Paisagens 898 (2/2)
Germano Greis

Leonardo e eu saímos de Itapuã (Rio Guaíba, Viamão,RS) ao meio dia com objetivo de alcançar a Ponta Escura antes do final da tarde, passando pela Ilha do Junco. Tínhamos programado sair pela manhã e fazer a travessia antes do meio dia, pois os ventos aumentariam à tarde, mas não foi possível.

Fomos remando pela costa passando a Ilha das Pombas, contornando a Praia das Pombas, passando pelas pedras da margem até altura da Ilha do Junco , onde atravessamos. Leonardo, mais preparado, foi em frente subindo e descendo o kayak nas ondas, enquanto eu, o veio, ficava para trás. A essa altura eu já estava em meio as ondas do canal e perdendo a coragem, pensando em voltar mas, sabendo que fazer uma manobra de retorno naquelas ondas seria muito difícil tanto pelas ondas quanto pelo vento que poderiam virar o barco. Ao mesmo tempo tinha à vista um navio se aproximando e eu não sabia calcular quanto tempo teria para chegar do outro lado. Então tudo que tinha que fazer era remar e observar o comportamento das ondas, sem pensar no navio e, claro, rezar, em voz alta, para ser atendido. Por fim, aportamos nas areias da ilha e quando revelei que havia remado rezando, o Leonardo disse que também pensou em voltar mas a situação não era de alto risco.

Estávamos em terra mas tínhamos a segunda parte da travessia que era da ilha até a Ponta Escura e a distância era mais que o dobro da primeira. Saímos contornando a ilha em direção oeste olhando no horizonte a quantidade de "carneirinhos" e, considerando todas as condições adversas, resolvemos voltar e acampar na prainha da Ilha do Junco.
Afinal, no outro dia, haveria de amanhecer com ventos calmos.
Germano Greis
Fotos em 09 Out 2009

Morro da Fortaleza visto da Ilha do Junco, Rio Guaíba, Itapuã, Viamão,RS
(a denominação deste morro, à esquerda na foto, vem do século XIX, quando os Farrapos ali instalaram-se para combater navios imperialistas)

 

Costa oeste da Ilha do Junco

 

 

Acampamento na Ilha do Junco

 

Detalhe da foto acima mostra o capricho na navegação: carta náutica na proa

 

Carta náutica 2107 "Barra do Rio Guaíba"

Comentários recebidos

14 Out 2009
Fernando Maciel

Parabéns Germano e Leonardo!
Eu a anos embalo o sonho de desembarcar na ilha do Junco. Já confessei em meus diários publicados aqui no popa que sou fascinado por ilhas. A carta náutica na proa, revela que vocês realmente sabem aonde vão... Mas, eu teria escolhido um dia de rio mais calmo!

Abraços e boas aventuras...

Fernando Maciel
Veleiro Planeta Água

14 Out 2009
Rogerio Rocca

BELEZA DE MATÉRIA !
CONFESSO QUE SENTI UMA PONTA DE INVEJA.
PARABÉNS AOS EXECUTORES !

14 Out 2009
Manotaço

Há quem diga que para navegar é necessário um orçamento elevado demais para a maioria das pessoas. Eis aqui um prova de que isso não é verdade, em simples caiaques, que podem ser até guardados em apartamentos, esses companheiros desfrutaram de um dos mais belos locais do Guaíba. Sugiro que leiam "Vagando pelo Guahyba", que, apesar de esgotado, encontra-se disponível neste "pasquim internético", na seção dos "diários de bordo"
Sempre bons ventos e, remadas,
Manotaço

16 Out 2009
Ney Soares

Parabéns pelas fotos, confesso que viajo nas fotos aqui da popa, não sou navegador, porém, adoro ler e ver tudo sobre o assunto.

16 Out 2009
Bruno/Mirian Pagot

Trabalho bem elaborado, parabéns. Podes encaminhar um pequeno compêndio para a Biblioteca Pública para que alunos interessados tomem conhecimento.

17 Out 2009
NORI

AMEI, SONHO UM DIA PODER FAZER UMA AVENTURA LINDA DESSA,PARABÉNS!!

17 Out 2009
Jorge Luiz Padaratz

Belas imagens - Parabéns! Digo que navegar utilizando-se de caiaques, como nesta aventura, exige muito mais planejamento e um conhecimento muito mais detalhado das regiões a serem percorridas, pois embarcações maiores propiciam um número maior de recursos, enquanto nos caiaques fica-se restrito ao essencial. O mais legal nesta modalidade, além da integração total com a natureza, é que seu limite está vinculado diretamente a sua capacidade física (puro suor e saúde).


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail