E o Chico Manoel também tinha Barba Negra...
Quando o mastro dobra
Paulo Angonese

29 Nov 2008
S
aímos pelas 18h30min de sexta-feira, 21/11/08, pau de vento. Íamos para a Praia do Sítio (região sul do Guaíba) para, no outro dia, tomar a ilha do Barba Negra, na Lagoa dos Patos. Rizo 2 e GIII. Antes da Ponta Grossa trocamos para buja 75%. Ficou muito bom. Barco em pé, bem tranquilo, ninguém precisando fazer muita borda.

Depois da Ponta Grossa, já livre da sombra do morro, o anemômetro marcou 30, 28, 31, rajada de 34. Lá no tope mais, certo? Comentei que com barco bom e pano certo dá pra ir bem nestas situações.

Schluck, M24, chamou no rádio dizendo ter ficado na Chico, era muito vento. O Lago Azul já estava perto de Itapuã. Disse que era mar, nem cambar conseguia. Voltou para se reagrupar com o Schluck. Ambos haviam seguido no início da tarde. Dali a pouco TÁU!! Dobra a ponta de cima do mastro para BE e começa a despencar tudo lentamente. Só vi meu 13º afundando...

Sem pânico, tripulação safa, com calma amarramos o mastro para não cair mais pra dentro d'água. Depois, tirar as velas. Luiz conseguiu tirar a genoa. A grande saiu depois de cortar o carrinho mais de cima. Puxamos tudo pra cima, amarramos bem. Como estávamos apenas a umas 6 mn da Chico seguimos viagem para encontrar com a rapaziada. Barco carregado, cerveja, gelo, carne, alvará de soltura expedido, temos que aproveitar.

E o Sílvio embarcado, veio de Bagé para o passeio. Em agosto de 2007 o Sílvio ganhou notoriedade nacional com a celébre frase "Assa uma costela de ovelha e mata a fome dele" , após Steve Fosset ter caído com o balão nas suas terras, em Bagé*. Resumo: aproveitamos o resto do final de semana na Chico e Marina do Arado. Agora é conserto. Aproveito e reformo, pinto, etc mastro e retranca. Não houve maiores estragos. Velas sairam ilesas. Kauana fora por um bom tempo. Sorte do Meu Garoto.
Depois de leme quebrado no meio da lagoa, mastro caído, próximo treino jibe chinês. Alguém quer embarcar?
O que aconteceu: a encapeladura, uma ferragem (uma mísera e fina chapa, coisa muito vagabunda) que prende o brandal de força no mastro, lado de bombordo, quebrou.
Manotaço acionado. A ironia dupla é que avistamos o barco Barba Negra, do Manotaço, no dia seguinte. E ele nos viu. Deve ter comentado com a patroa: "pode abrir aquele vinho mais caro que a verba está garantida..."

Paulo Angonese - Kauana, lastimado
Foto: Paulo Angonese
(*) Notícia publicada pelo Popa em 06 Set 2007

Comentários: info@popa.com.br