A função do bulbo de proa dos navios
Investigada desde o século XIX, a utilização deu-se a partir dos anos 60
Danilo Chagas Ribeiro
Fotos: Guto Vieira da Fonseca
1º Jan 2010 Entenda o funcionamento do bulbo de proa A água empurrada forma uma onda (marola). O comprimento desta onda é proporcional à velocidade do casco. Quanto maior a velocidade do casco, maior o comprimento de onda. Quando o navio atinge certa velocidade, o comprimento da onda é igual ao comprimento do navio, tendo uma crista na proa e outra próximo à popa. O navio navega na vaga desta onda. Esta velocidade é chamada de "velocidade de casco"*. A função do bulbo é alterar a natureza da onda causada pela proa em movimento, com o fim de reduzir o arrasto induzido pela onda no casco. O bulbo de proa cria sua própria onda, mais a vante e "fora de fase" em relação à onda criada pelo casco. Dessa forma, a onda do casco é reduzida, diminuindo o efeito do arrasto. |
O bulbo de proa do navio descarregado, acima da linha d'água.
O símbolo no casco indica a presença do bulbo para evitar que embarcações manobrando no porto junto à proa abalroem o navio.
Proa de navio na barra do Rio Grande, com a onda do bulbo formando-se a vante da proa