Patrocínio
Cruzeiro do Bugio 2008
Essa gente muito alegre e ativa desembarcou na Praia do Sítio disposta a deixá-la ainda mais bonita. Não se trata de uma ação para beneficiar freqüentadores da praia, já que o acesso ao local é proibido durante todo o ano. A Praia do Sítio faz parte do Parque Estadual de Itapuã, uma reserva ambiental situada no município gaúcho de Viamão, junto à Lagoa dos Patos. Tampouco trata-se de protesto. Os navegadores limparam a praia em um mutirão voluntário. O objetivo principal do Cruzeiro do Bugio é dar o exemplo. É mostrar atitude positiva em relação ao cuidado com a natureza. É ação. Sem placas de protesto, sem palavras de ordem. A missão removeu centenas de objetos plásticos, catados um a um, e depositados em sacos de lixo. Brinquedos, embalagens e utensílios domésticos. Desce de tudo pelo Guaíba e seus afluentes, e vai encalhando pelo caminho. Os barcos partiram de Porto Alegre às 10 horas de sábado, dia 1º de novembro, em frente ao Veleiros do Sul. Depois de navegarem 24 milhas náuticas (em torno de 44km), os veleiros chegaram a Itapuã no meio da tarde. À noite os participantes reuniram-se na Praia da Pedreira, onde as embarcações foram fundeadas. Na manhã de domingo, 2 de novembro, os barcos navegaram até a Praia do Sítio, uma milha mais ao sul. A operação de embarque e desembarque foi realizada em botes infláveis. Homens e mulheres, adultos e crianças, profissionais liberais, funcionários públicos, empresários, aposentados, enfim uma tripulação bem eclética, composta por velejadores e lancheiros, recolheu o lixo da praia em uma atitude altruísta em prol da natureza. O clima foi de animação e de confraternização. Foi muito positivo. É motivo de muito orgulho fazer parte de um grupo tão especial quanto esse que desembarcou na Praia do Sítio. Divulgadas as regras do evento e do parque, tudo funcionou perfeitamente, como nas realizações anteriores. Sem fiscalização, sem ordens, em perfeita harmonia, com muita alegria e com o empenho de todos. Enfim, os participantes tiveram atitude totalmente compatível com a proposta do evento. Como parte da programação do Cruzeiro do Bugio, o Comandante Nelson Ferreira Fontoura, PhD, biólogo e professor da PUC-RS, fez uma palestra muito interessante abordando a história, ecologia e curiosidades do Guaíba, incluindo simulações de inundação devido ao crescimento do nível dos oceanos em função do aquecimento global. Participaram do Cruzeiro do Bugio 35 embarcações, um número muito bom, considerando a previsão do tempo instável para o domingo, o feriado, a divulgação tardia do evento e outros fatores. O desembarque foi especialmente autorizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RGS. A remoção dos sacos com o plástico coletado caberá à administração do parque.
Agradecemos a todos que participaram do Cruzeiro do Bugio 2008 e aos que, de alguma forma, auxiliaram e apoiaram a organização do evento. Muito obrigado aos patrocinadores e apoiadores por terem tornado viável a realização do Cruzeiro do Bugio. Agradecimentos especiais ao Comte Cylon Rosa Neto Raio de Luar, Luiz Ungaretti Escape, Marcelo Caminha Shogun, Eduardo Ribas Goofy, Dieter Brack Garoa, Christina Silveiro Forest, Fernando Lisboa Tawali, Andreas Bernauer Canibal, Nelson Ferreira Fontoura e Luiz Alberto Mendonça.
Camisas do Cruzeiro do Bugio Os tripulantes inscritos no Cruzeiro do Bugio que não receberam as camisas poderão apanhá-las na loja da Equinautic até o dia 22 de Novembro de 2008 (sábado). Após essa data as camisas não estarão mais disponíveis.
À direita, os 4 funcionários do Parque de Itapuã que nos deram as boas-vindas
Comentários: info@popa.com.br
|
Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura
Cruzeiro do Bugio 2006
Cruzeiro do Bugio 2007