Estiagem de 2008 revela perigoso obstáculo no Guaíba
Há 19 anos que o rio não baixa tanto
Danilo Chagas Ribeiro

03 Mar 2008
A
estiagem tem baixado bastante o nível do Rio Guaíba ultimamente. Em 29 de Fevereiro de 2008, a Régua da Harmonia marcou cota negativa de -0,10m. Conforme o Engº Hermes Vargas dos Santos, chefe da Divisão de Estudos e Projetos da SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias, "isso não chega a ser uma novidade, pois já tivemos cotas de -0,25m em 26 de Dezembro de 1989". Em Fevereiro de 2005 a Régua da Harmonia marcou -0,04m.

Clubes náuticos com pouca água
A Comodoro do Clube Náutico Itapuã, Christina Silveiro, estimou que o canal de acesso à marina teve pontos com menos de 60cm de profundidade em 29 de fevereiro 2008. "Nem meu O'Day sai", disse a Comodoro.
No Iate Clube Guaíba há barcos sem condição de desatracar dos trapiches, onde estão encalhados. Alguns desses barcos têm apenas 40cm de calado.

Pedras normalmente submersas à vista
Ainda em 29 de Fevereiro, um navio da Copesul encalhou no Furadinho e teve que retornar ao Pólo Petroquímico para redução de carga: estava com 5,17 m de calado. O Comandante Carlos Altmayer Gonçalves, o Manotaço, enviou esta rara imagem da Ponta dos Cachimbos, Vila Conceição, Zona Sul de Porto Alegre. Diz o Manota: "Nessa imagem de 29 de Fevereiro vemos as pedras que vitimam alguns "tiradores de finos" da Ponta dos Cachimbos. A última daquelas 3 alinhadas em direção à cidade de Guaíba é a mais atingida. Claro, é a mais de fora. Nela encalhou uma chata que trazia pedras para a ilha dos Jangadeiros (+ - 1970), numa manhã de nevoeiro. A maneira de tirar a chata foi jogando parte da carga fora, na proa, assim, ali na volta dela tem um bocado de pedras afiadas. Felizmente estão mais para o fundo. A profundidade ao redor da bandida é de 2,5 m em águas normais".

Pedras normalmente submersas na Ponta dos Cachimbos apareceram na estiagem de 2008

Carlos Altmayer Gonçalves, Manotaço

 

Estaca na Coroa do Jacaré e Coroa do Ceroula à vista
As águas tão baixas têm revelado imagens que raramente se vê no Guaíba. "Encontrei a marca antiga da Pta do Jacaré. Ao lado dela tinha 1,5m, com essa água baixa. O baixio das Ceroulas, estava de fora cerca de 1/2 milha, lotado de gaivotas e biguás. Nunca havia visto isso", conta o Comte Manotaço. Veja foto e localização na imagam abaixo.

 

Púlpitos abaixo do nível dos trapiches do Veleiros do Sul, em 02 Março de 2008

Danilo Chagas Ribeiro

Assuntos relacionados:
Há 15 anos que o Guaíba não baixava tanto
Rio Guaíba muito baixo (Correlação entre níveis de referências)
Estiagem no Rio Jacuí e no Rio Pardo em Mar 2005 (1) , (2) e (3)
O balanço das águas da Lagoa dos Patos
Baleias da Ponta Grossa em 2006
Estiagem no Iate Clube Guaíba em 2005

-o-