoas descomprometidas. O objetivo é facilitar o convívio, encontrar novas amizades e, quem sabe, encontrar companhia para a vida.

A partida está marcada para o próximo dia 3 de Setembro, a bordo do luxuoso paquete ‘Gran Voyageur’, que largará da idílica Veneza e fará escala em locais românticos como Dubrovnik, Atenas, Santorini, Mykonos, Roda e Istambul. Estão previstos bailes, jantares à luz das velas e festas na praia, entre muitas outras atividades.

O navio tem capacidade para mais de 900 passageiros e a lotação está quase esgotada. A boa notícia para os homens é que mais de 60 por cento dos passageiros é do sexo feminino, pelo que não faltarão oportunidades de fazer novas amizades. A média de idades, segundo a organização, ronda os 40 anos. O cruzeiro do ano passado foi um autêntico êxito. “Tivemos relacionamentos só de uma noite, ligações que duraram todo o cruzeiro, namoros que ainda duram e, até, um casamento”, revelou um porta-voz da organização.
Fonte: CMPT

30 Ago 2007
Reunião de Comandantes - CONESUL
Na noite de hoje, 30 de Agosto, será realizada a Reunião de Comandantes do XVI CIRCUITO CONESUL, com jantar às 20h, no Bar Náutico do Veleiros do Sul.
Reservas: esportiva@vds.com.br ou fone (51) 3267.1733 ramal 208

24 Ago 2007
Abalroamento no mar
Onze pescadores resgatados após barco virar
Onze pescadores foram resgatados nesta sexta-feira, 24, após o barco pesqueiro João Pedro, de Santa Catarina, ter sofrido um acidente pela manhã perto do Farol de Mostardas, no litoral sul gaúcho. Conforme os próprios pescadores, o acidente foi provocado por um navio mercante que fugiu após bater no pesqueiro, que ficou virado com o casco para fora da água. Segundo a Marinha do Brasil, eles foram socorridos por outro pesqueiro, o Mariléia, que se encontrava a 20 quilômetros do local. Um navio da Marinha também foi prestar socorro aos náufragos.
As informações dos pescadores serão investigadas pelo Controle Naval do Tráfego Marítimo, órgão da Marinha responsável pelo rastreamento das embarcações em território brasileiro, para saber os verdadeiros motivos do naufrágio do João Pedro. O Controle Naval também vai entrar em contato com outras embarcações que passaram pelo local antes do acidente para apurar o caso.
Fonte: Agência Estado

23 Ago 2007
Descoberta de restos de navio romano na Espanha
Destroços de um navio romano foram descobertos na baía de Cartagena, no sudeste da Espanha, anunciou o Ministério Espanhol da Cultura num comunicado à imprensa. "Os restos estão bem preservados e datam aproximadamente do século I a.C." Também foram descobertos "dois navios naufragados modernos do século XIX e do XX" e "algumas âncoras", informou.
Esses vestígios foram encontrados por pesquisadores da Fundação Aurora, uma organização americana com fins não lucrativos com a qual o Ministério Espanhol da Cultura assinou um acordo de colaboração em junho para apoiar pesquisas submarinas ao longo da costa mediterrânea. Cartagena foi fundada no século III a.C e foi um local importante do Império Romano.
A Espanha ratificou em 2005 a convenção de proteção ao patrimônio subaquático da Unesco que proibiu a exploração comercial dos vestígios submarinos e promoveu sua proteção. O governo espanhol está em conflito com a empresa americana Odyssey Marine Exploration, pois suspeita de que ela tenha descoberto nos destroços de um navio espanhol ou em águas espanhóis o maior tesouro submarino já encontrado no mundo.
Fonte: Ultimosegundo

23 Ago 2007
Sem revisão
- Indenização milionária para Lars Grael é mantida
O empresário Carlos Guilherme de Abreu Lima continua obrigado a pagar R$ 500 mil por danos morais e R$ 1,9 milhão por danos emergentes ao velejador Lars Grael. O iatista teve uma perna decepada pela hélice da lancha Laguna I, de propriedade do pai de Abreu, na cidade de Camburi (ES), quando treinava para as Olimpíadas de 2000.

A decisão é do Superior Tribunal de Justiça. O ministro Massami Uyeda negou recurso com o qual Abreu Lima pretendia rever o valor da indenização que deve ser paga ao velejador. De acordo com o ministro, a decisão já transitou em julgado. Cabe agora o empresário cumprir a pena.

Carlos Guilherme de Abreu foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a pagar indenização por danos morais, materiais, estéticos e à imagem em razão do acidente ocorrido em 6 de setembro de 1998. O valor da indenização foi definido na primeira instância e mantido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O valor da indenização foi calculado com base nos honorários médicos, R$ 24 mil e nas despesas hospitalares, R$ 9 mil. Além desses valores, estão registrados o tratamento de fisioterapia e a adaptação e manutenção das próteses, no valor de R$ 50 mil, além da pensão mensal de R$ 7,3 mil, entre outras quantias.

No STJ, o empresário pretendia rever alguns valores confirmados pela segunda instância. Argumentou que eles estariam bem acima dos arbitrados pelos tribunais em casos análogos, como morte e cegueira. Ele alega que o iatista não sofreu grandes abalos no patrimônio após o acidente, fato comprovado até pela declaração ao Fisco. Segundo Carlos de Abreu, a manutenção da indenização constitui enriquecimento ilícito.

A decisão do ministro Uyeda de não admitir o recurso para rever o valor da indenização deveu-se a razões processuais. A sentença é definitiva.
Fonte: Revista Consultor Jurídico, 23 de agosto de 2007

20 Ago 2007
Poder Naval pode desaparecer até 2025

Comissões, 16/08/2007 - 11h31

O poder naval brasileiro poderá desaparecer até 2025 se até lá não houver novos investimentos em equipamentos. O alerta foi feito nesta quinta-feira (16) pelo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, em audiência pública promovida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Durante longo depoimento aos senadores da comissão, o comandante apresentou um quadro "real e difícil" da situação da Marinha, que neste ano deverá receber aproximadamente R$ 550 milhões a menos em recursos orçamentários do que seria desejável para atender a suas "necessidades mínimas".

Para manter a Marinha em funcionamento em 2007, disse o comandante, seriam necessários R$ 1,84 bilhão, mas o Orçamento da União destina à Força R$ 1,49 bilhão e apenas R$ 1,28 bilhão deverá efetivamente ser liberado até o final do ano.

- A crônica escassez de recursos, ao longo de tantos anos, acumulou sérias demandas e levou-nos a um crítico estado de degradação e obsolescência material, de vulnerabilidade estratégica e de redução de atividades, sem precedentes na História contemporânea da Nação - afirmou Moura Neto.

Dos 21 navios que compõem a esquadra brasileira, disse o comandante, 11 encontram-se imobilizados e dez operam com restrições. Entre as aeronaves, a situação é ainda mais precária: das 23 existentes, 21 estão imobilizadas e duas operam com restrições. Da mesma forma, dois entre os cinco submarinos da esquadra estão imobilizados e outros dois operam com restrições - ou seja, apenas um está em perfeito funcionamento.

O Programa de Reaparelhamento da Marinha requer um investimento de R$ 5,8 bilhões ao longo do período de 2008 a 2014. As prioridades iniciais do programa, segundo o comandante, são a construção de submarinos e navios-patrulha e a aquisição de helicópteros. Uma das soluções para obter os recursos necessários, observou, seria o fim do contingenciamento dos recursos que devem ser destinados à Marinha segundo as chamadas Leis do Petróleo. Até o fim de 2006, citou, R$ 2,6 bilhões em royalties já haviam sido contingenciados.

Moura Neto demonstrou otimismo em relação ao orçamento para 2008. A proposta elaborada pelo Ministério da Defesa, informou, prevê a destinação à Marinha de R$ 2,1 bilhões no próximo ano. Essa quantia, disse ele, seria suficiente para dar início ao Programa de Reaparelhamento da Marinha e para retomar o desenvolvimento do seu programa nuclear, que precisa de R$ 130 milhões anuais. Caso o programa seja retomado, previu, as pesquisas estarão concluídas dentro de cinco a seis anos.
Fonte: Marcos Magalhães / Agência Senado
65432 Agência Senado - Senado Federal | E-mail: agencia@senado.gov.br
Praça dos Três Poderes, Anexo I, 20.º andar
Fotos: site da Marinha .

19 Ago 2007
Caça ao tesouro naufragado - 500.000 moedas de prata

O navio americano Ocean Alert descobriu um tesouro em moedas de prata no mês de maio passado. Um navio da polícia espanhola abordou o caçador em águas internacionais logo que deixou Gibraltar.

A colônia britânica alega que a Espanha não tem o direito de sequestrar um navio assim, obrigando-o a navegar até o porto de Algeciras, onde sequestrou os computadores e outros equipamentos.

O comandante do Ocean Alert negou-se a informar o local do tesouro alegando razões de segurança e legais. Especialistas espanhóis alegam que as 500 mil moedas foram resgatadas do navio inglês Merchant Royal que naufragou em 1641 carregando moedas espanholas roubadas. A brincadeira de caça ao tesouro (a atual) rendeu 244 milhões de libras.

As moedas foram transbordadas do Ocean Alert para os EUA, de navio, tudo indica. A propósito, há muitos anos ouve-se dizer que ladrão que rouba de ladrão tem 100 anos de perdão. Será que isso se aplica aqui? O primeiro roubo aconteceu há 366 anos, mas parece que isso não vem ao caso.
Fonte: BBCnews e Google Earth Community

14 Ago 2007
Barco viking chega à Irlanda depois de quase mil anos

DUBLIN (Reuters) - Um navio viking reconstruído chegou a Dublin na terça-feira quase mil anos depois de sua versão original ter afundado na costa da Dinamarca. A tripulação do barco foi revivendo ao longo da viagem os difíceis trajetos percorridos pelos nórdicos até a Irlanda.
As 65 pessoas que tripulavam o Sea Stallion saíram de Roskilde, na Dinamarca, no dia 1o de julho, usando apenas remos e velas para percorrer mais de mil milhas náuticas e responder a perguntas ainda sem resposta sobre a construção de navios e as viagens vikings. Os sinos da cidade badalaram e uma flotilha de veleiros recebeu o navio na entrada do porto de Dublin, na terça-feira.
"Vocês chegaram até aqui numa viagem de descobertas", disse o prefeito de Dublin, Paddy Bourke, quando o barco, com sua tripulação voluntária, atracou. Feito com a madeira de 300 carvalhos, a embarcação, de 30 metros de comprimento e 4 metros de largura, é o maior navio viking já reconstruído, segundo seus construtores.
O barco original foi construído em Dublin em 1042, mas naufragou 30 anos depois no fiorde de Roskilde, cerca de 50 km ao sul de Copenhague, e ali ficou até o início das escavações, em 1962. A réplica foi concluída em 2004, depois de quatro anos de trabalho. A viagem do Sea Stallion quis reproduzir as condições que os temidos guerreiros nórdicos tinham de enfrentar mil anos atrás.
O capitão do navio, o dinamarquês Carsten Hvid, disse que o momento mais difícil foi a entrada no mar da Irlanda, quando ventos fortes e ondas de 5 metros castigaram o barco. "Colocamos os coletes salva-vidas e preparamos os botes", disse Hvid aos repórteres ao chegar a Dublin. Ele afirmou, porém, que ninguém caiu no mar.
Num pequeno trajeto da viagem, o barco foi rebocado. Na maior parte, porém, a tripulação enfrentou a natureza no convés, com apenas um metro quadrado de alojamento para cada membro da tripulação. Parte da equipe teve de passar algum tempo num barco auxiliar devido à hipotermia ou a ferimentos leves.
"Às vezes, fazia frio e chovia forte desde de manhã até a manhã seguinte", disse à Reuters o responsável pelo projeto, Prieben Rather Sorensen. "Não tínhamos o tempo que os vikings tinham, já que precisávamos estar aqui hoje. Esse foi um dos desafios."
Pesquisadores vão analisar as gravações e os dados coletados na viagem, e o barco ficará exposto no Museu Nacional de Dublin até 2008, quando uma tripulação chefiada por Hvid fará a viagem de volta. Sorensen disse já estar contando os dias para zarpar. "É como uma droga - não dá para viver sem ela", disse ele.

Fonte: Reuters/Brasil Online

13 Ago 2007
Após Rússia e Canadá, barco dos EUA ruma para o Ártico

WASHINGTON (Reuters) - Uma lancha da Guarda Costeira dos EUA ruma nesta semana para o Ártico numa missão cartográfica que vai determinar se parte dessa área pode ser considerada território norte-americano. A lancha Healy inicia na sexta-feira um cruzeiro de quatro semanas cujo objetivo é mapear o leito marinho no cabo Chukchi, um platô submarino que se estende desde a costa do Alasca por cerca de 800 quilômetros em direção ao norte. É a terceira expedição desse tipo dos EUA - as outras foram em 2003 e 2004. Cientistas dos EUA disseram que não se trata de uma resposta à missão russa que neste mês fincou uma bandeira no leito marinho sobre o Pólo Norte, nem a um recém-anunciado plano canadense de construir um porto no Ártico. "Este cruzeiro foi planejado por três anos, e já tivemos cruzeiros anteriores. É parte de um programa longo em andamento, não uma resposta direta", disse Larry Mayer da Universidade de New Hampshire, que participará da expedição.
Fonte: Reuters/Brasil Online

02 Ago 2007
Submarino finca bandeira russa no leito do Pólo Norte

A Rússia reivindicou simbolicamente para si o Ártico, na quinta-feira, quando um submarino mergulhou exatamente no Pólo Norte para fincar a bandeira do país no leito marinho. A bandeira de titânio inoxidável foi colocada 4.261 metros abaixo da superfície congelada do Ártico, segundo informação transmitida de um barco de apoio à agência Itar-Tass por Vladimir Strugatsky, vice-presidente da associação russa de exploração polar. A Rússia quer estender até o Pólo Norte o território do Ártico que o país atualmente controla. A área é promissora para pesquisas, e supostamente contém também reservas inexploradas de gás e petróleo. Pela lei internacional, os cinco países com terras dentro do Círculo Polar Ártico (Canadá, Noruega, Rússia, Estados Unidos e Dinamarca [pela Groenlândia]) têm direito a uma zona econômica de 320 km medida a partir do litoral norte desses lugares. Mas a Rússia reivindica uma fatia maior, até o Pólo, já que, segundo Moscou, o leito do oceano Ártico e a Sibéria são ligados por uma única plataforma continental.
Fonte: Globo Online
Última imagem do Pólo Norte (19 de Julho de 2007, hoje 02 de agosto de 2007)
Webcam no Pólo Norte (nova imagem a cada 14 dias)

02 Ago 2007
Papa-recordes
Entre abril e julho de 2007 o francês Franck Cammas e seus 9 tripulantes a bordo do trimarã Groupama3 de 32m (107pés) bateram 4 recordes mundiais. O recorde considerado mais importante da vela mundial é a travessia do Atlântico Norte. No rastro de Cristóvão Colombo, de Cadiz (Espanha) a San Salvador (Bahamas), o Groupama3 percorreu 3,884 milhas na velocidade média de 21,7 nós levando 7d 10hrs 58m 55s. O recorde anterior (2 dias mais longo) pertencia a Steve Fosset, o americano milionário que caiu em um balão em 2001, em Bagé, RGS). Dos outros 3 recordes, o mais importante é o da maior distância percorrida em 24h, que era do também francês Bruno Peyron. Cammas e sua tripulação velejaram 794 milhas em 24h a uma velocidade média de 33,08nós. Em seguida andaram 795,2 milhas em 24h, recorde ainda por ser homologado pelo WSSRC. Veja o vídeo no YouTube.
Saiba mais no site Cammas-groupama.
Fonte: Cammas-groupama
Colaboração: Fernando Maciel

01 Ago 2007
Café Colonial no Veletinaço a Itapuã
Os participantes do Veletinaço a Itapuã deste final de semana 4 e 5 de agosto terão uma atração gastronômica extra. A Comodoro do Clube Náutico Itapuã Christina Tina Silveiro está preparando um Café Colonial para o Domingo, dia 5. A comilança contará com pão caseiro e produtos naturais da região, como o mel de Itapuã.

01 Ago 2007
Brasil: previsão do tempo mais eficaz

Supercomputador climático que será inaugurado hoje permitirá avanço
Roberta Jansen escreve para "O Globo":
Um supercomputador climático com capacidade de processar 4,5 trilhões de cálculos por segundo começa a funcionar hoje no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em SP.
A aquisição da máquina, que está entre as 500 mais potentes do mundo, abre caminho para, a partir do ano que vem, o país aprimorar sensivelmente as previsões de tempo localizadas — as mais complicadas.
O trabalho que começa a ser feito hoje por dez especialistas é de adaptar o software atual para previsões cada vez mais acuradas.
Hoje, o CPTEC disponibiliza previsões regionais com três dias de antecedência, com 95% de acerto, para pontos distantes 20 km um do outro.
A idéia é, já em 2008, reduzir essa distância para 15 km, mantendo o mesmo percentual de acerto, e, sucessivamente, até um quilômetro ao fim de cinco anos. O grande desafio da área hoje é, justamente, ter previsões cada vez mais localizadas. "No início, as previsões eram bem mais genéricas, por região ou estado. Depois, com o tempo, passou a ser de cidades", explicou a diretora do CPTEC, Maria Assunção Faus Silva Dias.
"Mas a demanda por informações cada vez mais detalhadas cresce no mundo todo. Para isso temos que adequar nosso software." Quanto mais variáveis e detalhamento entram nos modelos, mais tempo de computador eles demandam. Daí a necessidade de um supercomputador, na verdade um sistema de computadores interligados.
"Esses sistemas vêm em resposta à demanda de fazer um número maior de cálculo num tempo menor, dividindo tarefas entre diversos processadores", disse a diretora.

Novo megacomputador previsto para 2008
Um software de modelo global também será aprimorado pelo supercomputador para gerar previsões mais acuradas também a partir do ano que vem. Atualmente, os modelos globais são usados para estudos de cenários de mudanças climáticas e também para previsões meteorológicas numa escala de tempo mais longa. Hoje, esse tipo de previsão é feita para pontos distantes 60 quilômetros e por 15 dias. A idéia é reduzir essa distância para 20 quilômetros.
A preparação dos softwares é a primeira etapa para o uso, a partir do ano que vem, de um outro supercomputador para gerar as previsões numéricas. O salto será grande. Para se ter uma idéia, o computador usado hoje para as previsões tem capacidade de processar 0,76 trilhão de cálculos por segundo. O que será inaugurado no ano que vem processará 40 trilhões de cálculos por segundo. "É preciso lembrar que o software trabalha do nível do chão até 25 quilômetros de altura", explicou. "Então, se vamos diminuir a distância entre os pontos, temos que multiplicar por tudo isso. Daí que o salto tem que ser desse tamanho."
(O Globo, 31/7)
Colaboração: Fábio de Lima Beck
, Grupo Popacombr

30 Jul 2007
Sucesso no Lançamento de Mar de Fora
O livro "Mar de Fora" dos comandantes Tau Golin, Ademir Gigante de Miranda e Adriano Machado foi lançado nesta sexta-feira em Porto Alegre. Segundo Tau, foram vendidos 160 exemplares da obra que relata a velejada até Fernando de Noronha, além de DVDs sobre esta subida da costa desde Porto Alegre. O livro "Mar de Fora" pode ser adquirido pela Internet na Livraria Cultura e, em Porto Alegre, na Equinautic, Sulnáutica e livrarias.

26 Jul 2007
Submarino utilizado para tráfico na Colômbia
Um submarino que era usado por traficante é içado na costa da Colômbia.

A embarcação tinha capacidade para carregar 4 toneladas de cocaína e foi capturada próximo à baía Málaga; 4 suspeitos foram presos.

Em Nov 2006 outro submarino feito em casa foi apreendido na costa da Costa Rica (a 103 milhas da costa, perto do Cabo Blanco National Park, na península Nicoya), com 3ton de cocaína. Fabricado em madeira e fibra de vidro, tinha 50 pés e navegava a 7MPH. Era tripulado por 4 tripulantes que respiravam através de "cachimbos".

Em 2000 as autoridades colombianas encontraram um submarino em obras em um subúrbio de Bogotá que chamou a atenção pela qualidade da construção. Ao lado do submarino em obras havia documentos em russo.

Apesar de estar a 2.250m acima do nível do mar, Bogotá oferece excelente mão de obra.
Fonte: UOL e pesquisa na Internet
Colaboração: Rodrigo Beheregaray, Grupo Popacombr

25 Jul 2007
Embarcação encalha em praia de Santa Catarina

Dois tripulantes, um gaúcho e um argentino, viajavam de Porto Alegre a Florianópolis.

Mar agitado jogou a embarcação para a praia na noite de terça-feira (24).

Uma embarcação, de aproximadamente 10 metros de comprimento, encalhou na Praia de Passo de Torres, no Litoral de Santa Catarina, na noite de terça-feira (24).

Os dois tripulantes, um gaúcho e um argentino, viajavam de Porto Alegre a Florianópolis.

Eles tentaram entrar no Rio Mampituba, mas o mar agitado jogou a embarcação para a praia, onde permaneceu até a manhã desta quarta-feira (25).
Foto: Ulisses Job/Agência RBS

Colaboração: Lisboa Jr, Grupo Popacombr

 

24 Jul 2007
Frio de renguear cusco

Abortando velejada ao Uruguai
"Vem muito frio. E será um frio prolongado para quem vive no Sul do Brasil, o que levará a média de julho a apresentar anomalias negativas pelo terceiro mês consecutivo em muitas localidades", diz o meteorologista Eugênio Hackbart. Salvo alguns velejadores realmente fanáticos, não há quem tenha se arriscado a abandonar o trapiche. Aliás, não é só o rio que anda deserto. Até os clubes náuticos gaúchos têm amargado baixa freqüência de associados.

Na noite de ontem, diante da previsão lida, decidimos abortar a missão de 10 dias para navegar até o Rio Cebollatí, no Uruguai, com o Delta36 Canibal. Estávamos com quase tudo pronto para a partida nesta semana. Até a bandeira do Uruguai para hastear no veleiro já havia sido comprada pelo Comte Andreas Bernauer. Muitos contatos foram feitos à cata de informações, waypoints, cartas, locais para pernoite, planos detalhados de autonomia de combustível, planos de rever amigos do sul e até planos para visitar o duty free shop de Rio Branco.

Se já estava bastante frio até o momento, com essa notícia aí do Hackbart, não dá mesmo pra desatracar pra viagem de mais de 600 milhas náuticas ao sul. Mesmo que dispuzéssemos de calefação a bordo, além do frio lá fora enfrentaríamos dias curtos, cerração de manhã até tarde e muita umidade.

"Está começando hoje uma longa e importante onda de frio. Todas as madrugadas até o começo da próxima semana devem apresentar temperatura próxima ou abaixo de zero no Rio Grande do Sul. São três pulsos de ar frio em seqüência em apenas uma semana. O primeiro hoje, o mais importante na quarta-feira e um reforço de ar polar entre sexta e sábado. Deve gear no Rio Grande do Sul em todas as madrugadas até o começo da próxima semana, sendo que em algumas noites o fenômeno será generalizado e terá intensidade forte. Condições serão favoráveis à neve na Serra", diz Hackbart.

E falando em inverno rigoroso e em meteorologia, em que pese toda a seriedade e a tecnologia de ponta sabidamente utilizadas pela Metsul do meteorologista Eugênio Hackbart, lembro-me da piada "Lenha na Meteorologia".

24 Jul 2007
Um curso de vela diferente
Visando o aprimoramento técnico dos velejadores e o aumento do número de barcos na raia, estará sendo realizado no Clube dos Jangadeiros um Curso Intensivo de Vela de Oceano voltado à regata.

"Vai ser um curso bem diferente do que já se teve por aqui com aulas teóricas e práticas nos próprios barcos dos comandantes inscritos. No domingo faremos regatas treinos com os instrutores em botes e também a bordo dos barcos!! É a forma de aquecermos os motores para o segundo semestre onde temos entre tantas regatas importantes, o Estadual, Conesul e Cayru!!! ", informa o Comandante Xico Freitas, um dos instrutores do curso.
Xico informa ainda que a inscrição será paga com doação de alimento não perecível e/ou roupa para campanha do agasalho.

Veja a Programação:
Dia 02/08 às 19h30min – Na Escola de Vela Barra Limpa – Clube dos Jangadeiros
Aula Teórica sobre Regulagem de Velas e Preparação da Tripulação.

Dia 04/08 das 09h30min às 11h30min – Na Escola de Vela Barra Limpa – Clube dos Jangadeiros
Aula Teórica sobre procedimentos de Largada e Regras básicas de Regata.

Dia 04/08 das 13h00min às 16h00min
Aula Teórica / Prática sobre Manobras no Contra vento, Manobras no popa, Montagem de bóias e Troca de velas.
Logo após o término da programação do sábado, teremos um Choripan para confraternização dos participantes no Bar Snipe do Clube dos Jangadeiros.

Dia 05/08 às 13 horas
Cada barco com sua tripulação colocará em prática os ensinamentos de regulagem, montagem dos barcos, largadas e manobras. Os instrutores estarão em botes e poderão participar nos barcos dos próprios comandantes dando um atendimento pessoal, facilitando a aprendizagem.

20 Jul 2007
Embarcação argentina naufraga em Laguna

Dos três tripulantes, um sobreviveu

Notícias - Geral | 19/07/2007 18h12min
Um iate com três turistas argentinos naufragou no mar em Laguna, no sul de Santa Catarina, por volta das 23h desta quarta-feira, dia 18. Um tripulante sobreviveu, um está desaparecido e outro foi encontrado morto.

Na manhã desta quinta, o Corpo de Bombeiros localizou Gustavo Adolf Mehl, de 58 anos. Ele estava com hipotermia e foi levado para o Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna. À tarde, por volta das 15h, os bombeiros localizaram o corpo de Albert Bastit, de 65 anos, preso a uma bóia.

– Pelo estado da vítima tudo indica que tenha morrido de frio. A temperatura estava baixa e ele permaneceu várias horas na água gelada –- ressalta o delegado da Capitania dos Portos de Laguna, capitão José Antônio Gomes da Silva. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão.

Continua desaparecido o terceiro tripulante do iate – Daniel Bastit, de 52 anos.

A embarcação afundou depois de se chocar contra algumas rochas nas proximidades de uma ilha. O acidente aconteceu próximo à chamada Ilhota, distante cerca de 300 metros da praia de Ipuã.

O iate Dom Raul, com 17 metros de comprimento, seguia de Mar del Plata, na Argentina, para Florianópolis, onde os três turistas pretendiam passar alguns dias. Quando passavam por Laguna, os equipamentos de segurança da embarcação não teriam acusado a proximidade com a ilha e a batida contra as rochas foi inevitável.
Fonte: Diário Catarinense
A foto acima, acrescentada pelo Popa, é de um Don Raul utilizado para pesca em Mar del Plata, que poderá ser o mesmo Don Raul acidentado.
Continua abaixo...


Encontrado o segundo corpo do iate naufrado em SC
Notícias - Geral | 19/07/2007 23h04min
Daniel Bastit foi localizado por volta das 18h
Foi encontrado por volta das 18h desta quinta-feira o corpo da segunda vítima do naufrágio ocorrido em Laguna, sul de Santa Catarina. O argentino Daniel Bastit, 52 anos foi localizado sem vida na praia do Iró, nas proximidades da praia do Mar Grosso.
O iate com três turistas seguia de Mar del Plata, na Argentina, para Florianópolis, quando naufragou em Laguna depois de se chocar contra rochas nas proximidades de uma ilha por volta das 23h de quarta-feira.

Gustavo Adolf Mehl, de 58 anos, conseguiu abandonar o iate, mas perdeu os companheiros de vista. O sobrevivente foi resgatado na manhã desta quinta pelo Corpo de Bombeiros e, com hipotermia, precisou ser levado para a emergência do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna. Outro tripulante, Albert Batist, foi encontrado morto preso a uma bóia.
Fonte: Diário Catarinense
Colaboração: Rui e Cesar (Grupo Popacombr)


20 Jul 2007
"Mar de Fora - Dois veleiros na costa do Brasil"

Lançamento de livro

A história de uma velejada subindo a costa brasileira está sendo lançada sob forma de livro. Os veleiros Entre Pólos e Passatempo desatracaram de Porto Alegre em 2005 e participaram da REFENO, depois de 3.000 milhas navegadas. Os comandantes Tau Golin, Adriano Machado e Ademir Gigante Miranda contam dos prazeres e das dificuldades da viagem, e falam das belas paisagens, como as de Fernando de Noronha.
No Iate Clube Guaíba, Porto Alegre, dia 27 de julho de 2007, às 20h.

10 Jul 2007
Regata em Itapuã

Aniversário de 12 anos do CNI
O Circuito Ilha das Pombas, com largada às 10h deste sábado, 14 de julho, no farolete de Itapuã, fará parte das comemorações do 12º aniversário do Clube Náutico Itapuã. Às 14h o clube oferecerá um galeto no novo local que está sendo construído. Obra é o que não falta no CNI ultimamente: a guria-comodoro não pára de inventar.

02 Jul 2007
Fragata chega ao Porto de Cabedelo com 860 kg de drogas apreendidas
Atracou ontem (01/07), por volta das 18:00h, a fragata Greenhalgh, tendo a bordo aproximadamente 860kg de cocaína apreendida. A fragata estava comandando uma força tarefa que, em Cabedelo, estava composta pelo navio tanque Almirante Gastão Motta e pelos barcos patrulha Guaíba e Goiana.
A apreensão da droga foi realizada pelo navio patrulha francês Bouganville, quando interceptou o barco de pesca cearense Sabala na costa da África (400 mn do Senegal), no dia 08 de junho e comunicou o fato a Marinha do Brasil, no dia 20. Uma força tarefa foi enviada ao encontro do navio patrulha francês. No barco de pesca estavam três brasileiros e um colombiano. A droga, conforme declarações dos presos, estava destinada a Gana. O pesqueiro foi rebocado pelo patrulha Guaíba. Tanto o pesqueiro quanto a droga foram trazidos para o porto de Cabedelo, por ser este o ponto mais próximo do local da apreensão.
Fonte:
Marcus Vinicius M. Rodrigues. Cabedelo/PB - Foto: Edvanildo Lobo (Correio da Paraíba)