Barcos 935
Guilherme Sucena

Barcos da Holanda (6)

A Holanda, ou Países Baixos, tem muito de navegação em sua história. O registro náutico mais antigo encontrado por lá é uma canoa, construída a partir de um tronco de pinho, em 6500 aC, ou seja, 8.000 anos antes de Cabral chegar ao Brasil. No século XVI um navegador holandês tentou a navegação para a Índia, através do Ártico. No século XVII invadiram o nordeste do Brasil com suas embarcações à vela.
Com costa para o Mar do Norte, a Holanda tem mais da metade de sua extensão territorial em altitudes abaixo do nível do mar (delta dos rios Reno e Mosa). Protegidos por barragens de mais de 3.000km, construídas para conter as águas do mar, inúmeros canais de navegação fazem da navegação fluvial o principal meio de transporte da Holanda.
A indústria naval holandesa construiu a maior frota mercante do planeta há alguns séculos, e construiu também o Navio Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil.
Frequentemente velejadores holandeses vem navegando ao Brasil, seguindo o caminho do comandante Jan Engels, do veleiro Jamaluce (Bruce Roberts 43), um inveterado velejador que já cruzou a costa do Brasil inúmeras vezes. Recentemente uma velejadora holandesa tornou-se a pessoa mais jovem a circum-navegar o planeta sozinha. São alguns fatos que mostram a tradição da Holanda na navegação.
O Comandante Guilherme Sucena, do Rio Grande Yacht Club, apresenta uma belíssima coleção de fotografias por ele tomadas na Holanda, e publicadas mensalmente pelo Popa.com.br a partir de Fev 2012.

International Shantia Festival em Rotterdan

 

 

 

 

 

Barcos da Holanda 1 2 3 4 5

_____________________________________



Envie seus comentários e sugestões

Nome
 
e-mail