Delegado da Marinha proíbe navegação em área do Rio Guaíba
Águas interditadas em Porto Alegre
Danilo Chagas Ribeiro

17 Mar 2012
Clubes náuticos de Porto Alegre receberam ofício do Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos, Comte Jayme, proibindo a navegação em área nas proximidades do Clube dos Jangadeiros, no Rio Guaíba. A região é utilizada pelo Centro de Treinamento Olímpico, assim designado pela Confederação Brasileira de Vela, para treinamento de atletas.

A região onde os bancos de areia foram criados é relevante no preparo de atletas que treinam em Porto Alegre. A cidade é celeiro de campeões internacionais e olímpicos do esporte à vela. Não há garantias de que os bancos de areia serão espalhados. A grande maioria dos bancos não está sinalizada e, nos poucos bancos sinalizados, a sinalização deixa muito a desejar.

Espera-se que o Delegado mande sinalizar urgentemente os bancos de areia rio afora, e que exija garantias de que serão espalhados pelo contratante da obra, conforme a Norma da Marinha NORMAM 11.

Saiba mais sobre o caso: "Velejador vai parar na Delegacia"

 

Coordenadas

HG 7335/12

Rio Guaíba – Baía da Tristeza

Carta 2109

Formação de bancos de areia (Assoreamento)

Proibida a navegação entre a costa e as seguintes posições:

30-06.60S, 051-16.40W, 30-07.73S, 051-16.40W, 30-07.73S e 051-15.45W

 


Fonte: Veleiros do Sul


Comentários recebidos

Obras de Saneamento: Milhões de Reais!
Custo com dragagem: Milhões de Reais!
Compra de Tubulações: Milhões de Reais!
Interditar uma importante área de treino de iatismo
às vésperas de uma olimpíada: NÃO TEM PREÇO!!!
(Velejador anônimo)


21 Mar 2012
Renato Almeida Alves
Prezados Colegas Velejadores,
O caso todo é um absurdo, a Prefeitura cria os bancos de areia e o Delegado da Capitania dos Portos nos proíbe de navegar. Mas é preciso alargar ainda mais o debate para nele incluirmos toda a precária sinalização da Lago dos Patos. Em minhas últimas navegadas o Cristóvão Pereira estava apagado, o Cristovinho não existe mais, não vi nenhuma bóia luminosa no Pontal de Tapes. Estamos simplemente abandonados pelo SPH que deveria manter a sinalização e a Marinha que deveria fiscalizar e exigir não faz nada. Sugiro que se mote uma comisão e se peça uma audiência ao Coamandante do V Distrito Naval que é um homem sensato e, com certeza, vai entender nossa preocupação e o desacerto das atitudes do oficial que protagonizou esse triste episódio. Eu me solidarizo com o Danilo e com os demais velejadores e me ponho ao dispor para debater o tema e para procurar as autoridades competentes e hierarquicamente superiores ao oficial em questão.
Renato Almeida Alves
Comodoro VSG

20 Mar 2012
José Antônio T. Campello

Para quem não entendeu ou verificou a área de exclusão, ela abrange exatamente a saída da escola de vela Barra Limpa do CDJ e a respectiva raia  de treinamento dos atletas olímpicos, interrompe a passagem pelo canalete da ponta do Cachimbo, a saída raia 1 e arredores, formando um retângulo imagináio com a faixa de terra e os pontos citados,30º06,40´67" e 30º07,73´S - 51º 16,40, ou seja, uma resposta sem aplicação prática eficaz.
Ficando na imaginação sem a devida sinalização, a condição insegura permenece, e se o acidente acontecer tenta livrar apenas a responsabilidade da Delegacia local. Lembro que a maioria das lanchas e veleiros não possuem, GPS, equipamento não exigido pela Capitania e Marinha para licenciar a navegação de embarcações.

José Antônio T. Campello 

20 Mar 2012
Pier Carlo Poeta Darley

Tá tudo certo na cabeça dele. Proibir é mais fácil que fiscalizar e cobrar dos responsáveis pela obra. É o velho "jeitinho brasileiro".

19 Mar 2012
José Roberto Guimarães

Lamentável postura do Delegado da Marinha. Nao é possível acreditar que a Marinha pense desta maneira.
Como velejar no canal???? Por favor só se houver brincadeira nesta proposição. Mas enquanto isto,  os  bancos de areia aumentam. Hoje pela manhã a draga estava na Ponta Grossa, ou seja é provável que entre esta e as "Baleias" também tenhamos bancos.
Imagine se alguém decide fazer um pier em sua casa??? Prefeitura, Fepam, Marinha, certamente vão fazer o "seu trabalho".
Alguém (Prefeitura, Marinha, etc)  deve  uma resposta a comunidade náutica de Porto Alegre. É o minimo de respeito que se deseja de um órgão público.

19 Mar 2012
Becker

Não seria o caso de pedir diretamente à NOSSA Marinha do Brasil uma posição sobre o que está acontecendo?
Seria a mesma do "nosso delegado?

19 Mar 2012
Rosane Ferreira

...mas os bancos de areia vão até a Serraria... a navegação está proibida até lá? Ou só ao redor do Jangadeiros???  Os bancos cruzam pela frente da Raia 1, onde diariamente dezenas de windsurfs e kites saem... Os bancos estão na baía de Ipanema desde outubro...  agora estão submersos, mas alguns com poucos cm de água em cima... vários amigos meus já quebraram equipamentos de windsurf (quilhas, retrancas, pranchas...) e se machucaram feio nestes últimos 5 meses...  Fica tudo por isso mesmo...?

19 Mar 2012
Celestino Goulart Filho

Quando saiu esta matéria na ZH (comentários do Capitão de fragata de nossa Delegacia)comentei com um amigo do Veleiros do Sul que era um absurdo uma pessoa Responsável pela navegação em Porto Alegre, ao invés de defender e proteger os navegantes, ridicularizá-los ou desmerecê-los com as declarações de que teríamos que navegar somente no canal. Mas num país como este, nada pode-se esperar de melhor. Talvez seja o caso de recorrer-mos ao judiciário para derrubar este absurdo de proibição. Celestino Goulart Filho

19 Mar 2012
Henrique Dias

Será que o delegado se deu conta de que existem dezenas de crianças menores de 15 anos velejando de Optimist em Porto Alegre? Crianças em barcos de 2m velejando no mesmo canal que navios de 200m! Vai dar problema...

19 Mar 2012
Fernando Schorn
È mais facil proibir a navegação do que fazer a coisa certa (DMAE/PISA) espalharem os bancos de areia.

19 Mar 2012
Lucas Onzi
Vamos ser honestos... O que estávamos esperando? Que a Marinha resolvesse o problema?! Não tem verba! Não tem pessoal! Pelo menos no mar eles ajudam...
Quem devia fazer alguma coisa está bem quietinho, esta história é só pra desviar o assunto. A prefeitura vai arrumar ou não?
E tem mais, alguém vai parar de navegar por causa desta carta? Fala sério...
A pressão é sobre os órgãos, incompetentes, que estão fazendo a obra.

19 Mar 2012
CHRISTIAN
BOM DIA DANILO,  ACHO QUE A SOLUÇÃO PARA ESTES BANCOS DE AREIA SERIA LIBERAR A EXPLORAÇÃO PELAS AREEIRAS (CHUPÃO) LIJEIRINHO ELES TERMINAM COM OS BANCOS. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A BUROCRACIA É CAPAZ DE NÃO PERMITIR...

ABRAÇO

CHRISTIAN

19 Mar 2012
Tau Golin
Chega ser uma idiotice acreditar que a produção de 14 km por +- 3 metros de entulho-sedimento não vai significar nada para o Guaíba, que simplesmente vai se espalhar pelo seu leito.
Faltou um item na ordem: o que fazer na área Veleiros-ICG-Piava...
Tau Golin

18 Mar 2012
Francisco Antonio Stockinger

Embarcações a vela mantém-se fora do caminha de embarcações com capacidade de manobra restrita, e não devem atrapalhar a passagem de embarcações com restrições de manobras, pois por óbvio, podem a principio navegar fora do canal. A minha dúvida, é no sentido de saber , se o Delegado , como AUTORIDADE determinar que as embarcações a vela devem navegar no canal, mantém-se estas regra, ou ocorrerá uma equiparação de veleiro com embarcação com capacidade de manobra reduzida, e ai ser seguida a regra comum e igual , para ambas embarcações com restrições de manobra?
A Marinha está informando que APENAS neste local existem bancos???? O resto está de acordo com as cartas nauticas??
Francisco Antonio Stockinger

18 Mar 2012
Edison

Este delegado nao esta ferindo a constituiçao proibindo o livre acesso e o direito de ir e vir do cidadao ?? e o ministerio publico nao se pronunciou ?? sobre a obra e esta barbárie que este delegado esta fazendo ?

18 Mar 2012
Fernando Marinheiro

A sinalização se faz com urgência, principalmente para quem veleja com barcos pequenos sem GPS e não devem ficar velejando no canal.

18 Mar 2012
Paulo F. Garreta Harkot

Prezados,

A região em questão está inscrita em um sistema sedimentar que abarca todo o entorno da área onde a navegação foi proibida.
Há que se consultar o Estudo de Impacto Ambiental - EIA realizado para a obtenção das licenças ambientais dessa intervenção, para verificar se o modelo numérico utilizado para estudo, representação, simulação e prognose do comportamento da circulação, como resultado da ação das correntes, ondas e vento, bem como do transporte de sedimento decorrente, guarda relação e aderência com os resultados atualmente constatados - o banco de areia.
Afinal, além de, aparentemente, ter sido introduzido um significativo volume de sedimento que originou o banco de areia em uma região onde anteriormente nada semelhante existia, ele, é de se esperar, está contribuindo para a alteração do padrão de circulação da região.
Se, de fato, o banco criado está interferindo com a circulação local, todo o sistema sedimentar poderá ser afetado com consequências passíveis de serem muito mais sérias do que apenas impedir a navegação na região e pode, eventualmente, interferir com a estabilidade das obras civis das imediações e com a dispersão de poluentes carreados pelas águas pluviais capazes de apresentar reflexos na qualidade das águas nas praias próximas..
Enfim, há que caracterizar, entender e avaliar o que está a acontecer.
Fazendo uso de uma analogia que não tem o intuito de polemizar e muito menos afrontar as autoridades constituídas, vale ressaltar que proibir as visitas ao doente, nesse caso, não vai contribuir para a a melhoria e restabelecimento da sua saúde. Pode, ao contrário, causar maiores danos para a sua já debilitado e confuso estado fisiológico.
A situação parece ser séria deve ser investigada a fundo para esclarecer o problema e orientar as ações para recuperação ambiental da região.

Respeitosamente

Paulo F. Garreta Harkot
Oceanógrafo e Capitão Amador

18 Mar 2012
Leandro Najfeld

Achei muito pertinente esta decisao....
Quer dize que se temos uma dor no braço, cortamos o braço fora, ao invés de remedias.....
Parabéns.

18 Mar 2012
Marcos Boeira

Mais fácil proibir do que sinalizar!!

18 Mar 2012
Norberto Marcher-Mühle

Me abstenho de utilizar os adjetivos cabíveis à atitude do delegado pois, considerando as demonstrações já externadas, ele certamente se sentiria desacatado em sua "otoridade".

18 Mar 2012
Julio Ferreira (Aruanã)

Prezado Comandante Danilo
Parece que a árvore resolveu urinar o cachorro!
Ao invés de agradecer a colaboração e cobrar dos responsáveis a sinalização prevista na legislação, o ilustre representante da Marinha do Brasil se dá ao direito de intimidar e constranger quem nada deve a lei.
Parece-me que esse cidadão não merece as divisas e o posto de comando que tem.
É bom lembrar que como civil não tens NENHUMA obrigação de atender o "convite" de comparecer lá para prestar depoimento. Acho também que os superiores desse oficial mal preparado deveriam sim, ficar sabendo de toda esta lambança.
Agora acharam uma solução maravilhosa e barata: TIRAR O SOFA DA SALA; em vez de sinalizar, simplesmente se proibe a navegação......!!!!! (parece piada)
Resta saber se também o local será sinalizado e se haverá modificações nas cartas náuticas para alertar os navegadores que nos visitam.
Querido amigo: podes contar comigo nesta empreitada!
Grande abraço!

18 Mar 2012
Um velejador com medo de ser retaliado

Até 30/09 12 o que faço com meu veleiro? Imprimo o carne de IPTU?
Mal sabe ele que todos os sócios dos clubes que navegam para o sul, em geral passam pelo canalete que fica dentro desta área! Toda a navegação de recreio que sai no final de semana em geral passa por ali!
Estamos assistindo mais uma novela da incopetência publica com o dinheiro que pagamos de impostos. Para tirar a responsabilidade que é dele, ele declara esta zona ( mal sabe ele que o pior esta na baía de Ipanema onde em geral os bancos estão submersos) proibida a navegação para num eventual problema não se responsabilizar e ainda por cima instaurar um inquérito sobre o que a embarcação fazia naqulele local. É igual ao senador que foi avisado por assessores que a sua...

18 Mar 2012
Jose Accetta Neto

Mas era só o que faltava!!!
Um absurdo, ao invés de solucionar um problema que não foi causado pelos velejadores vai obrigar a todos evitar um tradicional espaço náutico!

18 Mar 2012
Fernando Lisboa

O nosso delegado, mandou carta aos clubes divulgando, olhem o site do popa... pura retaliacao.
BV
Fernando Lisboa

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